Propostas atribuídas ano letico 2025/2026

DEI - FCTUC
Gerado a 2025-08-31 07:32:08 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

GoAliveTV & Virtual Private TV Network

Área Tecnológica

Multimédia

Local do Estágio

Aveiro

Enquadramento

Com a massificação dos acessos à Web a partir de interfaces com uma capacidade elevadíssima de transferência de dados, aparecem novos modelos de entertenimento baseados na comunicação bi-direccional que passa a ser possível com estas redes com elevada largura de banda a baixo custo.
Este projecto pretende tirar partido das capacidades físicas da rede para suportar programas de televisão interactivos, em que é possível a comunicação do tele-espectador para a Regie dos estúdios de televisão. A título de exemplo, seria possível termos participantes num programa de talentos, sendo que os talentos poderiam participar a partir da sua casa.

Uma segunda vertente da mesma plataforma, passaria por abrir a possíbilidade de criar redes virtuais privadas de comunicação (voz+vídeo), utilizando os equipamentos audio-visuais intervenientes na conversação.

Este projecto é uma parceria entre a Telbit, HFA e a SIC

Objetivo

O sistema deverá permitir fazer a pré-selecção de sinais de vídeo provenientes de elementos de rede denominados de “Objectos de Comunicação”. O operador do elemento “Broker”, deverá conseguir prévisualizar (em baixa qualidade) um conjunto de sinais seleccionados e comutar a sua versão de altaqualidade (H.264) para um slot do elemento de rede “6- Stream Endpoint”.

O sistema deverá permitir criar e controlar sessões negociadas entre N “Objectos de Comunicação”. Estes “Objectos de Comunicação” têm capacidades de codificação/ descodificação de vídeo H.264. A cada rede privada está associado um elemento “VPN Manager” que permitirá fazer o controlo/ registo de histórico de sessões estabelecidas. A cada histórico de sessão poderão ficar associados metadados criados no âmbito da sessão que ficarão persistidos na “Data Store” associada à “VPN Manager”.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

T1 - Network Objects (HW Device mockups)
T2 - Establish Session (Announce, Logn, Session Control)

Plano de Trabalhos - Semestre 2

T3 - Accounting (Network register, VPN Select, Program Pre-Register)
T4 - Stream Select (Stream Preview, Connect/Disconnetc Streams)
T5 - Session Explorer, Terminate Session

Condições

Estágios Normais
Dissertação

Contrato

· É celebrado um contrato de complemento da formação escolar ministrada ao estagiário pela sua Universidade, mantendo assim a sua condição de estudante.

Benefícios financeiros

· Bolsa de estágio no montante de 520,00€ por cada mês de estágio.

· O estagiário beneficia de seguro escolar suportado integralmente pela Universidade.

Deveres do estagiário

· Elaborar e apresentar à Telbit, no final da dissertação, um relatório geral sob a orientação do responsável designado pela Universidade, no prazo de 15 dias após a conclusão do mesmo. O incumprimento desta obrigação terá como consequência o não pagamento do subsídio mensal correspondente ao último mês do estágio.

· Compensar, no final do estágio, toda e qualquer ausência por dias completos, implicando as ausências não compensadas, a perda de eventual subsídio de estágio pelos dias correspondentes.


Estágio Integrado
Dissertação + Estágio Profissional

Candidatos Elegíveis

A Telbit disponibiliza a estudantes com uma média igual ou superior a 14 valores, estágios integrados, os quais consistem na realização de uma dissertação e de um estágio profissional.

Bolsa de Incentivo

Os estagiários de estágios integrados, além dos benefícios e deveres identificados anteriormente para dissertações, beneficiam ainda de uma Bolsa de Incentivo, a qual consiste num montante pecuniário total e único de 2.000,00 Euros (dois mil euros).

· A bolsa será paga em duas fases:

1ª fase: 30% com a assinatura do termo de aceitação;

2ª fase: 70% após a conclusão da formação académica final, seja a Licenciatura Pré-Bolonha ou 2º ciclo de estudos de Bolonha, mediante a entrega do certificado de habilitações.

· Por cada valor acima da média final da formação académica de 14 valores será atribuída uma bonificação de 250,00 Euros (duzentos e cinquenta euros) a pagar na 2ª fase.

· Por cada valor igual ou acima de 18 na nota de estágio, será atribuída uma bonificação de 250,00 Euros (duzentos e cinquenta euros), (acumulável com a anterior) a pagar na 2ª fase.

· A atribuição do montante respeitante à 2ª fase está condicionada ao cumprimento das seguintes condições:

o Antes da conclusão do curso:

§ Realização do trabalho de fim de curso.

§ Realização da dissertação na Telbit. Nestes casos a Telbit atribuirá uma correspondente bolsa de dissertação.

o Após a conclusão do curso:

§ Obtenção de uma média final de curso igual ou superior a 14 valores (na Licenciatura pré-Bolonha ou nos 1º e 2º ciclos de estudos de Bolonha);

§ Realização de um estágio profissional com um subsídio de estágio no valor de 920,00€ na Telbit, com a duração de um ano, mediante a celebração de um contrato a formalizar no momento de termo de aceitação e condições de concessão da Bolsa.

· Os candidatos que não cumpram as condições estipuladas nos pontos anteriores, em concreto a realização de Dissertação e/ou estágio profissional, serão obrigados a devolver os montantes que tenham sido abonados.

· Durante o estágio profissional o estagiário beneficiará de um seguro de acidentes de trabalho da responsabilidade da Telbit.

· O estágio profissional poderá ser interrompido por um período não superior a 20 dias úteis, seguidos ou interpolados, quer por encerramento temporário da Telbit quer por impossibilidade do estagiário.

· O estágio decorrerá nas instalações da Telbit, ou em qualquer estabelecimento indicado pela empresa e sob orientação e supervisão de orientador designado pela Telbit, ao qual o estagiário se deverá reportar.

· As despesas de deslocação para fora do estabelecimento da Telbit, desde que enquadrados no âmbito do estágio e solicitadas pela empresa, ocorrerão por conta desta mediante a apresentação de documentos titulados, até a um valor máximo de acordo com as orientações em vigor.

· O estagiário deve guardar lealdade à Telbit, designadamente comprometendo-se a, durante a vigência e após a cessação deste contrato, manter total confidencialidade e a não tirar partido, directa ou indirectamente, dos conhecimentos e informações a que tenha acesso no âmbito do estágio.

· O estagiário deve respeitar as normas vigentes na Telbit, nomeadamente a ser assíduo e pontual.

· Cabe à Telbit a propriedade dos relatórios bem como de todo o suporte documental e todo o código fonte desenvolvido pelo estagiário, desenvolvido durante o estágio, sem prejuízo da sua normal utilização no âmbito do mesmo.

Orientador

Márcio Neves
mneves@telbit.pt 📩