Colocações MDM 2013/2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-03-29 10:31:27 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Dispositivos de aquisição de dados para fins artísticos ou lúdicos

Local do Estágio

DARQMDM/DEI

Enquadramento

Os transportes são actualmente um dos campos em que mais se poderá actuar para reduzir os consumos energéticos, os níveis de poluição urbanos e aumentar a qualidade de vida dos cidadãos. Embora o conceito e-Bike não seja original, a sua implementação viral permite uma (r)evolução económica e social em países com economias frágeis e produção energética deficitária.

Objetivo

- Modelar e animar o processo de transformação de uma bicicleta em uma e-Bike, assim como o simular a sua utilização em diferentes contextos de trabalho e lazer. Para que isto aconteça, devem-se criar protótipos virtuais e materiais de uma e-Bike segundo processos contemporâneos de D2A2D (Digital / Analógico / Digital), através da execução de um projecto que se inicia com a modelação paramétrica e programação dos elementos (fase digital inicial), construção dos elementos inovadores (se existirem) com o auxilio de tecnologias CAD CAM (fase analógica intermédia de materialização) e fusão final na produção de conteúdos multimédia.
- Os conteúdos multimédia criados devem propor um modelo de negócio escalável que permita simultaneamente um crescimento orgânico e exponencial através da participação activa do cliente final, neste caso, do cidadão urbano e suburbano. Estes conteúdos devem detectar e expor os benefícios resultantes das motivações e comportamentos dos intervenientes que usufruirão do meio de transporte, da transformação do seu habitat e da qualidade de vida daí resultante.
- Utilizar eficazmente as plataformas de comunicação e as redes sociais como meio de divulgação dos conteúdos informativos criados.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

- Revisão da informação existente sobre o estado da arte.
- Elaboração do modelo virtual da e-Bike, incluindo a modelação dos elementos necessários e não estandardizados a construir com o auxilio de tecnologias CAD CAM.
- Construção de um protótipo funcional e respectivo registo vídeo do processo.
- Elaboração e defesa de um relatório dos trabalhos realizados e prospectivas (preferencialmente em Inglês, entre Dezembro de 2013 e Janeiro de 2014).

Plano de Trabalhos - Semestre 2

- Animação do modelo virtual da e-Bike e fusão final com a produção em video (Realidade Amplificada). Utilizar eficazmente (sondagem) as plataformas de comunicação e as redes sociais como meio de divulgação dos conteúdos informativos criados, propondo um modelo de negócio escalável que permita simultaneamente um crescimento orgânico e exponencial através da participação activa do cliente final na disseminação da criaçao de e-Bikes.
- Elaboração e defesa do relatório final dos trabalhos realizados e respectivos conteúdos multimédia (preferencialmente em Inglês, para serem apresentados em ciclos de conferências temáticos).
- Elaboração da dissertação e preparação da apresentação do documento escrito e dos respectivos conteúdos multimédia para a defesa.

Condições

- Acesso ao FABLAB Coimbra - laboratório digital de prototipagem.
- Caso não existam outras verbas disponíveis, o protótipo final será subvencionado pelo próprio orientador.
- O orientador dará formação pertinente para este programa de estágio no DArq nas cadeiras de Arquitecturas Virtuais e de Modelação e Animação durante o primeiro semestre de 2013/2014 e na cadeira de Expressão Plástica e Multimédia no segundo semestre. Sempre que exista disponibilidade de lugares, o estagiário poderá assistir e participar activamente.

Orientador

-
mail@maurocosta.net 📩