Propostas atribuídas ano letico 2025/2026

DEI - FCTUC
Gerado a 2025-08-31 18:01:44 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Planeamento e implementação da nova Rede de acesso sem fios do DEI

Área Tecnológica

Administração de sistemas, segurança, redes de computadores

Local do Estágio

Serviços de Informática e Comunicações

Enquadramento

As redes de acesso sem fios, ou redes Wi-Fi, constituem actualmente a principal tecnologia de acesso à Internet. Embora as redes por cabo e fibra óptica continuem a assegurar a componente principal de suporte a equipamentos de comunicações e serviços de rede, as redes sem fios assumem cada vez mais um papel preponderante, do ponto de vista da segurança e qualidade do serviço de acesso prestado aos utilizadores finais. Apesar de apresentarem grandes vantagens, as redes Wi-Fi sofrem normalmente de algumas limitações, principalmente ao nível da segurança e qualidade do serviço de acesso disponibilizado aos seus utilizadores. Por exemplo, é frequente estas redes serem configuradas de forma insegura e ocorrerem estrangulamentos em pontos chaves de acesso, problemas que derivam das limitações inerentes à própria tecnologia. É desta forma importante considerar que uma rede deste tipo deve ser sempre complementada por serviços de segurança e controlo de tráfego adequados, dado que só desta forma se conseguirá atingir os níveis desejados na qualidade do serviço prestado aos seus utilizadores.

A implementação bem sucedida de uma rede de acessos sem fios para uma comunidade alargada de utilizadores, como é o caso da rede do DEI, vai muito para além da necessária configuração dos Access Points (AP’s), já que passa também pelo planeamento e activação de diversos serviços de redes importantes. Serviços como o controlo de acessos, gestão de credenciais, firewalls e mecanismos de gestão de prioridades em tráfego de rede são necessários, e devem ser implementados a par com a configuração de rede sem fios nos diversos AP’s disponíveis.

O DEI pretende implementar uma nova rede de acesso sem fios, que funcionará no futuro em paralelo com a actual rede de acesso eduroam. Ao contrário desta, cuja filosofia de utilização foi definida (a nível nacional) como não implementando restrições nos acessos, a nova rede será vocacionada acima de tudo para privilegiar a qualidade no acesso aos serviços de rede por parte dos seus utilizadores. Tratar-se-á portanto de uma rede particularmente vocacionada para servir a comunidade científica e académica, e que deverá dispor de mecanismos que impeçam que o uso abusivo por parte de alguns utilizadores comprometa a normal utilização da rede por parte da restante comunidade académica.

O estágio proposto representa assim uma oportunidade de excelência para os alunos com interesse nas áreas de administração de sistemas, redes de computadores e segurança, já que o objectivo proposto passará pela aprendizagem e utilização de um leque muito alargado de tecnologias de comunicação e serviços de rede. Igualmente interessante será a oportunidade da aplicação das soluções construídas a um cenário real como é a rede sem fios do DEI, que conta actualmente já com mais de 20 AP’s e diverso outro equipamento.

Objetivo

O estágio tem como objectivos o estudo, planeamento e configuração das tecnologias e serviços de rede necessários à activação da nova rede de acesso sem fios do DEI. O estagiário deverá efectuar inicialmente um estudo aprofundado sobre as diversas tecnologias e serviços necessários, no sentido de definir os requisitos e especificar a arquitectura da solução de acesso a implementar. Esta arquitectura apresentará necessariamente diversos requisitos essenciais, ao nível da utilização, segurança e qualidade de serviço. Numa segunda fase, o estagiário deverá testar todas as tecnologias e serviços num ambiente de testbed, utilizando todo o equipamento necessário. Finalmente, a solução desenhada será instalada e validada no ambiente real da rede Wi-Fi do DEI.

Os objectivos propostos passarão necessariamente pelo estudo e domínio de diversas tecnologias e serviços, passando pela configuração de AP’s Cisco e de diversos tipos de serviços de rede e de autenticação em Linux. Pretende-se igualmente que a nova rede de acesso suporte os protocolos IPv4 e IPv6 em paralelo, por forma a possibilitar a sua interligação com a rede interna do DEI e com a rede da Universidade de Coimbra.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Durante o primeiro semestre o estagiário deverá efectuar um estudo sobre as tecnologias e os serviços de rede disponíveis para utilização na solução de acesso a propor. Pretende-se que no final deste semestre o aluno tenha efectuado um estado da arte nas tecnologias e serviços necessários, identificado os requisitos para a solução a implementar, e proposto uma arquitectura para a solução de acesso a implementar durante o segundo semestre. Desta forma, os objectivos para o primeiro semestre são os seguintes:

1.     Estudo do estado da arte das tecnologias e serviços de rede necessárias, em particular:

a.     Sistemas de firewall em Linux.

b.    Sistemas de monitorização, controlo de tráfego e qualidade de serviço IPv4 e IPv6 em Linux.

c.     Mecanismos de acesso seguro a redes Wi-Fi.

d.    Serviços de directoria e autenticação em Linux (LDAP e RADIUS, entre outros).

2.     Estudo da configuração e gestão de Access Points Cisco, em particular:

a.     Configuração dos protocolos IPv4 e IPv6.

b.    Configuração de VLANs e mecanismos de qualidade de serviço.

c.     Gestão de autenticações e encriptação.

d.    Mecanismos de gestão de utilizadores, balanceamento de carga e detecção de conflitos no espaço de radiofrequências.

3.     Definição dos requisitos para a nova rede de acesso sem fios do DEI.

4.     Definição da arquitectura detalhada para a nova solução de acessos sem fios do DEI.

Elaboração da documentação (em cada uma das fases), e relatório para defesa intermédia de estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Durante o segundo semestre o estagiário irá trabalhar na configuração e teste de todas as soluções técnicas necessárias à implementação da solução de acesso desenhada. A solução será testada e validade em primeira instancia recorrendo a um ambiente laboratorial em testbed, no qual o aluno terá acesso a todo o equipamento necessário. Finalmente, a nova rede de acesso será configurada e validade no cenário real da rede sem fios do DEI, culminando no anúncio do novo serviço aos utilizadores da rede do Departamento. Em particular, os objectivos para o segundo semestre são os seguintes:

1.     Configuração e teste das tecnologias e serviços de rede necessários em ambiente laboratorial, utilizando equipamento Cisco e todos os restantes recursos computacionais necessários.

2.     Validação do funcionamento das tecnologias e serviços de rede em ambiente de testbed, de acordo com os requisitos previamente definidos.

3.     Implementação das novas tecnologias e serviços de rede na rede do DEI, através da activação dos serviços necessários e da reconfiguração dos AP’s existentes na rede de acesso sem fios.

4.     Validação do funcionamento dos mecanismos e serviços de implementados, de acordo com os requisitos definidos.

5.     Elaboração da documentação (em cada uma das fases), e relatório final de estágio.

Condições

O aluno irá desenvolver o seu trabalho nas instalações dos Serviços de Informática e Comunicações do DEI, onde disporá de um local de trabalho fixo bem como dos recursos necessários. O presente estágio não é remunerado.

Observações

Sem observações.

Orientador

António Jorge Granjal
jgranjal@dei.uc.pt 📩