Titulo Estágio
SMART GRIDS
Área Tecnológica
Engenharia de Software
Local do Estágio
AV. D. JOÃO II, LOTE 1.03.2.3 . PARQUE DAS NAÇÕES, Lisboa
Enquadramento
· A reestruturação, desregulamentação e liberalização das indústrias de Energias trouxe novos desafios. Além disso as agendas “Verdes” são também um tópico quente levantando as necessidades para um aumento das cotas de energias renováveis e a adopção de medidas inteligentes.
Desta forma as empresas têm sido forçadas a encontrar fontes de energias alternativas e convencionais. A inclusão de fontes de energia alternativas na grelha eléctrica, implantadas maioritariamente como recursos de energia distribuídos, vão promover uma vasta utilização de tecnologias de comunicação e controlo e impulsionar a criação de uma rede inteligente.
Esta proposta foca os desafios que estão subjacentes às smart grids
Objetivo
O primeiro objectivo consistirá em investigar sobre o tema Smart Grids e perceber os problemas e desafios deste tema: Quais os problemas que têm de ser ultrapassados e como são ultrapassados. Deverá ser investigado em termos mundiais os projectos de smart grids que foram implementados, quais os problemas que surgiram e como foram ultrapassados.
O segundo objectivo consiste no desenvolvimento de uma arquitectura que enderece o tema das smart grids, focando as componentes de recolha de informação sobre a energia que circula na rede, bem como a gestão desta informação. Deverá ser desenvolvida uma aplicação Web para controlo e gestão da rede eléctrica, que permite também a identificação de falhas (Smart Outage Management).
Além disso deverá ser identificado que tipo de informação poderá ser dada ao cliente final e qual dessa informação o cliente final poderá alterar, para tal, deverá ser concebido um SelfCare de Utility/Smart Grid que consiga consubstanciar o que foi definido.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
A proposta de investigação compreende um período mínimo de 3 semanas
Será produzido um documento resultante de investigação no qual deverão ser contemplados os seguintes registos:
• Descrição das diferentes formas como são abordados os temas relacionados com smart grids;
• Discriminação das soluções dominantes no mercado, efectuando análise sucinta e detalhada dos factores diferenciadores das mesmas, bem como os aspectos menos conseguidos;
• Conclusões; determinar os factores diferenciadores que deverão ser os mais valorizados na abordagem ao desenvolvimento; definição de roadmap de solução para smart grids.
Após a fase de investigação será iniciado o desenvolvimento com a Análise Funcional (2 semanas) e Investigação Técnica (4 semanas)
Durante a fase de desenvolvimento serão produzidos as seguintes outputs
• Documento de análise funcional;
• Documento de análise técnica;
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Depois da análise desenho da solução inicia-se a implementação, com as seguintes fases:
· Implementação (18 semanas);
· Controlo de qualidade (2 semanas);
· Documentação (2 semanas)
Durante a fase de desenvolvimento serão produzidos as seguintes outputs
• Planeamento do desenvolvimento;
• Documento de plano de testes;
• Solução de software Smart Grids
Condições
A Novabase assegurará todas as condições indispensáveis à realização da Dissertação, fornecendo todos os meios e equipamento necessário à realização do projecto.
Será ainda atribuída uma remuneração a acordar entra a empresa e o Mestrando.
Observações
COMPETÊNCIAS TÉCNICAS:
• DESENVOLVIMENTO EM TECNOLOGIAS WEB NA VERTENTE DE CLIENTE (HTML, JAVASCRIPT, SILVERLIGHT) E NA VERTENTE DE SERVIDOR (EX: ASP .NET, JSP)
• BASES DE DADOS SQL
• APLICAÇÕES DE WINDOWS
Orientador
Luís Lisboa
luis.lisboa@novabase.pt 📩