Titulo Estágio
PRO37 Optimização dos Mecanismos de Gestão de Rede com Informação de Contexto
Área Tecnológica
Sistemas de Informação
Local do Estágio
Aveiro
Enquadramento
Objetivo
A interacção entre o utilizador e os serviços disponibilizados pela Internet está em constante mudança. Esta tendência tem-se acentuado nos últimos anos, especialmente devido à proliferação dos acessos wireless banda-larga, como por exemplo através das tecnologias Wi-Fi, WiMAX e 3G HSPA, e mais recentemente o 4G LTE. Na tentativa de acompanhar esta alteração de paradigma de comunicação com o utilizador, os operadores têm necessidade de evoluir e alterar significativamente os seus mecanismos de gestão e controlo da rede para garantir maior qualidade e continuidade nos serviços prestados. A escolha mais apropriada da rede (mobilidade) e consequente gestão de recursos (QoS) reveste-se, por isso, da maior importância.
É necessário também continuar a reforçar a tendência actual de foco no utilizador (user-centric). O operador enquanto prestador de serviços de rede deve ter a percepção exacta da situação do utilizador (i.e. envolvência, movimento, localização, preferências, tipo e capacidades do terminal, etc.), assim como das condições da rede (i.e. tipo redes de acesso, disponibilidade, etc.). Só com este conhecimento de “contexto” global poderá fazer uma gestão eficiente dos mecanismos de mobilidade e QoS.
Perante este enquadramento, o grupo de normalização IEEE 802.21 está a definir uma plataforma, designada Media Independent Handover (MIH) framework, cujo objectivo é optimizar e uniformizar os mecanismos de mobilidade entre diferentes tecnologias de acesso. Uma parte significativa das funcionalidades necessárias para fornecer mobilidade transparente está relacionado com as interacções que é necessário estabelecer entre as especificidades das tecnologias de acesso e as camadas protocolares superiores, nomeadamente o “mundo IP”. É precisamente neste universo que a plataforma MIH opera, fornecendo uma camada de abstracção, independente das tecnologias de acesso. Assim, surge finalmente uma norma que permite a interacção entre o “mundo IP” com as tecnologias de acesso sem ter que se preocupar com as particularidades de cada uma delas. Através da disponibilização de um conjunto de serviços, na forma de comandos e eventos, o IEEE 802.21 fornece informação estática e dinâmica sobre as tecnologias de acesso aos protocolos de gestão de mobilidade e QoS das camadas superiores, auxiliando-os nos processos de tomada de decisões.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Condições
O candidato terá durante o decorrer de todo o projecto um acompanhamento bastante próximo do orientador empresarial, com o objectivo de optimizar o trabalho desenvolvidoObservações
Orientador
Pedro Miguel Neves
pedro-m-neves@ptinovacao.pt 📩