Propostas atribuídas ano letico 2025/2026

DEI - FCTUC
Gerado a 2025-08-31 18:01:31 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Integração KDAgent na plataforma weWant2

Área Tecnológica

Interação com o Utilizador

Local do Estágio

Instalações da Inogate, Coimbra, IPN

Enquadramento

A Inogate é uma empresa especialista em Inovação Empresarial que pretende oferecer soluções para consolidar, nos seus clientes, a inovação enquanto prática criativa de sucesso. Propõe-se ainda a aumentar o ROI do processo de inovação, quer alargando o número de oportunidades de elevado potencial exploradas e a percentagem de receitas provenientes de novos produtos, quer fomentando a eficiência do processo e desviando o investimento de projectos perdedores para projectos ganhadores.

A Inogate tem sede social em Coimbra, na Incubadora de Empresas do Instituto Pedro Nunes e tem uma delegação em Lisboa (início do ano de 2005) e outras em Madrid e Buenos Aires (ambos em final 2007) e ainda uma em Londres (início de 2010), assumindo uma postura claramente agressiva no que respeita à internacionalização (nasceu com uma perspectiva global). De referir que a empresa possui em Coimbra o seu pólo de desenvolvimento tecnológico e em Lisboa toda a componente comercial e de consultoria a clientes.

No âmbito das suas actividades de consultoria e suporte à Inovação empresarial, a Inogate encontra-se actualmente a desenvolver uma aplicação informática, em ambiente Web, para recolher e gerir ideias: o weWant2. Um dos componentes do produto é um agente virtual: o KDAgent que auxilia o utilizador a usar o software, esclarecendo dúvidas sobre a aplicação, a empresa e o contexto de utilização.

O KDAgent é uma personagem virtual com capacidade de interagir com o utilizador. Terá capacidade para responder automaticamente a perguntas, podendo apresentar a resposta de forma textual ou falada, além disso, sincroniza os lábios com a voz. Espera-se que este módulo seja extremamente apelativo, permitindo cativar os utilizadores da aplicação, proporcionando lhes uma experiência mais rica e natural. O KDAgent deve ter capacidade para manter um diálogo em várias línguas (português, inglês e espanhol) num determinado domínio, podendo questionar as bases de conhecimento, usando o motor de pesquisa semântica, por forma complementar as respostas ou para apresentar respostas a questões fora do domínio de diálogo.

O Agente Virtual é constituído por vários módulos: TTS (Text-to-Speech); Face Model e IA (Inteligência Artificial) com capacidade de Resposta Automática a Perguntas (RAP). O módulo TTS é responsável por converter texto para fala. O módulo Face Model permite modelar o rosto do agente, tendo a capacidade de sincronizar os lábios com a fala. O módulo de IA é responsável por interpretar o texto escrito pelo utilizador e fornecer a resposta adequada aos outros módulos.

Características do Sistema

Todas as aplicações a serem desenvolvidas no âmbito do projecto possuem um conjunto de características técnicas e funcionais comuns:

·       Ambiente Web – Desenvolvida em ASP.NET e C#;

·       Multi browser – Compatibilidade entre os diversos browsers utilizados actualmente;

·       Suporte Multilingue – Permitir o suporte de vários idiomas;

·       Multitemplate – Uso de MasterPages e Themes;

·       Segurança – Baseada no Microsoft Membership Provider e Active Directory ou Forms

·       Arquitectura 3-tier – Presentation layer, Business layer e Data Access Layer, que permite uma divisão de código mais eficiente, reutilizável e escalável;

 

Ferramentas de Desenvolvimento

·       Visual Studio 2008;

·       Flash;

·       SQL Server 2005

·       Source Safe 2005.

Metodologia

O processo de desenvolvimento de software será baseado em SCRUM.

Objetivo

O frontoffice do KDAgent deve possuir as seguintes características:

·       A representação do agente virtual deve apresentar movimentos e comportamentos naturais, como por exemplo sincronização de lábios, seguir com o olhar o movimento do rato;

·       Apresentar a resposta às perguntas de forma escrita ou falada em várias línguas;

·       Ser proactivo, dependendo da configuração, ou seja, o diálogo poder ser iniciado pelo agente;

·       Ter a capacidade de redireccionar o conteúdo do site para uma página que está dentro do contexto do diálogo.

O módulo de IA possui as seguintes características:

·       Responder a pedidos e perguntas do utilizador utilizando um interface em Linguagem Natural (Português, Inglês e Castelhano).

·       Conseguir compreender os conceitos mais importantes no pedido/pergunta do utilizador.

·       Conseguir ter um discurso coerente ao longo de uma sessão de interacção.

·       Responder em linguagem natural sempre que possível.

·       Suporte de Unicode, permitindo assim suportar a língua portuguesa;

·       Associar meta dados às respostas, permitindo assim mostrar informação relacionada com a resposta, por exemplo um vídeo, uma página Web ou um conteúdo das bases de conhecimento.

O backoffice do KDAgent é uma a aplicação que permite gerir enumeras instâncias de agentes virtuais possuindo as seguintes características:

·       Gestão de contas, cada conta deve estar associado a um utilizador do sistema. Cada uma das contas pode ter várias instâncias de agentes virtuais.

·       Gestão dos agentes virtuais:

o   Alterar o design do avatar, nomeadamente o fundo e a fotografia/desenho do avatar

o   Alterar a língua e voz usadas

o   Definição de configurações

·       Gestão das AI DB

No final do projecto é pretendido que seja disponibilizada uma versão 1.0 do KDAgent integrada na aplicação weWant2.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Durante o 1º semestre, o projecto será composto pelas seguintes fases de desenvolvimento:

·       F1 – Análise do estado da arte (25% do semestre) – Análise de soluções, boas práticas e as tecnologias a usar no projecto.

·       F2 – Levantamento de requisitos (25% do semestre) – esta tarefa consiste no levantamento de todos os requisitos da aplicação.

F3 – Desenho (50% do semestre) – será desenvolvido um protótipo descartável da aplicação e o desenho de arquitectura.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Durante o 2º semestre, o projecto será composto pelas seguintes fases de desenvolvimento:

·       F4 – Implementação (70% do semestre) – fase de desenvolvimento onde serão implementados os requisitos e funcionalidades determinadas em F2.

·       F5 – Testes (20% do semestre) – fase em que será testada a robustez da aplicação desenvolvida. Serão feitas as correcções aos bugs que forem detectados.

·       F6 – Deploy e relatório de projecto (10% do semestre) – Revisão final da aplicação desenvolvida e disponibilizada para produção.

Condições

O estagiário terá à sua disposição um computador pessoal para seu uso exclusivo, acesso à rede e a telefone. O estágio não é remunerado, no entanto o estagiário receberá ajudas de custo para alimentação no valor de 6.41€ por dia útil de trabalho.

Observações

Dependendo do perfil do candidato, o plano de trabalhos deverá ser afinado futuramente.

Orientador

Alcides Marques
alcides.marques@inogate.com 📩