Propostas atribuídas ano letico 2025/2026

DEI - FCTUC
Gerado a 2025-12-06 13:43:03 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Desenvolvimento de ferramentas de Treino Cognitivo & Doenças Neurodegenerativas

Área Tecnológica

Informática Médica

Local do Estágio

Edifício Cruzeiro, Largo Cruz de Celas, nº 4 - 2º - Sala 30 ( por cima do Montepio Geral )

Enquadramento

A BrainEyes é uma empresa recente no mercado que desenvolve aplicações nas áreas de Reabilitação da Visão, Restreio de Doenças Neurodegenerativas e Diagnóstico de Patologias da Visão. Trabalha em parceria com o Institudo Biomédico de Investigação da Luz e Imagem, de onde adquire a sua componente científica.

Objetivo

Consistirá numa solução de software assente em dois módulos: um módulo de avaliação da capacidade cognitiva do sujeito e um módulo de treino da mesma. Ao utilizar o produto pela primeira vez, o grau de avanço da patologia é calculado pelo primeiro módulo. Este módulo consistirá numa série de testes interactivos que irão ser úteis para avaliar a evolução da doença ao longo do tempo, podendo fornecer dados valiosos ao profissional de saúde (podendo, por exemplo, verificar a evolução da doença após o paciente ser submetido a um determinado tipo de tratamento), família do doente (perceber as limitações do paciente) e para o próprio doente (auto-estima e consciencialização das suas capacidades). O segundo módulo terá como função estimular a capacidade cognitiva do doente através de uma série de jogos (e.g. labirintos, jogos matemáticos, etc.). O grau de dificuldade dos jogos será sempre determinado com base na avaliação feita pelo primeiro módulo.

O estágio é de carácter técnico. Será necessário projectar e desenvolver um software tendo em conta a investigação realizada pelos parceiros da BrainEyes. Este software terá uma componente lúdica, ou seja, aos olhos do utilizador será um jogo e uma componente de diagnóstico e treino das capacidades do paciente.

A solução a desenvolver será instalada em computadores pessoais dos pacientes e a interacção será feita através de um rato, teclado e/ou comando da Wii.

A programação da solução será feita em Python e irá utilizar a API disponibilizada pela Vizard para a realização de estímulos em 3D. Será também necessário construir mundos virtuais em 3D, utilizando para tal o 3Ds Max ou outra ferramenta idêntica.

Os algoritmos de análise e de diagnóstico serão também desenvolvidos pelo estagiário, tendo em conta a informação proveniente do parceiro da BrainEyes - o IBILI.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Fase 1 - Revisão da bibliografia e Estado da Arte.
Fase 2 - Levantamento de requisitos
Fase 3 - Análise das soluções tecnológicas a adoptar
Fase 4 - Elaboração da proposta de dissertação.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Fase 5 – Desenvolvimento, teste e validação de protótipo. Esta fase vai ser dividida em duas partes: Desenvolvimento de um módulo de avaliação da capacidade cognitiva do sujeito - o estagiário irá utilizar informação relativa a procedimentos psicofísicos para realizar a avaliação pretendida (esta informação será recolhida junto do IBILI); desenvolvimento de um módulo e treino da capacidade cognitiva - desenvolver e projectar um jogo de computador que utilize o conceito 3D e que tenha em conta os dados recolhidos pelo módulo de avaliação.
As validações estarão a cargo de parceiros

Fase 6 - Desenvolvimento de solução de acordo com proposta de dissertação e resultados da fase 5.

Fase 7 - Testes de usabilidade - Será necessário utilizar uma amostra de pacientes dentro da idade do público alvo para se poder verificar a usabilidade da solução.

Fase 8 - Preparação de um manual de instruções de utilização.

Fase 9 - Escrita da Dissertação.

Condições

- Software de programação disponível (VIZARD)
- Gabinete de trabalho
- Acesso à internet
- Sem remuneração

Orientador

Miguel Castelo-Branco
mcbranco@ibili.uc.pt 📩