- Engenharia Informática
- Inteligência Artificial e Ciência de Dados
- Segurança Informática
- Design e Multimédia
- Inteligência Artifical
- Computação Musical e Design de Som
- Acertar o Rumo - Programação em Java
Acesso Privado
Titulo Estágio
Probing Management System
Área Tecnológica
VoIP, SIP, RTP, H.248, RADIUS
Local do Estágio
UBIWHERE
Enquadramento
Na actualidade, verifica-se que os grandes operadores de telecomunicações (nomeadamente, em Portugal), estão a dar mais relevo às comunicações multimédia sobre redes IP. As redes IP, funcionam cada vez mais como redes aglutinadoras de serviços, transitando de simples redes de transporte de tráfego de Internet (email, Web, etc...) para complexas redes de transporte multi-serviço onde constam serviços com elevados requisitos de Qualidade-de-Serviço (QoS) como é o caso da Voz e da IPTV. Os operadores não só estão a lançar produtos de massa aos seus clientes finais (como são os casos dos serviços de IM/VoIP da SAPO e Vodafone), como também se encontram a migrar as suas redes core para redes comutadas por pacotes (nomeadamente, na interligação de alguns dos nodos da sua rede que outrora utilizavam tecnologias das redes de circuitos comutados - PSTN). Inclusivamente, com o objectivo de reduzir os custos e consequentemente os preços finais oferecidos aos clientes, os operadores, passaram a utilizar as redes IP para transportar as suas chamadas de voz internacionais, sem que os utilizadores se apercebam.
De modo a garantir que a Qualidade-de-Serviço oferecida aos seus clientes (utilizando as redes IP em detrimento das redes PSTN) se mantém ao mesmo nível, necessitam de incluir sondas (probes) em pontos estratégicos da sua rede IP. Estas sondas têm como objectivo analisar o tráfego e sinalização em bruto, de modo a extrair em regime contínuo, diferentes parâmetros QoS (como os tempos de atraso fim-a-fim, perdas de pacotes, jitter, ou ainda problemas de sinalização de estabelecimento ou finalização das chamadas).
Neste sentido, este projecto servirá para gerir as diversas sondas presentes na rede IP de um operador e aglutinar as informações por elas geradas de forma a poderem ser consultadas de forma útil por um operador do sistema a tentar resolver um problema em tempo real. O sistema de gestão deverá ainda gerar relatórios de desempenho do sistema.
Resumo
Este estágio tem como objectivo o desenvolvimento de um sistema de gestão para sondas (probes) IP, cada uma com o objectivo de analisar um ou mais protocolos utilizados na tecnologia VoIP. Este sistema de gestão deverá apresentar um front-end baseado em web e deverá ter as seguintes funcionalidades:
· Aprovisionar as sondas do sistema;
· Configurar as sondas do sistema com os parâmetros necessários;
· Colher os relatórios gerados pelas diversas sondas no sistema;
· Oferecer um front-end de configuração das sondas;
· Oferecer um interface de consultas em tempo real (interacção em tempo-real com as sondas);
· Gerar relatórios detalhados de funcionamento do sistema.
Objetivo
O projecto deverá terminar com o desenvolvimento de uma solução que cumpra com os requisitos apresentados na secção anterior. O aluno deverá também efecutar testes à solução desenvolvida e produzir um manual de utilização para a mesma.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
T1 – Estudo das tecnologias e protocolos associadas às comunicações VoIP;
T2 – Estudo das sondas existentes para os diversos protocolos;
Plano de Trabalhos - Semestre 2
T3 – Construção do Sistema de Gestão;
T4 – Testes ao Sistema de Gestão desenvolvido;
T5 – Produção de um manual de utilização.
Condições
Este projecto enquadrar-se-á num programa de estágio sob o regulamento de bolsas “Talento Ubiwhere” ou "Talento Inova-Ria".
Observações
Perfil requerido ao candidato:
· Autonomia e espírito crítico
· Enorme motivação e disponibilidade
· Fluência em Inglês
· Média final de curso (prevista) mínima de 14 valores
· Protocolos de comunicação de dados (essencialmente em IP)
· Conhecimentos básicos de protocolos associados às comunicações VoIP (preferencial)
Aspectos inovadores da proposta:
· Contribuição para um produto não existente no mercado e com forte procura;
· Integração de vários protocolos num único sistema de gestão;
· Possibilidades de trabalhar em equipa com grande experiência na área.
Orientador
Jorge Loura
jloura@ubiwhere.com 📩