Propostas Submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2025-06-25 09:55:49 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

Between Voices: análise MIR das colaborações musicais de Carlos Paredes

Local do Estágio

CUCFF

Enquadramento

Uma das contribuições mais complexas para o género da Canção de Coimbra é a prática instrumental do reconhecido guitarrista Carlos Paredes cuja obra se centrou na criação de um repertório inovador de expressão solista para a guitarra de Coimbra. Paredes esteve imbuído na linguagem musical da guitarra portuguesa de Coimbra, sobretudo através da influência e do ensino do seu pai, Artur Paredes, numa época (décadas de 1930 a 1960) marcada pela forte afirmação do género e pela emancipação virtuosa das qualidades instrumentais. No entanto, e talvez de forma surpreendente, as colaborações gravadas diretamente por Carlos Paredes (entre 1958 e 1975) com algumas das principais figuras do Fado de Coimbra (e não só), são relativamente escassas e permanecem pouco estudadas, tanto no que diz respeito às inovações estilísticas e expressivas específicas que trouxeram ao género, como, de forma mais geral, às implicações que tais colaborações tiveram na formação da voz idiossincrática de Paredes.

Objetivo

O objetivo principal desta dissertação é desenvolver uma abordagem analítica computacional aplicada ao estudo das colaborações musicais de Carlos Paredes. Em particular, propõe-se aplicar técnicas de Music Information Retrieval (MIR) para extrair, organizar e interpretar descritores musicais (p. ex., densidade rítmica, clareza da pulsação, variabilidade da pulsação, clareza do ataque) a partir de gravações áudio, visando identificar padrões estilísticos, estruturas formais e traços expressivos distintivos. Os objetivos secundários incluem a preparação e segmentação do corpus de estudo, experimentação com ferramentas de extração de características, bem como a avaliação da aplicabilidade destes métodos ao estudo do repertório selecionado. O objetivo final é fornecer um contributo inovador para a análise musicológica assistida por computador, promovendo o conhecimento e a valorização do património sonoro de Carlos Paredes e da Canção de Coimbra.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

- Revisão da bibliografia e Estado da Arte;
- Pré-processamento de dados: preparação e segmentação do corpus de estudo;
- Experimentação e testes às métricas para extração;
- Desenvolvimento da metodologia;
- Definição das rotinas de análise a aplicar;
- Preparação de scripts;
- Elaboração da proposta de dissertação.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

- Execução da análise;
- Testes e validação;
- Retificação de erros e introdução de melhorias;
- Escrita da dissertação e disseminação dos resultados através de um artigo científico.

Condições

Trata-se de uma dissertação na área de análise computacional de música, com aplicação de métodos quantitativos ao estudo de áudio musical. O/A aluno/a deverá possuir conhecimentos sólidos de programação em Python e/ou MATLAB, bem como familiaridade com bibliotecas especializadas como Librosa, Essentia ou Madmom, ou MIR Toolbox, utilizadas para extração e tratamento de dados musicais (e.g., MFCCs, cromas, pitch, ritmo). É recomendável também o domínio de ferramentas de análise estatística e de machine learning (e.g., NumPy, Pandas, scikit-learn), dada a natureza exploratória e comparativa do trabalho.

Observações


Orientador

Pedro Martins (CISUC) e Nádia Moura (CEIS20)
pjmm@dei.uc.pt 📩