Titulo Estágio
Evolução do produto CoreCompetence™
Área Tecnológica
Sistemas de Informação
Local do Estágio
Critical Software - Coimbra
Enquadramento
O CoreCompetence™ é um produto inovador no âmbito dos sistemas de Gestão de Recursos Humanos com base no modelo de competências. É uma solução que está a ser desenvolvida há mais de 5 anos na Critical Software para gerir eficientemente todo o ciclo de gestão das competências dos recursos humanos de uma organização. Possibilita: definir o Portfólio de Competências-Chave requeridas pela estratégia da organização, definir os perfis Individuais de Competências requeridas aos seus colaboradores por referência à função/missão que desempenham na organização, definir os conteúdos das Competências, Indicadores Comportamentais, Indicadores de Medida e Instrumentos de Medida, definir um processo de avaliação de competências, realizar e avaliar a formação, entre outras funcionalidades.
Nesta proposta propõe-se a integração de um estagiário na equipa de desenvolvimento da plataforma CoreCompetence tendo como objectivo principal a evolução da mesma para uma versão que inclua maior capacidade de reporting e inserção de novos modelos de avaliação flexíveis que possibilite abarcar com maior número de tipos de processos.
Este estágio insere-se na estratégia de desenvolvimento de sistemas internos para melhorar a eficácia e eficiência da organização e, simultaneamente, o desenvolvimento de um produto que visa conquistar mais espaço de mercado.
O desenvolvimento deste sistema deve utilizar as tecnologias e infra-estrutura utilizadas pela plataforma WISE recorrendo à linguagem Java, numa arquitectura J2EE (incluindo EJBs e WebServices) sobre as framework Struts, Stripes, Spring e Hibernate fazendo também uso de mecanismos de persistência através do Hibernate. Adicionalmente, estarão envolvidas tecnologias relacionadas com o mundo web como sejam (HTML, XML, CSS e Javascript).
Objetivo
A presente proposta de estágio pretende atingir para a empresa a análise, investigação, definição e implementação de uma solução de Gestão de Objectivos integrada com o CoreCompetence, que vise ir de encontro aos seguintes objectivos, entre outros:
· Definir e atribuir objectivos individuais a vários trabalhadores ou posições, alinhados com objectivos organizacionais e planos de desenvolvimento de competências;
· Definir mecanismo de pontuação e de ponderação com base nos indicadores de desempenho indicados para cada trabalhador ou posição;
· Possibilitar a cada trabalhador e responsáveis hierárquicos monitorizar o cumprimento de objectivos e da sua contribuição para a estratégia organizacional, através de mecasnismos de reporting
A presente proposta de estágio pretende atingir os seguintes resultados para os estagiários:
· Aquisição de conhecimento na plataforma CoreCompetence.
· Aquisição de conhecimento na arquitectura J2EE e no desenvolvimento em Java.
· Aquisição de conhecimento no levantamento e especificação de requisitos, arquitectura e desenho, bem como testes para aplicações de software (testes de carga, performance e funcionais).
· Adquirir conhecimentos ao nível dos processos de engenharia de software (gestão, quality assurance, desenvolvimento de software,...)
Plano de Trabalhos - Semestre 1
T1 – Familiarização com o ambiente de desenvolvimento, com as tecnologias, com a plataforma CoreCompetence e com o processo de desenvolvimento de software em vigor na Critical.
T2 – Especificação de requisitos do sistema acompanhada de prototipagem sobre o que se revelar necessário.
T3 (Inicio) – Estudo da arte com análise de plataformas de gestão de objectivos já existentes no mercado. Este estudo tem como principal objectivo identificar o que o mercado actual oferece a nível de soluções para gestão de objectivos, tendo em conta os requisitos levantados em T2.
KO = Kick-off
W = Semana
M1 (KO+3W) Tarefa T1 terminada
M2 (KO+7W) Tarefa T2 terminada
M3 (KO+9W) Tarefa T3 iniciada
M3 (KO+11W) Tarefa T3 terminada
M4 (KO+15W) Tarefa T4 terminada
M5 (KO+25W) Tarefa T5 terminada
M6 (KO+33W) Tarefa T6 terminada
M7 (KO+36W) Tarefa T7 terminada
Plano de Trabalhos - Semestre 2
T3 (Continuação) – Estudo da arte com análise de plataformas de gestão de objectivos já existentes no mercado. Este estudo tem como principal objectivo identificar o que o mercado actual oferece a nível de soluções para gestão de objectivos, tendo em conta os requisitos levantados em T2.
