- Engenharia Informática
- Inteligência Artificial e Ciência de Dados
- Segurança Informática
- Design e Multimédia
- Inteligência Artifical
- Computação Musical e Design de Som
- Acertar o Rumo - Programação em Java
Acesso Privado
Titulo Estágio
PRO32 Energy Manager and Optimizer
Área Tecnológica
Sistemas de Informação
Local do Estágio
Aveiro
Enquadramento
Outras áreas não especificada: Energia, Optimização, Gestão de Recursos, Ecologia.
Com a crescente preocupação com a temática das energias e a optimização dos recursos energéticos há cada vez mais um cuidado no que concerne aos gastos energéticos dos parques informáticos. Esta preocupação pode ser facilmente notada numa simples visita a qualquer um dos sites das grandes empresas de hosting que detêm enormes datacenters informáticos (por exemplo, a empresa Dreamhost), onde inclusivamente são estimados os gastos energéticos em níveis de emissão de carbono. A eficiência energética torna-se cada vez mais uma “bandeira” que pode ser vista, além do ponto de vista económico, como uma vantagem competitiva quando um produto ou empresa “verde” é preferida em relação a uma “não-verde”. Visto que no mundo dos computadores e da informática existem bastantes mecanismos já definidos e disponibilizados pelos fabricantes de hardware que permitem a gestão dos recursos energéticos exigidos pelo equipamento em função da performance requirida num dado momento (velocidade do cpu e memória, colocar algum hardware em estado de baixo consumo, etc), torna-se possível optimizar estes recusros com algum grau de liberdade conseguindo ganhos bastante energéticos bastante elevados sem impacto na experiência para o utilizador no caso de o equipamento ser um computador pessoal ou no cliente no caso de ser um servidor.
Resumo:
Com este Projecto de Dissertação pretende-se desenvolver uma plataforma de Gestão da Eficiência Energética nos Equipamentos Electrónicos (Parques Informáticos). Através deste sistema de gestão será possível monitorizar, controlar e optimizar o consumo de energia nos equipamentos informáticos (portáteis, computadores de secretária, servidores, …) de todo o parque informático de por exemplo uma escola/universidade ou empresa de grande/média dimensão. Adicionalmente, deverá ser ainda possível (num módulo adicional) gerir o acesso (AAA - autorização, autenticação e “accountability”) dos utilizadores a cada um dos equipamentos (p.e. o utilizador X, mediante reserva numa ferramenta colaborativa “online”, terá autorização para aceder ao equipamento A, entre as horas YY e ZZ). Este módulo de gestão de acessos já se encontra em desenvolvimento pela equipa Ubiwhere, pelo que se prevê que apenas seja necessário integrar este módulo na plataforma de gestão a desenvolver.
Aspectos inovadores da proposta:
· Desenvolvimento de uma solução com grande potencial e não existente no mercado
· Desenvolvimento de soluções na área da energia, foco de grande inovação neste momento
Objetivo
Objectivos e resultados esperados: O projecto deverá terminar com o desenvolvimento completo da plataforma de Gestão da Eficiência Energética, incluíndo o seu sistema de informação, interface para administação/utilização da plataforma e agentes de actuação nos equipamentos. Os resultados do estágio serão consubstanciados num conjunto de documentos a elaborar pelo estagiário de acordo com o seguinte plano: · R1 – Relatório de definição e análise de requisitos (M2) · R2 – Relatório de especificação (M4) · R3 – Relatório de implementação (M6) · R4 – Relatório de testes (M7) · R5 – Relatório final de Estágio (M8) A estrutura dos diversos documentos deverá ser definida e apresentada para revisão 8 dias, após início de cada tarefa, ou na primeira reunião após o início da Tarefa.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
T1 – Estudo dos métodos de gestão energética dos equipamentos informáticos e das tecnologias de implementação da plataforma de gestão energética.
T2 – Especificação da solução.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
T3 – Implementação do modelo de dados do servidor, interfaces da plataforma e agentes de actuação nos equipamentos.
T4 – Integração do módulo de gestão de acessos na plataforma de gestão.
T5 – Ensaio e teste do protótipo desenvolvido.
Condições
Perfil requerido ao candidato:
· Autonomia e espírito crítico
· Enorme motivação e disponibilidade
· Fluência em Inglês
· Média final de curso (prevista) mínima de 14 valores
· Conhecimentos nas tecnologias web
· Conhecimentos nas tecnologias de sistemas de informação
· Preferencialmente conhecimentos em protocolos de comunicação de dados (essencialmente em IP)
Observações
Selecção: Entrevista
O aluno interessado no desenvolvimento deste projecto de dissertação deve enviar o cv para analise ao cc da Dra Regina Sacchetti regina@inova-ria.pt
Orientador
André Oliveira
aoliveira@ubiwhere.com 📩