Titulo Estágio
Movimento corporal espontâneo na experiência musical
Local do Estágio
CUCFF
Enquadramento
O corpo desempenha um papel central na experiência musical, atuando como mediador entre processos cognitivos e percetuais e o meio envolvente. A teoria da embodied music cognition [1] propõe que a compreensão e perceção musicais estão ligadas ao corpo em movimento. O ato de escutar música não é só auditivo, mas corporificado: sentir a música com o corpo alimenta o seu processamento cognitivo e vice-versa. Os movimentos corporais induzidos pela música são intencionais (p.e., dança coreografada) ou involuntários (p.e., ao caminhar com música, ajustamos a passada à pulsação musical). O impulso de mover com a música parece ser um reflexo fisiológico universal, até em casos de anedonia musical [2]. Estudos revelam que certos géneros promovem comportamentos motores distintos. A música eletrónica induz movimentos com maior amplitude devido à sua regularidade rítmica [3]. Ritmos percetíveis, grooves marcados e sonoridades percussivas favorecem a sincronização espontânea [4,5].
Objetivo
Conduzir um estudo experimental com grupos de participantes expostos a diferentes estímulos musicais e analisar as suas respostas motoras espontâneas, procurando identificar padrões de movimento associados a características específicas dos estímulos (p. ex., tempo, complexidade rítmica, género musical).
Plano de Trabalhos - Semestre 1
- Revisão da literatura sobre embodied music cognition, música e movimento;
- Submissão para aprovação ética (se necessário)
- Definição do protocolo experimental e escolha de estímulos musicais
- Recrutamento de participantes e desenvolvimento de materiais (questionários, instruções, etc.)
- Definição da metodologia de captação e análise de movimento (vídeo, sensores, software de tracking, etc.)
Plano de Trabalhos - Semestre 2
- Recolha de dados
- Análise dos dados
- Discussão dos resultados
- Escrita da dissertação e disseminação dos resultados através de um artigo científico.
Condições
Trata-se de uma dissertação na área da cognição musical, com enfoque na análise da resposta motora a estímulos sonoros. O/A aluno/a deverá manifestar interesse no enquadramento de metodologia experimental, sendo valorizado (mas não obrigatório) o conhecimento prévio em ferramentas de análise de movimento (e.g., OpenPose, Kinovea, Qualisys, Kinect), bem como noções de estatística e programação em Python ou R para tratamento e visualização de dados (e.g., Pandas, NumPy, SciPy, matplotlib).
Observações
[1] Godøy, R. I., & Leman, M. (2010). Musical Gestures: Sound, Movement, and Meaning. Routledge.
[2] Romkey, I. D., Matthews, T. E., Foster, N. E. V., Dalla Bella, S., & Penhune, V. B. (2025). The pleasurable urge to move to music is unchanged in people with musical anhedonia. Plos One, 20(1), e0312030. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0312030
[3] González Sánchez, V., Zelechowska, A., & Jensenius, A. R. (2018). Correspondences between music and involuntary human micromotion during standstill. Frontiers in Psychology, 9(August), 1382. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2018.01382
[4] Burger, B., Thompson, M., Luck, G., Saarikallio, S., & Toiviainen, P. (2013). Influences of Rhythm- and Timbre-Related Musical Features on Characteristics of Music-Induced Movement. Frontiers in Psychology, 4(April), 183. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2013.00183
[5] Ross, J. M., Warlaumont, A. S., Abney, D. H., Rigoli, L. M., & Balasubramaniam, R. (2016). Influence of musical groove on postural sway. Journal of Experimental Psychology: Human Perception and Performance, 42(3), 308–319. https://doi.org/10.1037/xhp0000198
Orientador
Nádia Moura
nmoura@fl.uc.pt 📩