Propostas atribuídas ano letico 2025/2026

DEI - FCTUC
Gerado a 2025-12-06 02:01:47 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Multicast on Mobile IPTV

Área Tecnológica

IPTV, DVB-H, Next Generation Networks (NGN), Multimedia Broadcast Multicast Service (MBMS), IP Multimedia Subsystem (IMS

Local do Estágio

UBIWHERE

Enquadramento

Os dispositivos móveis têm ganho uma preponderância enorme no que diz respeito à transmissão de conteúdos multimédia. Ainda numa fase inicial do seu potencial, este tipo de transmissões resume-se à difusão de conteúdos telivisivos adaptados. No entanto, espera-se que os conceitos de comunidades virtuais e da Web 2.0 sejam, também eles, aplicados à transmissão de conteúdos multimédia de, e para, dispositivos móveis. Nomeadamente, que seja facilitado o envio de conteúdos multimédia (em directo ou em diferido) entre os utilizadores (consumidores/clientes de um operador de telecomunicações/provedor de acesso à Internet).

Neste contexto, espera-se que os conceitos de televisão e de Internet se “fundam” e, portanto, que o protocolo IP seja o protocolo por excelência na transmissão de conteúdos entre utilizadores. As “tecnologias” IPTV e DVB-H deverão constituir-se como os principais motores nesta área.

 

Por outro lado, a difusão dos conteúdos efectuada em broadcasting (no caso da televisão terrestre) ou a transmissão de conteúdos enviada em transmissões unidireccionais (como é o caso das redes celulares actuais – p.e. o serviço de golos de um operador móvel) são demasiado ineficientes para que possam ser utilizadas.

Assim, o envio de dados de uma única origem para múltiplos destinos (multicasting) apresenta-se como a solução ideal (especialmente para operadores móveis que actuam ao nível de células). O sistema MBMS (Multimedia Broadcast Multicast Service) responde a este requisito em redes UMTS, possibilitando o streaming de conteúdos (áudio ou vídeo) entre utilizadores e/ou entre o operador e o utilizador ou, ainda, permitindo a descarga de ficheiros de um modo muito mais eficiente.

Objetivo

A interface entre os operadores de telecomunicações móveis e os fornecedores de conteúdos é providenciada especificamente por um componente do sistema MBMS, o BM-SC (Broadcast Multicast Service Centre).

Com este projecto, pretende-se que o aluno analise, especifique e desenvolva uma solução (eventualmente, integre soluções já existentes) para a descarga de ficheiros através do sistema MBMS, e.g. envolvendo o protocolo FLUTE (File Delivery over Unidirectional Transport).

Plano de Trabalhos - Semestre 1

T1 – Estudo das normas associadas à arquitectura IMS e ao sistema MBMS (nomeadamente do componente BM-SC);

 

T2 – Análise de protocolos para a entrega de ficheiros sobre canais multicast e broadcast;

Plano de Trabalhos - Semestre 2

T3 – Desenho da arquitectura do sistema;

 

T4 – Implementação de um protótipo da arquitectura do sistema (integração de soluções existentes).

Condições

  Este projecto enquadrar-se-á num programa de estágio sob o regulamento de bolsas “Talento Ubiwhere” ou "Talento Inova-Ria".

Observações

Perfil requerido ao candidato:

·         Autonomia e espírito crítico

·         Enorme motivação e disponibilidade

·         Fluência em Inglês

·         Média final de curso (prevista) mínima de 14 valores

·         Protocolos de comunicação de dados (essencialmente em IP)

·         Experiência em linguagens de programação OO

·         Conhecimentos de Plataformas para a Convergência de Redes (preferencial)

 

Aspectos inovadores da proposta:

Por si só, uma solução para a transmissão eficiente de conteúdos multimédia em redes móveis (utilizando multicast) poderia considerar-se como inovadora face às raras implementações a nível mundial.

No entanto, tendo em consideração a perspectiva de se fazer evoluir esta solução/plataforma, integrando-a com a camada de aplicações, e assim potenciar a criação de serviços, confere a esta proposta um carácter deveras inovador.

 

Orientador

Nuno Ribeiro
nribeiro@ubiwhere.com 📩