Titulo Estágio
Framework de configuração e execução de fluxos na solução DSCP
Área Tecnológica
Redes de Telecomunicações e Sistemas de Informação
Local do Estágio
PT INOVAÇÃO
Enquadramento
O sistema DSCP é parte integrante da solução ipRaft da PT Inovação. Esta solução visa o controlo e taxação de sessões de dados.
A solução ipRaft cobre os mais diversos tipos de tecnologias de acesso sejam redes fixas ou móveis, tais como GPRS, 3G (UMTS/HSPA), WiFi, WiMax. Nestas redes é possível proceder à autorização do acesso dos clientes pela validação de vários requisitos entre os quais o seu saldo e no caso de ser permitido o acesso é possível controlar a utilização do serviço e debitar o valor correspondente na conta do cliente. A solução permite ainda o controlo da largura de banda utilizada por cada cliente.
A solução ipRaft e os sistemas que a compõem foram concebidos com a base no especificado por vários organismos de normalização internacionais, nomeadamente 3GPP (3rd Generation Partnership Program), ETSI (European Telecommunications Standards Institute), TISPAN (Telecommunications and Internet converged Services and Protocols for Advanced Networking), IETF (Internet Engineering Task Force) e OMA (Open Mobile Alliance).
Como foi referido acima, um dos componentes desta solução é o sistema DSCP que é responsável pela interface com os elementos de rede do operador e pela determinação do fluxo de mensagens entre os diversos componentes da solução que definem a forma como se pretende controlar determinado serviço. A estes fluxos chamamos lógica de controlo de sinalização.
A facilidade de configuração destas lógicas é muito importante para a competitividade da solução ipRaft pois permite que se disponibilize novos serviços mais rapidamente e permite ainda a redução de erros e a agilizar a formação de equipas responsáveis pela elaboração desses novos serviços.
Actualmente a forma de configuração e execução deste sistema encontra-se aquém do pretendido, pois baseia-se numa linguagem proprietária sem qualquer interface gráfico o que torna difícil o seu domínio por novos elementos, e é no sentido de resolver essa situação que se propõe este projecto.
Assim, neste projecto pretende-se que o aluno realize um estudo sobre linguagens de orquestração, como por exemplo o BPEL, para definição de lógicas de sinalização orientadas para contextos core NGN das redes dos operadores de telecomunicações. A solução encontrada deverá ser completamente agnóstica ao protocolo e permitir a realização das operações básicas existentes e propostas por este tipo de linguagens. Após o estudo do problema e de possíveis linguagens e soluções o aluno deverá propor uma solução para o sistema DSCP e proceder à especificação da sua integração.
A implementação de uma Framework será fase seguinte do projecto que deverá culminar como a instanciação de alguns dos serviços como forma de validação da arquitectura escolhida e implementada.
Objetivo
O objectivo principal deste trabalho é a implementação de uma Framework para a configuração e execução de lógicas de controlo de sinalização do sistema DSCP para controlo de acessos a redes de dados.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
O primeiro semestre deverá ser dedicado à apresentação da empresa e do departamento, seguido pelo estudo do problema proposto e identificação de possíveis soluções. Assim, o plano de trabalhos para o 1º semestre consiste no grupo de tarefas indicadas abaixo:
SET/09
– Apresentação da Empresa e das actividades da Direcção
– Especificação e planeamento detalhado dos trabalhos
OUT/09 – JAN/10
– Investigação científica em redor do tema proposto
· Estudo e enquadramento da solução DSCP
· Estudo de linguagens que respondam ao paradigma apresentado
· Estudo de plataformas que possam implementar a linguagem escolhida
· Estudo da arquitectura SOA
JAN/10
– Elaboração de relatório State-of-the-Art e organização de Workshop
· Elaboração do relatório “State-of-the-Art”
· Preparar e efectuar apresentação, sumária do relatório anterior, em Workshop interno
Plano de Trabalhos - Semestre 2
O segundo semestre deverá ser dedicado ao desenho, implementação e demonstração da solução. Assim, o plano de trabalhos para o 2º semestre consiste no grupo de tarefas indicadas abaixo:
FEV/10 - MAR/10
– Especificação e desenho da solução
· Documento de Requisitos
· Documento de Concepção
· Documento de Testes
MAR/10 – MAI/10
– Implementação e validação da solução
· Desenvolvimento da Framework na linguagem escolhida
· Instanciação de um serviço no sistema DSCP
JUN/10
– Finalização da Dissertação
· Tese de Dissertação de acordo com normas científicas da Universidade
Condições
bolsa remunerada
selecção : entrevista
Observações
Criação de uma Framework para construção de lógicas de sinalização
Desenvolvimento de interfaces gráficos para definição de fluxos
Integração com SOA simplificado
Orientador
Jorge Miguel Sousa
jorge-m-sousa@ptinovacao.pt 📩