Colocações MDM 2013/2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-24 14:41:02 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Futuras tradições no design sustentável - mobiliário de cortiça

Local do Estágio

DARQMDM/DEI

Enquadramento

A cortiça é um material que tem vindo a adquirir novas utilidades e a ser tratado de maneiras distintas às que conhecemos como tradicionais. São este novos tratamentos que nos permitem fazer dele um material ideal para elementos moldados, em que apenas se necessita temperatura e um molde adequado para que ocorra a expansão e coesão do produto final.

Objetivo

Esta tecnologia, em que apenas se necessita temperatura e um molde adequado para que ocorra a expansão e coesão do produto final, permite a elaboração de elementos modulares que poderão invadir a industria do mobiliário e da construção, acrescentando valor a um material renovável e sem aditivos químicos.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

- Revisão da informação existente sobre o estado da arte.
- Elaboração de modelos paramétricos.
- Contacto com a industria corticeira para propor a elaboração de um molde a partir de um modelo seleccionado pelos académicos envolvidos (orientador, orientando e auxiliares) e a industria (directores e técnicos).
- Elaboração e defesa de um relatório dos trabalhos realizados e prospectivas (preferencialmente em Inglês, entre Dezembro de 2013 e Janeiro de 2014).

Plano de Trabalhos - Semestre 2

- Criação de conteúdos multimédia promocionais do produto que incluam o protótipo físico e a sua utilização real ou virtual, utilizando técnicas de visualização de Realidade Amplificada.
- Elaboração e defesa do relatório final dos trabalhos realizados e respectivos conteúdos multimédia (preferencialmente em Inglês, para serem apresentados em ciclos de conferências temáticos).
- Elaboração da dissertação e preparação da apresentação do documento escrito e dos respectivos conteúdos multimédia para a defesa.

Condições

- Acesso ao FABLAB Coimbra - laboratório digital de prototipagem.
- Contacto com membros da direcção das indústrias envolvidas por parte do orientador.
- O orientador dará formação pertinente para este programa de estágio no DArq nas cadeiras de Arquitecturas Virtuais e de Modelação e Animação durante o primeiro semestre de 2013/2014 e na cadeira de Expressão Plástica e Multimédia no segundo semestre. Sempre que exista disponibilidade de lugares, o estagiário poderá assistir e participar activamente.

Orientador

-
mail@maurocosta.net 📩