Titulo Estágio
Gestão de Actividades e Recursos na Escola - Sistema de Informação
Área Tecnológica
Sistemas de Informação
Local do Estágio
CCEMS - Escola Secundária da Batalha
Enquadramento
A Plataforma LMS Moodle é actualmente utilizada pela maioria das escolas portuguesas de acordo com dados disponíveis em moodle.org e alguns estudos sobre a temática (e.g. Fernandes, 2008, http://hdl.handle.net/10362/1643). Cerca de 300 escolas que utilizam esta plataforma recorrem ao CCEMS para serviços de alojamento e apoio técnico sendo este o projecto que mais meios mobiliza (humanos, equipamentos e serviços).
Uma das aspirações das escolas, há muito diagnosticadas, prende-se com a necessidade de desenvolvimento de sistemas de informação potenciem as funcionalidades da Moodle (nomeadamente a gestão de utilizadores), e a adesão dos professores à mesma, na resolução de problemas relativos aos seus modelos de organização e funcionamento.
Propõem-se no âmbito deste estágio, como tarefa principal, desenvolver um sistema de informação baseado na Web, com serviços e funcionalidades partilhados na plataforma Moodle, e que faça a gestão de dois aspectos muito importantes no funcionamento das escolas:
1) Elaboração, aprovação e avaliação do Plano Anual de Actividades (propostas pela direcção, departamentos, serviços, projectos, etc.);
2) Gestão da afectação recursos (laboratórios, computadores portáteis, projectores, sensores, etc.) à realização de actividades e respectiva avaliação; Dito de outra forma: o professor está em casa a planear as suas aulas e pode consultar a afectação de recursos, requisitá-los para uma actividade específica, solicitar trocas à colegas, etc.
O sistema terá especificações de acordo com as necessidades das escolas em tecnologias compatíveis com a sua integração na plataforma Moodle (PHP/MySQL).
Caso as especificações a propor pelas escolas ainda o permitam serão propostas tarefas de adaptação de disciplinas/módulos para finalidades concretas a definir de acordo com os interessas das escolas (e.g. jornal escolar, biblioteca, etc.).
Objetivo
• Avaliar os requisitos (ao nível dos dados e funcionalidades) de um sistema de informação para gestão do Plano Anual de Actividades das Escolas/Agrupamentos e afectação de recursos à sua implementação, tendo em conta todas as fases do seu desenvolvimento, implementação e avaliação.
• Conceber um projecto de desenvolvimento do sistema compatível (ao nível da autenticação dos utilizadores e disponibilização da informação) com a Plataforma Moodle mas disponibilizando ferramentas de exportação para formatos comuns (e.g. processadores de texto e folhas de cálculo);
• Implementar o sistema e testá-lo com um conjunto de escolas procedendo aos ajustes e reformulações que vierem a ser consideradas necessárias.
• Conceber ou adaptar módulos ou componentes da Plataforma Moodle para apoiar tarefas concretas que venham a ser consideradas prioritárias pelas escolas (opcional).
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Avaliação de requisitos do sistema de informação através de reuniões (a organizar pelo CCEMS) com um grupo de trabalho (constituindo por directores de escola);
Estudo de soluções técnicas e desenvolvimento de um projecto a submeter ao grupo de trabalho.
Implementação do Módulo 1 relativo ao Plano de Actividades. Testagem.
Disponibilização a um grupo de escolas piloto que farão a sua avaliação.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Implementação do Módulo 2 relativo à gestão de recursos (inventário, requisição on-line com afectação a actividades, avaliação);
Reformulações e ajustes do Módulo 1 de acordo com a avaliação produzida pelas escolas que integram o piloto.
Testagem do Módulo 2 e disponibilização às escolas para avaliação.
Reformulações e ajustes do Módulo 2 de acordo com a avaliação produzida pelas escolas que integram o piloto.
Tarefas opcionais (caso seja viável) de concepção/adaptação de módulos ou componentes da Plataforma Moodle para apoiar tarefas concretas que venham a ser consideradas prioritárias pelas escolas.
Condições
Meios de trabalho e suporte organizacional;
Suporte de despesas com bens ou serviços necessários à realização do trabalho;
Pagamento de quantia a acordar para despesas do candidato.
Pagamento de serviços de apoio técnico prestados às escolas e/ou à organização.
Observações
Somos uma instituição pública e não propriamente uma empresa.
Orientador
António Carvalho Rodrigues
acr@ccems.pt 📩