Titulo Estágio
Desenvolvimento de serviço Tempo Real
Área Tecnológica
Sistemas de Informação
Local do Estágio
Critical Software - Coimbra
Enquadramento
Os sistemas de gestão de energia (EMS - Energy management System) constituem um conjunto de ferramentas utilizadas por operadores com o objectivo monitorizar e optimizar a eficiência da geração, distribuição e consumo de energia.
Com o crescente acréscimo das necessidades energéticas e o aumento de custos associados, torna-se cada vez mais urgente disponibilizar sistemas que permitam em tempo real perceber a origem de consumos energéticos.
Pretende-se com esta proposta de estágio desenhar e desenvolver um serviço genérico para aquisição de dados em tempo real a incorporar na plataforma EMS da Critical Software.
O desafio no desenvolvimento deste tipo de serviços, prende-se com a necessidade de suportar genericamente equipamentos díspares baseados em protocolos destintos.
Adicionalmente será desafio para o estagiário, o desenho e implementação de componentes altamente performances baseado em arquitecturas escaláveis e redundantes, para permitir a recolha de grandes quantidades de dados em intervalos de tempo muito reduzidos.
Objetivo
O estagiário terá a seu cargo o desenho e definição da arquitectura dos vários componentes do serviço. Após a fase de desenho e definição, o estagiário poderá seleccionar as funcionalidades a implementar de acordo com o esforço disponível para alocação ao projecto de estágio.
O desenvolvimento do serviço tempo real não terá impacto no normal desenvolvimento/manutenção da plataforma EMS da Critical Software, no entanto é espectável que o estagiário possa interagir de perto com a equipe de projecto da plataforma EMS da Critical Software ou com equipas envolvidas em projectos em torno da referida plataforma.
As principais actividades a executar no decurso do projecto de estágio são:
▪ Estudo do estado de arte na área de serviços tempo real. Após a conclusão do estudo deverá existir um conhecimento claro sobre as várias soluções existentes no mercado, nomeadamente quanto a:
o Protocolos.
o Transferência de grandes volumes de dados.
o Armazenamento de dados em tempo real.
▪ Especificação de requisitos para o serviço, bem como para a sua integração na plataforma EMS da Critical Software. Para a elaboração de requisitos estão previstas reuniões para troca de informação com elementos da equipa da plataforma EMS.
▪ Implementação dos componentes especificados. A fase de implementação será acompanhada de actividades regulares de verificação, que serão realizadas em conjunto com outros elementos da Critical Software.
▪ Definição e execução de testes de validação dos componentes implementados.
▪ Produção de relatório de estágio.
Com o presente projecto de estágio pretende-se proporcionar aos estagiários formas de atingir os seguintes objectivos:
▪ Adquirir ou aprofundar conhecimentos e experiência ao nível dos processos de engenharia de software.
▪ Adquirir ou melhorar a capacidade e experiência no processo de levantamento e especificação de requisitos, arquitectura e desenho de sistemas de informação.
▪ Adquirir ou aprofundar conhecimentos, sobre especificação e execução de testes a sistemas de informação.
▪ Adquirir ou aprofundar a experiência na arquitectura .NET (versão 4), bem como no desenvolvimento utilizando a linguagem C#.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
T1 - Familiarização com o ambiente de desenvolvimento e com tecnologias,
nomeadamente com o processo de desenvolvimento em vigor na Critical Software.
T2 (Inicio) - Análise e especificação de requisitos e de testes de aceitação.
KO = Kick-off
W = Semana
M2 (KO+11W) Tarefa T2 terminada
M3 (KO+23W) Tarefa T3 terminada
M4 (KO+27W) Tarefa T4 terminada
M5 (KO+32W) Tarefa T5 terminada
M6 (KO+36W) Tarefa T6 terminada
Plano de Trabalhos - Semestre 2
T2 (Continuação) - Análise e especificação de requisitos e de testes de aceitação.
T3 - Codificação da aplicação. A codificação será acompanhada das devidas inspecções de código a serem realizadas em conjunto com outros elementos da Critical Software, bem como de testes de módulo realizados pelo estagiário.
T4 - Produção de documentação técnica final.
T5 - Execução de testes de aceitação.
T6 - Produção do relatório de estágio.
KO = Kick-off
W = Semana
M2 (KO+11W) Tarefa T2 terminada
M3 (KO+23W) Tarefa T3 terminada
M4 (KO+27W) Tarefa T4 terminada
M5 (KO+32W) Tarefa T5 terminada
M6 (KO+36W) Tarefa T6 terminada
Condições
Resultados
Os resultados do estágio serão consubstanciados num conjunto de documentos a elaborar pelo estagiário de acordo com o seguinte plano:
Análise de Requisitos (incluindo casos de testes).
Especificação detalhada do módulo e integração na plataforma de desenvolvimento da Critical Software.
Código do módulo e correspondente validação.
Documentação técnica final.
Relatório de estágio.
Para além dos resultados (entregáveis) acima mencionados, o estagiário tem a seu cargo a criação e manutenção do plano de projecto. Os documentos elaborados pelo estagiário serão sujeitos sem excepção a um rigoroso processo de peer-review em que participarão os co-orientadores do estágio e colaboradores da Critical Software a definir.
Observações
Metodologia
O desenvolvimento do projecto será suportado por um Plano de Projecto especificando todas as actividades, recursos, calendarização e resultados (software e/ou documentação). O plano de projecto detalhado será elaborado em colaboração com o orientador no inicio do projecto, no máximo até duas semanas depois do inicio do estágio.
Por outro lado, deverá ser criado um Dossier de Projecto, que concentrará toda a documentação elaborada e recolhida no decurso do projecto, incluindo o próprio plano de projecto.
A ferramenta de controlo de projecto a utilizar será o WISE - ferramenta desenvolvida pela Critical Software, na qual é gerido o avanço do projecto e o esforço utilizado. A ferramenta de controlo de versões a utilizar será o CVS.
Avaliação
O desempenho do estagiário será avaliado pela Critical:
Em dois períodos: a meio e no final do estágio, para estágios cuja duração seja igual ou superior a 6 meses;
No final do estágio: para estágios cuja duração seja inferior a 6 meses.
Diversos
Este estágio tem uma bolsa, constituída por duas componentes: uma componente fixa, e uma componente variável, sendo este aspecto abordado ao longo da entrevista com o estagiário. A Critical reserva-se o direito de, caso o estagiário não demonstre a qualidade e desempenho esperados para a concretização do estágio, cancelar a remuneração, mantendo o estágio, ou mesmo de rescindir o protocolo de estágio. Caso a prestação do estagiário seja considerada de muito bom nível, poderá ser ainda considerado um prémio pecuniário adicional.
É factor preferencial a disponibilidade a 100%, havendo boas perspectivas de continuidade após o fim do estágio. As datas especificadas em termos gerais neste plano de estágio e em detalhe no plano de projecto deverão ser rigorosamente cumpridas.
Como condição para a aceitação de qualquer estagiário deverá ter lugar uma entrevista prévia com os interessados.
Orientador
PEDRO MIGUEL VENTURA GOMES
pedro.m.gomes@criticalsoftware.com 📩