T4 – Desenho do sistema e definição de arquitectura. Nesta tarefa será ainda efectuada a especificação dos casos de testes a executar em T6. A especificação será efectuada com o recurso à linguagem UML utilizando a ferramenta Enterprise Archiect.
T5 – Codificação da aplicação e/ou de funcionalidades de integração com outras ferramentas (Primavera e WISE). A codificação será acompanhada das actividades de verificação que se considerem necessárias, nomeadamente: inspecções de código a serem realizadas em conjunto com outros elementos da Critical Software, bem como de testes de unitários realizados pelo estagiário.
T6 – Testes de usabilidade e de validação do sistema a fim de identificar possíveis comportamentos anómalos bem como de erro. Os testes a executar são especificados na tarefa T4 e seguem o processo de testes definido no sistema de qualidade na Critical. Esta tarefa termina com o módulo instalado e em produção.
T7 – Escrita do manual de utilizador/instalação se necessário. Produção do relatório de estágio e apresentação do trabalho realizado.
KO = Kick-off
W = Semana
M1 (KO+3W) Tarefa T1 terminada
M2 (KO+7W) Tarefa T2 terminada
M3 (KO+9W) Tarefa T3 iniciada
M3 (KO+11W) Tarefa T3 terminada
M4 (KO+15W) Tarefa T4 terminada
M5 (KO+25W) Tarefa T5 terminada
M6 (KO+33W) Tarefa T6 terminada
M7 (KO+36W) Tarefa T7 terminada
Condições
Resultados
Os resultados do estágio serão consubstanciados num conjunto de documentos a elaborar pelo estagiário de acordo com o seguinte plano:
- Especificação de requisitos e de casos de teste e protótipo.
- Especificação do desenho e arquitectura do módulo.
- Código dos módulos do sistema
- Relatório da validação do módulo
- Actualização de documentação do sistema.
- Relatório de estágio.
Para além dos resultados (deliverables) acima mencionados, que deverão ser feitos segundo templates da Critical, o estagiário tem a seu cargo o registo do esforço de trabalho dispendido numa base diária (através da aplicação WISE) e ainda a criação e manutenção do Plano de Projecto. A primeira versão do Plano de Projecto deverá estar disponível para revisão 8 dias, após o Kick Off (KO), ou na primeira reunião após KO.
Os documentos elaborados pelo estagiário serão sujeitos sem excepção a um rigoroso processo de peer-review em que participarão os co-orientadores do estágio e pessoal da Critical Software a definir.
Observações
Metodologia
O desenvolvimento do projecto será suportado por um Plano de Projecto especificando todas as actividades, recursos, calendarização e resultados (software e/ou documentação). O plano de projecto detalhado será elaborado em colaboração com o orientador no início do projecto, no máximo até duas semanas depois do inicio do estágio.
A ferramenta de controlo de projecto a utilizar será o WISE, no qual é gerido o avanço do projecto e o esforço utilizado. A ferramenta de controlo de versões a utilizar será o CVS.
Avaliação
O desempenho do estagiário será avaliado pela Critical em dois períodos: a meio e no final do estágio, dada a duração ser superior a 6 meses.
Diversos
Este estágio tem uma bolsa, constituída por duas componentes: uma componente fixa, e uma componente variável, sendo este aspecto abordado ao longo da entrevista com o estagiário. A Critical reserva-se o direito de, caso o estagiário não demonstre a qualidade e desempenho esperados para a concretização do estágio, cancelar a remuneração, mantendo o estágio, ou mesmo de rescindir o protocolo de estágio. Caso a prestação do estagiário seja considerada de muito bom nível, poderá ser ainda considerado um prémio pecuniário adicional.
É factor preferencial a disponibilidade a 100%, havendo boas perspectivas de continuidade após o fim do estágio. As datas especificadas em termos gerais neste plano de estágio e em detalhe no plano de projecto deverão ser rigorosamente cumpridas.
Como condição para a aceitação de qualquer estagiário deverá ter lugar uma entrevista prévia com os interessados.
Orientador
Francisco José de Abrantes Veiga
francisco.j.veiga@criticalsoftware.com 📩