Propostas atribuídas ano letico 2025/2026

DEI - FCTUC
Gerado a 2025-08-31 18:17:51 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Sistema de Suporte ao Desenvolvimento Sustentável Corporativo – Módulo de Carbon Footprint (Pegada Carbónica)

Área Tecnológica

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Sede da Novabase - Av. D. João II, Lote 1.03.2.3 . Parque das Nações

Enquadramento

O presente projecto insere-se numa visão mais ampla das necessidades das empresas em sistemas de informação para apoio à decisão em Desenvolvimento Sustentável. Neste projecto, o objectivo é o desenvolvimento dos dois primeiros módulos de uma solução global que permita a uma organização conhecer, de forma actual e fidedigna, a sua realidade, maturidade e cumprimento de objectivos em Desenvolvimento Sustentável.

Este estágio será centrado no módulo de Carbon Footprint ou Pegada Carbónica, baseado na estrutura proposta no Greenhouse Gas Protocol Iniciative (GHG).

Objetivo

Respondendo à necessidade de recolha de dados, a partir de um conjunto diverso e abrangente de sistemas corporativos, este módulo suportará o cálculo de emissões de carbono associadas à actividade desenvolvida pela organização. O módulo deve ainda possibilitar a inserção manual de dados, salvaguardando casos em que tal seja necessário, disponibilizando ferramentas de monitorização e reporte das mesmas emissões a dois níveis de gestão: a gestão de topo e à gestão sectorial ou departamental.

O módulo deve permitir que os níveis administrativo e de direcção sectorial de uma organização acedam a indicadores de negócio, relatórios analíticos e dashboards, relativos à temática da Pegada de Carbono correspondente à actividade desenvolvida num período escolhido para análise.

O conjunto de ferramentas de Reporting e Monitorização disponibilizadas devem permitir o acesso permanente a informação actual, demonstrando a evolução histórica e permitindo análises Slice and Dice.

Deve ainda suportar a comparação dos resultados atingidos face aos objectivos estabelecidos ou benchmarks do sector de actividade. A organização fica assim capacitada para o estabelecimento de objectivos a atingir para cada indicador, monitorizando a sua evolução ao longo do tempo contra os resultados do modelo de cálculo.

Os alunos seleccionados serão uma parte integrante e preponderante do processo de engenharia de software. Pretende-se que exercitem as suas capacidades criativas e de resolução de problemas, participando activamente em todas as fases de construção da solução, desde a sua especificação, desenho e arquitectura até aos testes e implementação da mesma.

Assim, é importante que tenham bons conhecimentos e interesse por motores de regras de negócio, interfaces de captação de informação, ferramentas de Reporting e Monitorização – incluindo Dashboards. É ainda de grande valor que tenham interesse pelas temáticas abordadas pela solução que podem ser sintetizadas sob as áreas de Sustentabilidade e Política Ambiental.

O projecto será suportado por tecnologia Open-Source. O facto de os candidatos terem apetência e interesse pelo uso deste tipo de tecnologia é uma característica que pode pesar no sucesso do estágio e na sua capacidade para resolver com menor desgaste as dificuldades que surjam no decurso do estágio.

Os candidatos terão ainda oportunidade de contactar com metodologias de desenvolvimento ágeis (Scrum, neste caso) e processos de desenvolvimento empresariais. De notar ainda que o tema que o software aborda é totalmente inovador e sem precedentes em Portugal.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1. Módulo de Cálculo de Indicadores de Sustentabilidade: Estudo do Modelo de Dados a Usar no Projecto - 2 Semanas
2. Módulo de Cálculo de Indicadores de Sustentabilidade: Análise e Levantamento de Requisitos - 2 Semanas
3. Módulo de Cálculo de Indicadores de Sustentabilidade: Desenho e Implementação do Motor de Regras de Negócio - 5 Semanas
4. Módulo de Cálculo de Indicadores de Sustentabilidade: Desenho e Implementação de Interfaces de Captação de Informação (ETL) - 4 Semanas
As datas de realização de cada fase podem ser sujeitas a negociação.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

1. Módulo de Cálculo de Pegada de Carbono: Desenho e Implementação de Módulo de Inserção de Dados - 1 Semana
2. Módulo de Cálculo de Pegada de Carbono: Concepção de Conjunto de Indicadores de Negócio Relevantes - 1 Semana
3. Relatório Preliminar do Estágio – 1 Semana
4. Módulo de Cálculo de Pegada de Carbono: Desenho e Implementação de Relatórios para 2 níveis de gestão: Administração e Direcções Sectoriais - 1 Semana
5. Módulo de Cálculo de Pegada de Carbono: Desenho e Implementação de Dashboards - 2 Semanas
6. Módulo de Cálculo de Pegada de Carbono: Desenho e Implementação de Mecanismos de comparação de resultados com Objectivos estabelecidos e com Benchmarks - 2 Semanas
7. Módulo de Cálculo de Pegada de Carbono: Testes e Correcções - 2 Semanas
8. Módulo de Cálculo de Pegada de Carbono: Produção de Documentação Técnica - 1 Semana
9. Relatório Final – 2 Semanas
As datas de realização de cada fase podem ser sujeitas a negociação.

Condições

A Novabase assegurará todas as condições indispensáveis à realização da Dissertação, fornecendo todos os meios e equipamento necessário à realização do projecto.
Será ainda atribuída uma remuneração a acordar entra a empresa e o Mestrando.

Observações

O orientador do estágio é docente convidado em duas pós-graduações:
• Gestão de Fraude, na Faculdade de Economia Univ. do Porto
• Business Intelligence, na Faculdade de Engenharia da Univ. Católica.

Orientador

João Nascimento Gomes
joao.nascimento.gomes@novabase.pt 📩