Propostas atribuídas ano letico 2025/2026

DEI - FCTUC
Gerado a 2025-12-06 22:43:17 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

PRO37 Optimização dos Mecanismos de Gestão de Rede com Informação de Contexto

Área Tecnológica

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Aveiro

Enquadramento

ÁREA TECNOLÓGICA:[i1] 

Redes de Computadores, Multimédia, Sistemas de Informação

Esta proposta de estágio ambiciona estudar, desenvolver e demonstrar mecanismos para gestão e controlo de rede em ambientes de acesso heterogéneos de próxima geração através da utilização de informação de contexto. Especial atenção será dada aos mecanismos de gestão de recursos de rede e de mobilidade, e a sua integração em plataformas já desenvolvidas pela PT Inovação. Os resultados produzidos no decorrer deste trabalho serão integrados com um demonstrador de mobilidade e Qualidade de Serviço IPv6  já existente na PT Inovação (ver Figura 2), existindo ainda a possibilidade de os vocacionar para os serviços MEO e MEOMobile disponibilizados pela PT.

Referências bibliográficas:

- G. Lampropoulos et al., Media Independent Handover for Seamless Service Provision in Heterogeneous Networks, IEEE Communications Magazine, pp. 64-71, Jan. 2008.

- P. Neves et al., Dynamic Media Independent Information Server, IEEE Symposium on Computers and Communications (ISCC 2010), Jun. 2010.

- P. Gonçalves et al., Managing QoS in a NGN Using a PBM Approach, International Conference on Systems and Networks Communications (ICSNC 2009), September 2009.

Investigar e seleccionar o tipo de informação de contexto (obtida do terminal móvel e da rede de acesso/operador) que é importante para os mecanismos de gestão de recursos de rede e de mobilidade;

- Especificação e desenvolvimento de novos conceitos relacionados com a integração de informação de contexto com processos de gestão de mobilidade.

- Especificação e desenvolvimento de novos conceitos relacionados com a integração de informação de contexto com processos de gestão de recursos/QoS.

Objetivo

Objectivos e resultados esperados:[i1] 

A interacção entre o utilizador e os serviços disponibilizados pela Internet está em constante mudança. Esta tendência tem-se acentuado nos últimos anos, especialmente devido à proliferação dos acessos wireless banda-larga, como por exemplo através das tecnologias Wi-Fi, WiMAX e 3G HSPA, e mais recentemente o 4G LTE. Na tentativa de acompanhar esta alteração de paradigma de comunicação com o utilizador, os operadores têm necessidade de evoluir e alterar significativamente os seus mecanismos de gestão e controlo da rede para garantir maior qualidade e continuidade nos serviços prestados. A escolha mais apropriada da rede (mobilidade) e consequente gestão de recursos (QoS) reveste-se, por isso, da maior importância.

 

É necessário também continuar a reforçar a tendência actual de foco no utilizador (user-centric). O operador enquanto prestador de serviços de rede deve ter a percepção exacta da situação do utilizador (i.e. envolvência, movimento, localização, preferências, tipo e capacidades do terminal, etc.), assim como das condições da rede (i.e. tipo redes de acesso, disponibilidade, etc.). Só com este conhecimento de “contexto” global poderá fazer uma gestão eficiente dos mecanismos de mobilidade e QoS.

 

Perante este enquadramento, o grupo de normalização IEEE 802.21 está a definir uma plataforma, designada Media Independent Handover (MIH) framework, cujo objectivo é optimizar e uniformizar os mecanismos de mobilidade entre diferentes tecnologias de acesso. Uma parte significativa das funcionalidades necessárias para fornecer mobilidade transparente está relacionado com as interacções que é necessário estabelecer entre as especificidades das tecnologias de acesso e as camadas protocolares superiores, nomeadamente o “mundo IP”. É precisamente neste universo que a plataforma MIH opera, fornecendo uma camada de abstracção, independente das tecnologias de acesso. Assim, surge finalmente uma norma que permite a interacção entre o “mundo IP” com as tecnologias de acesso sem ter que se preocupar com as particularidades de cada uma delas. Através da disponibilização de um conjunto de serviços, na forma de comandos e eventos, o IEEE 802.21 fornece informação estática e dinâmica sobre as tecnologias de acesso aos protocolos de gestão de mobilidade e QoS das camadas superiores, auxiliando-os nos processos de tomada de decisões.

Sucintamente, o trabalho proposto neste estágio tem como objectivo optimizar os mecanismos relacionados com a gestão e o controlo de rede com auxílio de informação de contexto. Em particular, pretende-se integrar os mecanismos de controlo de mobilidade e de gestão de recursos em produtos PT Inovação, com o objectivo de aumentar a qualidade dos serviços entregues ao utilizador, e simultaneamente, reduzir o desperdício de recursos melhorando a eficiência da rede. Num futuro marcado pela convergência das tecnologias fixas e móveis, onde cada vez mais o grupo PT e a sua concorrência apostam forte em novas tecnologias e na elevada largura de banda (Fibra óptica, LTE…), a personalização e adaptação ao cliente aparecem como forma adicional de atrair e conquistar mercado, facilitando serviços mais inovadores.

 

O trabalho desenvolvido no ambito deste estágio será integrado num demonstrador da PT Inovação. Este demonstrado, ilustrado na Figura 2, tem como objectivo demonstrar processos de mobilidade transparente com gestão de recursos, utilizando as tecnologias Wi-Fi, 3G HSPA e WiMAX. Utiliza ainda mecanismos de gestão de recursos / QoS e gestão de mobilidade (IEEE 802.21 e Mobile IP).

 

Plano de Trabalhos - Semestre 1

De Setembro de 2010 a Outubro de 2010:

- Leitura de bibliografia para obter o conhecimento necessário do estado da arte (QoS, mobilidade e contexto);

De Outubro de 2010 a Novembro de 2010:

- Familizarização com as tecnologias PTIN a utilizar no projecto;

De Novembro de 2010 a Fevereiro de 2011:

- Especificação da arquitectura a implementar (deverá incluir uma proposta técnica de integração dos diferentes componentes);

Plano de Trabalhos - Semestre 2

De Fevereiro de 2011 a Abril de 2011:

- Implementação da solução proposta (serão considerados 2 ciclos de desenvolvimento);

De Abril de 2011 a Maio de 2011:

- Integração da solução desenvolvida com o demonstrador de mobilidade PTIN;

De Maio de 2011 a Junho de 2011:

- Preparação e escrita de um artigo científico (preferencialmente um journal);

- Escrita de relatório final;

Condições

O trabalho decorrerá na PT Inovação de Aveiro.

O candidato terá durante o decorrer de todo o projecto um acompanhamento bastante próximo do orientador empresarial, com o objectivo de optimizar o trabalho desenvolvido

Observações

O candidato terá de ter, obrigatoriamente:

- Bons conhecimentos de programação em C++

- Bons conhecimentos de programação em Java

- Familiaridade com utilização de sistemas operativos Linux

916945979

É desejável que o candidato tenha:

- Conhecimentos da arquitectura de sistemas operativos Linux

- Conhecimentos de redes IP

- Conhecimentos superficiais de tecnologias de acesso, nomeadamente Wi-Fi e 3G HSPA

Orientador

Pedro Miguel Neves
pedro-m-neves@ptinovacao.pt 📩