Propostas atribuídas ano letico 2025/2026

DEI - FCTUC
Gerado a 2025-12-06 21:44:55 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Implementação de uma ferramenta de monitorização para redes de sensores sem fios

Área Tecnológica

Redes de computadores

Local do Estágio

Laboratório de Comunicações e Telemática (DEI)

Enquadramento

As redes de sensores sem fios são, neste momento, uma das tecnologias mais promissoras na área das redes. Constituídas por dispositivos autónomos de baixo preço, com capacidades de transmissão sem fios, processamento e acopladas a sensores ou actuadores, estas redes permitem uma elevada flexibilidade. No entanto, esta flexibilidade tem custos. Os dispositivos têm várias restrições como energia, memória, capacidade de processamento e de transmissão, e são muito dependentes da aplicação que se usa. Outro problema é a falta de garantia de desempenho e segurança destas redes. Com um campo de aplicação muito vasto, que vai desde a monitorização do ambiente, controlo de edifícios inteligentes, monitorização de funções fisiológicas vitais, até aplicações militares, estas redes permitem operar em qualquer tipo de cenário de uma forma quase imediata.

Objetivo

O projecto Ginseng – Performance Control in Wireless Sensor Networks, no qual este estágio será inserido, é um projecto constituído por vários parceiros europeus e também pela Petrogal (Galp Energia). O objectivo é usar um modelo de distribuição controlada dos sensores, implementando mecanismos que garantam o desempenho, segurança e fiabilidade da rede, os quais não existem nas redes de sensores actuais. Com este projecto pretende-se alargar a área de aplicação das redes de sensores sem fios a ambientes industriais onde têm necessariamente de existir garantias do bom funcionamento de toda a rede.

Neste estágio pretende-se construir uma ferramenta de monitorização de redes de sensores sem fios, de modo a poder saber a qualquer momento o estado e o nível de desempenho da rede. O sistema deverá ser constituído por um módulo que executa em cada um dos nós sensores e também por uma aplicação que centraliza e recolhe toda a informação da rede.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

No primeiro semestre pretende-se que o estagiário tome contacto com a área das redes de sensores sem fio, elabore um estado da arte sobre as ferramentas de monitorização e faça uma análise de requisitos da ferramenta de monitorização a desenvolver. Também terá o primeiro contacto com os nós sensores existentes com os quais fará pequenas experiências.

[Set-Nov] Elaboração do estado da arte das ferramentas de monitorização existentes.

[Out-Dez] Análise de Requisitos da ferramenta de monitorização a desenvolver.

[Set-Jan] Escrita de documentação, incluindo o relatório intermédio de estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

No segundo semestre será concluída a especificação e feita a implementação e testes da ferramenta. Será também elaborada nova documentação e revista toda a documentação anterior.

[Fev] Especificação da ferramenta a implementar e elaboração de um protótipo não funcional.

[Fev-Maio] Implementação da ferramenta de monitorização e de algumas das métricas necessárias.

[Mai-Jun] Testes da ferramenta usando um test-bed constituído por vários sensores sem fios.

[Fev-Jul] Elaboração de documentação, incluindo o relatório final de estágio.

Condições

O estagiário irá desenvolver o seu trabalho nas instalações do Laboratório de Comunicações e Telemática do CISUC, onde disporá de um local de trabalho fixo bem como de todos os recursos necessários. O presente estágio não é remunerado.

Observações

Poderá eventualmente haver a oportunidade de participar na elaboração de propostas científicas a submeter a conferências na área de redes de sensores.

Orientador

Vasco Pereira
vasco@dei.uc.pt 📩