- Engenharia Informática
- Inteligência Artificial e Ciência de Dados
- Segurança Informática
- Design e Multimédia
- Inteligência Artifical
- Computação Musical e Design de Som
- Acertar o Rumo - Programação em Java
Acesso Privado
Titulo Estágio
City-breakings and Holidays Optimizer
Área Tecnológica
Sistemas de Apoio à Decisão / Tecnologias de Informação e Comunicações / Inteligência Artificial
Local do Estágio
UBIWHERE
Enquadramento
Enquadramento:
A proliferação de dispositivos móveis (e, mais recentemente, os chamados handheld, tais como os PDA e os UMPC) surtiram a criação de serviços ubíquos completamente inovadores (nomeadamente através da obtenção da localização do utilizador através de GPS).
A área do turismo poderá constituir um alvo bastante oportuno ao nível destes novos serviços, nomeadamente quando se pensa na possibilidade de veicular directamente ao utilizador, não só informações geográficas com base na sua localização, mas também informações normalmente obtidas num posto de turismo (horários, localizações e mapas de eventos) ou ao próprio local (farmácia, hotel, restaurante, museu, entre outros).
Resumo:
Este estágio tem como principal objectivo o desenvolvimento de dois módulos de software: um para o utilizador/turista e outro para integrar o servidor.
O primeiro deve ser capaz de criar um plano de férias, optimizando a sequência de locais a visitar (tendo em consideração uma lista de restricções, tais como: os dias em que o turista está de férias, as suas preferências, o dia de descanso semanal, o horário e a localização de cada Ponto de Interesse). Preferencialmente, o software deverá ser capaz de, ainda, ter em consideração o custo associado ao plano de férias (por exemplo, ter em conta os dias em que a entrada em determinado recurso é gratuita ou de preço reduzido ou, ainda, ter em conta “cartões promocionais do turista/cidade”/”livre-trânsito” – com direito a entrada em determinados pontos de interesse).
O segundo deve permitir a validação e integração (em tempo real) destes planos de férias com a disponibilidade em determinado momento (por exemplo, atendendo ao número de planos de férias produzidos e considerando, com uma determinada probabilidade, que um certo número de turistas o segue, se será aconselhável alterar os parâmetros do primeiro módulo de software.
Esta solução de software deverá ser integrada numa plataforma dedicada ao turismo (e que terá como referência os seguintes serviços: http://www.tripit.com/uhp/aboutUs e http://www.azores1to1.com/index.php?option=com_content&view=article&id=3&Itemid=3&lang=en).
Deve ainda salientar-se o facto deste projecto ser integrado na equipa de desenvolvimento de soluções para dispositivos móveis da Ubiwhere, em conjunto com o projecto Mobile Travel Guide (em fase de conclusão).
Objetivo
Do objectivo principal deste Estágio, decorrem os seguintes:
· A solução deverá (preferencialmente) ser integrada com uma outra aplicação (em desenvolvimento em colaboração com o DETI da U. Aveiro, o DEI da FEUP e o IEETA). Esta aplicação tem como objectivo providenciar funcionalidades de guia turístico móvel, de acordo com a localização do utilizador, assim como de rotas para um determinado destino escolhido (mais informações poderão ser fornecidas em contacto com os próprios investigadores).
· A solução deverá integrar um sistema mais abrangente para dispositivos móveis de apoio ao Turismo e que deverá contar com a colaboração de, pelo menos, duas regiões de Turismo de relevância nacional.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Os resultados do estágio serão consubstanciados num conjunto de documentos a elaborar pelo estagiário de acordo com o seguinte plano:
· R1 – Relatório de definição e análise de requisitos (M1)
· R2 – Relatório de especificação (M3)
Plano de Trabalhos - Semestre 2
· R3 – Relatório de implementação (M6)
· R4 – Relatório de testes (M7)
· R5 – Relatório final de Estágio (M8)
A estrutura dos diversos documentos deverá ser definida e apresentada para revisão 8 dias, após
Condições
Este projecto enquadrar-se-á num programa de estágio sob o regulamento de bolsas “Talento Ubiwhere” ou "Talento Inova-Ria".
Observações
Referências Bibliográficas:
· Documentação de desenvolvimento interna Ubiwhere (referente a aplicações contextualizadas aplicadas ao Turismo, nomeadamente ao Mobile Travel Guide)
Perfil requerido ao candidato:
· Autonomia e espírito crítico
· Média final de curso (prevista) mínima de 14 valores
· Experiência em programação OO
· Gosto por Inteligência Artificial
· Enorme motivação e disponibilidade
· Fluência em Inglês
Aspectos inovadores da proposta:
· Desenvolvimento de uma solução para um produto inexistente no mercado
· Integração de tecnologias recentes e sua aplicação a conceitos como computação ubíqua, pervasive networks e serviços personalizados e contextualizados (nomeadamente, baseados na localização)
· Possível integração com o novo SO para dispositivos móveis da Google (plataforma Android)
Orientador
Rui A. Costa
rcosta@ubiwhere.com 📩