Propostas atribuídas ano letico 2025/2026

DEI - FCTUC
Gerado a 2025-12-06 04:46:31 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Stack aplicacional de suporte ao desenvolvimento de software com qualidade

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

Aveiro

Enquadramento

Hoje em dia as organizações que se dedicam à produção de software – seja ele software à medida, produtos próprios ou serviços, estão interessadas em controlar com eficácia a qualidade do software por elas produzido.

O SDLC (Software Development Life Cycle), engloba 3 fases relevantes pelas quais um desenvolvimento passa antes de produzir um entregável: Gestão de Requisitos, Gestão de Testes e Gestão de Defeitos.

A grande maioria das organizações já implementa processos de desenvolvimento que se não contemplarem todas as fases mencionadas, pelo menos algumas já cobrem. É assim necessário que a stack aplicacional do TeStudio consiga comunicar com sistemas externos de forma a garantir a rastreabilidade entre Defeitos, Testes, Requisitos e Releases – entidades comuns às actividades de engenharia de software.

Objetivo

A computação ubíqua, estimulou a criação de API's em tecnologias web, que permitiram a utilização de conteúdos por web-clients alheios - web syndication - e a consequente reutilização de serviços por múltiplas plataformas, websites, dispositivos móveis, etc.

Pretende-se que o TeStudio forneça respostas “out-of-the-box” para alguns cenários comuns de necessidades de integração com software de terceiros. Actualmente o TeStudio integra com o HP Quality Center, com o G-Forge e expõe uma API (Web-Service) para possibilitar o desenvolvimento de outras integrações.

Referências: http://www.telbit.pt/product/testudio;

Plano de Trabalhos - Semestre 1

T1 – Familiarização com os conceitos, sistemas existentes e sua arquitectura.

T2 – Familiarização e extensão da API do TeStudio

T3 – Desenvolvimento de 3 casos de estudo: BugZilla, Mantis e Jira

Plano de Trabalhos - Semestre 2

T4 – Mecanismos de recolha de informação a partir de dispositivos móveis

Condições

Estágios Normais
Dissertação

Contrato

· É celebrado um contrato de complemento da formação escolar ministrada ao estagiário pela sua Universidade, mantendo assim a sua condição de estudante.

Benefícios financeiros

· Bolsa de estágio no montante de 520,00€ por cada mês de estágio.

· O estagiário beneficia de seguro escolar suportado integralmente pela Universidade.

Deveres do estagiário

· Elaborar e apresentar à Telbit, no final da dissertação, um relatório geral sob a orientação do responsável designado pela Universidade, no prazo de 15 dias após a conclusão do mesmo. O incumprimento desta obrigação terá como consequência o não pagamento do subsídio mensal correspondente ao último mês do estágio.

· Compensar, no final do estágio, toda e qualquer ausência por dias completos, implicando as ausências não compensadas, a perda de eventual subsídio de estágio pelos dias correspondentes.


Estágio Integrado
Dissertação + Estágio Profissional

Candidatos Elegíveis

A Telbit disponibiliza a estudantes com uma média igual ou superior a 14 valores, estágios integrados, os quais consistem na realização de uma dissertação e de um estágio profissional.

Bolsa de Incentivo

Os estagiários de estágios integrados, além dos benefícios e deveres identificados anteriormente para dissertações, beneficiam ainda de uma Bolsa de Incentivo, a qual consiste num montante pecuniário total e único de 2.000,00 Euros (dois mil euros).

· A bolsa será paga em duas fases:

1ª fase: 30% com a assinatura do termo de aceitação;

2ª fase: 70% após a conclusão da formação académica final, seja a Licenciatura Pré-Bolonha ou 2º ciclo de estudos de Bolonha, mediante a entrega do certificado de habilitações.

· Por cada valor acima da média final da formação académica de 14 valores será atribuída uma bonificação de 250,00 Euros (duzentos e cinquenta euros) a pagar na 2ª fase.

· Por cada valor igual ou acima de 18 na nota de estágio, será atribuída uma bonificação de 250,00 Euros (duzentos e cinquenta euros), (acumulável com a anterior) a pagar na 2ª fase.

· A atribuição do montante respeitante à 2ª fase está condicionada ao cumprimento das seguintes condições:

o Antes da conclusão do curso:

§ Realização do trabalho de fim de curso.

§ Realização da dissertação na Telbit. Nestes casos a Telbit atribuirá uma correspondente bolsa de dissertação.

o Após a conclusão do curso:

§ Obtenção de uma média final de curso igual ou superior a 14 valores (na Licenciatura pré-Bolonha ou nos 1º e 2º ciclos de estudos de Bolonha);

§ Realização de um estágio profissional com um subsídio de estágio no valor de 920,00€ na Telbit, com a duração de um ano, mediante a celebração de um contrato a formalizar no momento de termo de aceitação e condições de concessão da Bolsa.

· Os candidatos que não cumpram as condições estipuladas nos pontos anteriores, em concreto a realização de Dissertação e/ou estágio profissional, serão obrigados a devolver os montantes que tenham sido abonados.

· Durante o estágio profissional o estagiário beneficiará de um seguro de acidentes de trabalho da responsabilidade da Telbit.

· O estágio profissional poderá ser interrompido por um período não superior a 20 dias úteis, seguidos ou interpolados, quer por encerramento temporário da Telbit quer por impossibilidade do estagiário.

· O estágio decorrerá nas instalações da Telbit, ou em qualquer estabelecimento indicado pela empresa e sob orientação e supervisão de orientador designado pela Telbit, ao qual o estagiário se deverá reportar.

· As despesas de deslocação para fora do estabelecimento da Telbit, desde que enquadrados no âmbito do estágio e solicitadas pela empresa, ocorrerão por conta desta mediante a apresentação de documentos titulados, até a um valor máximo de acordo com as orientações em vigor.

· O estagiário deve guardar lealdade à Telbit, designadamente comprometendo-se a, durante a vigência e após a cessação deste contrato, manter total confidencialidade e a não tirar partido, directa ou indirectamente, dos conhecimentos e informações a que tenha acesso no âmbito do estágio.

· O estagiário deve respeitar as normas vigentes na Telbit, nomeadamente a ser assíduo e pontual.

· Cabe à Telbit a propriedade dos relatórios bem como de todo o suporte documental e todo o código fonte desenvolvido pelo estagiário, desenvolvido durante o estágio, sem prejuízo da sua normal utilização no âmbito do mesmo.

Orientador

Márcio Neves
mneves@telbit.pt 📩