Titulo Estágio
Sistema de Acompanhamento do Desenvolvimento de Adolescentes e Crianças (SADAC)
Área Tecnológica
Sistemas de Informação
Local do Estágio
Instituto Pedro Nunes, Coimbra
Enquadramento
O sector da saúde vive um período de mudança, onde as atenções se começam a centrar não só no tratamento, mas também na prevenção e na promoção de um estilo de vida mais saudável. Conscientes deste facto, entidades públicas e privadas têm delineado vários planos de saúde com o intuito de promover a prevenção. Um dos meios para alcançar este objectivo é através de um acompanhamento do historial de cada utente, principalmente se este for feito ao longo de um período de vida relativamente longo.
É neste último ponto que assenta o projecto Sistema de Acompanhamento do desenvolvimento de Adolescentes e Crianças (SADAC), um projecto em colaboração com uma empresa com um sistema na área da saúde, desenvolvido sobre Microsoft Dynamics CRM. Este projecto tem como objectivo ser integrado no sistema central de gestão de uma unidade hospitalar, o que permitirá um acompanhamento completo de todos os serviços. Este sistema baseia-se em informação clínica dos pacientes.
A nova plataforma a desenvolver vai permitir um acompanhamento permanente do utente desde o nascimento até ao início da idade adulta, com mecanismos de alerta e de contacto automático que melhorarão a relação unidade hospitalar-utente, funcionando como um CRM preventivo, proporcionando um acompanhamento personalizado, garantindo não só a fidelização, mas também a prevenção de futuras doenças.
Este sistema irá utilizar duas abordagens, uma abordagem baseada em regras, de forma a incluir planos recomendados de consultas, vacinas e exames. A outra abordagem será assente em Raciocínio Baseado em Casos para fazer a inferência de ocorrências não previstas nos planos.
Até ao momento, a iniciativa de marcar uma consulta era do utente, que só se dirigia à unidade hospitalar quando estivesse com os sintomas da doença (altura em que podia ser demasiado tarde para actuar), o SADAC permite, a partir da análise automática de dados dos doentes (como por exemplo peso, idade, data da última consulta, etc.) emitir avisos que alertam a unidade hospitalar para a necessidade de contactar o utente, agendando consultas ou exames de diagnóstico e rastreio. Este sistema de alertas contribui para um acompanhamento personalizado do utente e, consequentemente, para a despistagem de futuros incidentes.
É esperado que os sistema a produzir possua uma diversidade de interfaces com o utilizador/utente, a saber, interface Web, alertas por e-mail e SMS, aplicação para iPhone/iPad e Android.
Objetivo
Este projecto tem como objectivos a concepção e desenvolvimento de um Sistema de Acompanhamento do Desenvolvimento de Adolescentes e Crianças (SADAC) que permita antever comportamentos patológicos futuros e consequentemente melhorar as respostas dos cuidados de saúde primários, secundários e terciários. O Sistema deverá possuir a capacidade de acompanhar um utente a partir do momento em que nasce e até à vida adulta, sendo esperado um comportamento pró-activo em relação ao utente.
O SADAC será desenvolvido tendo por base a plataforma Dynamics CRM da Microsoft, que será a plataforma de gestão de informação necessária ao acompanhamento dos adolescentes e crianças.
O sistema será constituído por vários módulos/aplicações: “Add-in” para o CRM, motor de regras, motor de Raciocínio Baseado em Casos (RBC), aplicação móvel para iPhone/iPad e aplicação para Android. É esperado que durante o estágio sejam desenvolvidos os dois primeiros módulos, sendo analisado no decurso do estágio a implementação ou não dos outros módulos. O desenvolvimento do motor de RBC dependerá da qualidade dos dados que for possível obter nas fases iniciais do estágio. Caso não seja desenvolvido, no âmbito do estágio o motor de RBC, é espectável que seja desenvolvida uma aplicação para um dispositivo móvel a definir.
As principais funcionalidades previstas para o sistema são:
•Gestão de planos
•Gestão de alertas
•Notificação preventiva para consultas ou exames de rotina baseado em regras.
•Integração do sistema de previsão e alertas no sistema de CRM Microsoft Dynamics CRM.
•Análise de casos semelhantes para previsão de patologias futuras (implementação condicional).
•Notificação preventiva para consultas ou exames com base na análise de RBC (implementação condicional).
•Suporte para aplicações móveis (implementação condicional).
O parceiro do projecto (cliente do IPN) tem um cliente piloto seleccionado que disponibilizará os dados. O estagiário será auxiliado por especialistas na área de RBC nas tarefas de extracção, limpeza e tratamento de dados.
O estagiário será incluído numa equipa mais ampla e multidisciplinar onde estão incluídas duas empresas parceiras e uma instituição de saúde onde vai ser implementado o sistema. É espectável que o estagiário consiga participar de forma activa em todas as fases do desenvolvimento da aplicação, sendo esperado que no final do projecto seja disponibilizada a versão 1.0 do SADAC.
As tecnologias a usar são:
•.NET C#
•Microsoft Dynamics CRM
•Visual Studio 2010
•SQL Server 2008
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Durante o 1º semestre, o projecto será composto pelas seguintes fases de desenvolvimento:
•F1 – Estudo bibliográfico e do estado da arte (15% do semestre) – Análise de soluções, boas práticas e as tecnologias a usar no projecto.
•F2 – Aprendizagem e análise de tecnologias (15% do semestre) – Análise de soluções, boas práticas e as tecnologias a usar no projecto.
•F3 – Levantamento de requisitos (20% do semestre) – esta tarefa consiste no levantamento de requisitos do módulos a desenvolver.
•F4 – Desenho (50% do semestre) – será desenvolvido um protótipo dos módulos aplicação e o desenho de arquitectura.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Durante o 2º semestre, o projecto será composto pelas seguintes fases de desenvolvimento:
•F5 – Implementação (70% do semestre) – fase de desenvolvimento onde serão implementados as funcionalidades do sistema.
•F6 – Testes e experimentação (20% do semestre) – fase em que será testada a robustez da aplicação desenvolvida. Serão feitas as correcções aos bugs que forem detectados.
•F7 – Deploy e relatório de projecto (10% do semestre) – Revisão final da aplicação desenvolvida e disponibilizada para produção.
Condições
O estágio é remunerado.
Observações
Sem observações
Orientador
Alcides Marques
alcides.marques@ipn.pt 📩