Titulo Estágio
As comunicações nos nano-sensores e nos bio-sensores
Área Tecnológica
Redes e Programação
Local do Estágio
DEI
Enquadramento
Os recentes avanços verificados nas comunicações sem fios, na electrónica e nos processos de miniaturização possibilitaram o desenvolvimento de nós de sensores multi-funcionais, de baixo custo, de consumos reduzidos, de pequenas dimensões e com capacidades de comunicação para reduzidas distâncias. Estes nós, com componentes de controlo, de comunicação e de processamento muito simples, apresentam-se totalmente inovadores quando comparados com os tradicionais sensores.
Nos últimos anos a Ciência, através da contínua miniaturização e da utilização de materiais orgânicos, tem dado um contributo significativo na implantação destes sistemas no corpo humano. A nanotecnologia, através do desenvolvimento de funcionalidades a nível atómico, molecular e macro-molecular, permitiu criar sensores biológicos, aplicados em órgãos humanos. Estes permitirão, em tempo real, monitorizar funções vitais da actividade humana.
Objetivo
Uma das áreas mais promissoras da nano-tecnologia é a área das micro-comunicações. Assim, este estágio pretende avaliar os avanços nestas áreas, e estudar os processos de comunicação das nanotecnologias e dos sensores biológicos. O trabalho será focado nas nano-redes como intersecção das nanotecnologias com os processos das redes e das comunicações. Serão implementados modelos em simuladores e pequenos protótipos laboratoriais.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
1) Estudo das Redes de Sensores Sem Fios, das nano-tecnologias e dos bio-sensores
Data de início: Setembro 2009
Duração estimada: 2 mês
2) Análise ao estado-da-arte
Data de início: Novembro 2009
Duração estimada: 2 meses
3) Implementação de modelos de estudo em simulação e em protótipos laboratoriais.
Data de início: Dezembro 2009
Duração estimada: 5 meses
Plano de Trabalhos - Semestre 2
4) Validação e testes
Data de início: Março 2010
Duração estimada: 1 mês
5) Desenvolvimento de pequenas aplicações de monitorização.
Data de início: Março 2010
Duração estimada: 3 mês
Condições
Observações
Sem observações
Orientador
Jorge Sá Silva
sasilva@dei.uc.pt 📩