Propostas atribuídas ano letico 2025/2026

DEI - FCTUC
Gerado a 2025-08-31 18:11:50 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

APM – Agente de Personalização

Área Tecnológica

Inteligência Artificial

Local do Estágio

DEI - Laboratório de Inteligência Artificial

Enquadramento

Hoje em dia o número de aparelhos móveis (em especial os smartphones) é cada vez maior e coerentemente o tempo que cada utilizador passa a utilizá-los também. O Google fala num aumento de mais de 500% de pesquisas vindas de smartphones. Este aumento advém de uma cada vez maior disponibilidade de acesso à Internet nos smartphones. Mas esta acessibilidade também trás alguns problemas, como o aumento exponencial da quantidade de informação disponível ao utilizador. Não só aumentou a informação disponível, mas também aumentou o grau de comunicação (e respectivos canais) entre utilizadores. Aplicações que são originalmente concebidas para o computador pessoal, passam a estar disponíveis em aplicações para os diversos smartphones. O problema que se pretende resolver com este projecto é o 'overload' de informação e solicitações nos smartphones, bem como a automatização de certas tarefas rotineiras para o utilizador no âmbito da utilização diária deste tipo de aparelhos.
Este projecto surge no seguimento do projecto AGATE, também com a PT Inovação, em que o objectivo foi o de fazer a gestão de informação que chega ao utilizador de um PC, não em ambiente móvel. Pretende-se assim aplicar os conceitos desenvolvidos no AGATE a um ambiente móvel, seja smarthphone, tablet ou portátil.
Algumas das tarefas a serem exploradas são:
- Sugestão da aplicação a ser usada ou disposição das aplicações mais prováveis de serem utilizadas.
- Gestão das notificações que vão chegando ao utilizador (por exemplo, SMS, mensagens IM, mensagens Facebook ou Twitter).
- Relacionamento automático entre eventos, notificações, contactos e emails.
- Notificação proactiva de eventos.
- Visualização de informação de uma forma gráfica e temporalmente.
- Criação de indicadores de utilização do smartphone.
- Explorar a capacidade de relacionamento com o ambiente circundante, gerindo imputs e output de informação.

Objetivo

O objectivo principal deste projeto consiste na exploração dos mecanismos de assistência pessoal num ambiente móvel. Mais concretamente, o projeto tem como objectivo desenvolver um modelo de assistente pessoal num smartphone, podendo este assistente fazer a gestão de algumas tarefas mais rotineiras, deixando para o utilizador as decisões mais importantes, por exemplo, fazer a gestão das aplicações mais usadas, podendo prever quais as que vão ser utilizadas.
Outro exemplo é a organização das notificações que vão chegando, catalogando-as por importância e, mediante a situação actual do utilizador, seleccionar o método mais apropriado para o alertar. Estes alertas podem passar por sinalização visual, sonora ou até mesmo embeber informação nas aplicações a correr, como exemplo um sinal sonoro numa chamada quando temos informação vital a chegar.
Também fazem parte dos objectivos a recolha de indicadores sobre a comunicação e utilização dos contactos. Uma acção típica que pode decorrer desta monitorização e o rearranjo dos contactos conforme a taxa de utilização e o modo em que o utilizador se encontra: quando está a trabalhar aparecem os contactos de trabalho em destaque, mas quando está em casa aparecerão outros.
A abordagem técnica consiste na utilização de mecanismos da Inteligência Artificial (IA) de forma a modelizar o Utilizador, a informação que chega ao smartphone e os contactos (e respectivas solicitações) do utilizador. Dentro dos mecanismos possíveis de utilizar estão:
- Técnicas de representação de conhecimento utilizando Ontologias. Estas podem ser utilizadas para a modelização do Utilizador, da sua lista de contactos e informação em geral.
- Tecnologias da Web Semântica para a inferência e interoperabilidade entre utilizadores.
- Técnicas de Aprendizagem Computacional para tarefas de aprendizagem do comportamento do utilizador, de forma a que o sistema possa adaptar-se ao utilizador.
- Aplicação de princípios de usabilidade na interface com o utilizador

Plano de Trabalhos - Semestre 1

• Revisão bibliográfica
• Estudo do estado da arte relativamente a personalização em ambientes móveis
• Estudo da estrutura do AGATE
• Estudo de possíveis tecnologias de desenvolvimento
• Análise e especificação do protótipo

Plano de Trabalhos - Semestre 2

• Escrita da Proposta de Tese
• Implementação e testes do protótipo
• Experimentação do protótipo
• Elaboração da dissertação

Condições

Este estágio é remunerado com uma bolsa de investigação e no final do estágio há a possibilidade de o aluno fazer um estágio profissional de um ano na PT Inovação.

Observações

Este estágio é desenvolvido no âmbito de um projecto com a PT Inovação.

Orientador

Paulo Gomes
pgomes@dei.uc.pt 📩