Propostas atribuídas ano letico 2025/2026

DEI - FCTUC
Gerado a 2025-12-06 22:31:35 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Sistema de Suporte ao Desenvolvimento Sustentável Corporativo – Módulo de Cálculo de Indicadores de Sustentabilidade

Área Tecnológica

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Sede da Novabase - Av. D. João II, Lote 1.03.2.3 . Parque das Nações

Enquadramento

O presente projecto insere-se numa visão mais ampla das necessidades das empresas em sistemas de informação para apoio à decisão em Desenvolvimento Sustentável. Neste projecto, o objectivo é o desenvolvimento de um dos módulos de uma solução global que permita a uma organização conhecer, de forma actual e fidedigna, a sua realidade, maturidade e cumprimento de objectivos em Desenvolvimento Sustentável.

Este estágio será centrado no módulo de Cálculo de Indicadores de Sustentabilidade, baseado na estrutura proposta pela Global Reporting Initiative (GRI).

Objetivo

Com base na estrutura de indicadores e suplementos sectoriais da Global Reporting Initiative (GRI), o módulo responderá à necessidade de recolha de dados a partir de um conjunto diverso e abrangente de sistemas corporativos. O módulo a ser desenvolvido permitirá ainda a inserção manual de dados, sempre que tal seja necessário.

Os dados recolhidos suportarão o cálculo permanente dos indicadores de sustentabilidade seleccionados pela organização. Permitirão ainda o acesso dos níveis de gestão de topo e gestão sectorial e departamental a ferramentas de monitorização e reporte dos mesmos indicadores.

Assim, os dois níveis de gestão mencionados terão acesso aos indicadores, relatórios analíticos e dashboards, suportados por informação actual e fidedigna. O conjunto de ferramentas de Reporting e Monitorização disponibilizadas devem permitir o acesso permanente a informação actual, demonstrando a evolução histórica e permitindo análises Slice and Dice.

Suportará ainda a comparação dos resultados atingidos face aos objectivos estabelecidos ou a benchmarks do sector de actividade, ficando a organização capacitada para o estabelecimento de objectivos a atingir para cada indicador, monitorizando a sua evolução ao longo do tempo contra os resultados do modelo de Cálculo.

Os alunos seleccionados serão uma parte integrante e preponderante do processo de engenharia de software. Pretende-se que exercitem as suas capacidades criativas e de resolução de problemas, participando activamente em todas as fases de construção da solução, desde a sua especificação, desenho e arquitectura até aos testes e implementação da mesma.

Assim, é importante que tenham bons conhecimentos e interesse por motores de regras de negócio, interfaces de captação de informação, ferramentas de Reporting e Monitorização – incluindo Dashboards. É ainda de grande valor que tenham interesse pelas temáticas abordadas pela solução que podem ser sintetizadas sob as áreas de Sustentabilidade e Política Ambiental.

O projecto será suportado por tecnologia Open-Source. O facto de os candidatos terem apetência e interesse pelo uso deste tipo de tecnologia é uma característica que pode pesar no sucesso do estágio e na sua capacidade para resolver com menor desgaste as dificuldades que surjam no decurso do estágio.
Os candidatos terão ainda oportunidade de contactar com metodologias de desenvolvimento ágeis (Scrum, neste caso) e processos de desenvolvimento empresariais. De notar ainda que o tema que o software aborda é totalmente inovador e sem precedentes em Portugal.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1. Módulo de Cálculo de Pegada de Carbono: Estudo do Modelo de Dados a Usar no Projecto - 2 Semanas
2. Módulo de Cálculo de Pegada de Carbono: Análise e Levantamento de Requisitos - 2 Semanas
3. Módulo de Cálculo de Pegada de Carbono: Desenho e Implementação do Motor de Regras de Negócio - 5 Semanas
4. Módulo de Cálculo de Pegada de Carbono: Desenho e Implementação de Interfaces de Captação de Informação (ETL) - 4 Semanas
As datas de realização de cada fase podem ser sujeitas a negociação.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

5. Módulo de Cálculo de Pegada de Carbono: Desenho e Implementação de Módulo de Inserção de Dados - 1 Semana
6. Módulo de Cálculo de Pegada de Carbono: Concepção de Conjunto de Indicadores de Negócio Relevantes - 1 Semana
7. Relatório Preliminar do Estágio – 1 Semana
8. Módulo de Cálculo de Pegada de Carbono: Desenho e Implementação de Relatórios para 2 níveis de gestão: Administração e Direcções Sectoriais - 1 Semana
9. Módulo de Cálculo de Pegada de Carbono: Desenho e Implementação de Dashboards - 2 Semanas
10. Módulo de Cálculo de Pegada de Carbono: Desenho e Implementação de Mecanismos de comparação de resultados com Objectivos estabelecidos e com Benchmarks - 2 Semanas
11. Módulo de Cálculo de Pegada de Carbono: Testes e Correcções - 2 Semanas
12. Módulo de Cálculo de Pegada de Carbono: Produção de Documentação Técnica - 1 Semana
13. Relatório Final – 2 Semanas
As datas de realização de cada fase podem ser sujeitas a negociação.

Condições

A Novabase assegurará todas as condições indispensáveis à realização da Dissertação, fornecendo todos os meios e equipamento necessário à realização do projecto.
Será ainda atribuída uma remuneração a acordar entra a empresa e o Mestrando.

Observações

O orientador do estágio é docente convidado em duas pós-graduações:
• Gestão de Fraude, na Faculdade de Economia Univ. do Porto
• Business Intelligence, na Faculdade de Engenharia da Univ. Católica.

Orientador

João Nascimento Gomes
joao.nascimento.gomes@novabase.pt 📩