Propostas atribuídas ano letico 2025/2026

DEI - FCTUC
Gerado a 2025-08-31 07:32:08 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Desenvolvimento de uma aplicação para a tecnologia multi-touch e multi-gestual

Área Científica

Design de Interacção

Local do Estágio

Rua do Crucifico, 76, sala J 1100-184 Lisboa

Enquadramento

A NearInteraction é uma empresa de novas tecnologias, com raízes em Londres e Lisboa. 

Fundada em 2008, a NearInteraction é especializada no desenvolvimento de soluções interactivas com um forte carácter experiencial, recorrendo às mais recentes e emergentes tecnologias de computação para a criação de estratégias de branding e comunicação interactiva. 

As soluções interactivas da NearInteraction têm grande potencial se aplicadas em locais estratégicos de grande afluência e passagem frequentes, como é o caso de espaços comerciais, pontos de venda, feiras e expositores, museus, centros rodoviários, aeroportos e estações.

A NearInteraction lançou em Novembro de 2008, na Mostra Portugal Tecnológico na FIL, a sua solução Interactive Multi-touch Table. 

As superfícies interactivas multi-touch são plataformas  que permitem a interacção por vários utilizadores, através do toque e do gesto, com gráficos e informação visual apresentada directamente na superfície, criando desta forma uma relação imediata e sensorial entre o mundo físico e digital. Com um simples toque ou movimento, os utilizadores podem mover, rodar, aumentar imagens e videos de forma intuitiva. O forte impacto associado ao carácter intuitivo destes interfaces e tecnologias, permite resultados surpreendentes e duradouros na divulgação quer de conteúdos quer de experiências de marca. 

As soluções multi-touch têm sido uma aposta central da NearInteraction, actualmente na sua terceira geração tecnológica, tendo já sido integradas novas funcionalidades, tais como conectividade bluetooth, RFID e reconhecimento de objectos. 

Na última década temos assistido à profusão de diversos meios de comunicação, a uma crescente multiplicação de produtos e serviços, e  decorrentemente, a uma crescente saturação de conteúdos publicitários e promocionais. A massificação do consumo e a saturação de informação na sociedade de informação proveniente das formas tradicionais de publicidade inibem a capacidade das empresas de estabelecer uma comunicação efectiva e uma relação pessoal com os seus clientes. Outro factor progressivamente mais patente, é a procura de uma maior “experienciação” dos serviços e produtos antes da efectivação da compra. Os advertisers de hoje precisam das mais recentes tecnologias e das estratégias de comunicação mais revolucionárias para conseguirem responder às novas tendências dos consumidores. Para tal, a NearInteraction está idealmente posicionada para capitalizar nestas tendências, combinando criatividade e tecnologia para produzir momentos experienciais, amplos de significado para os consumidores. Os ecrãs tácteis, por exemplo, estão cada vez mais presentes no mundo moderno, e são incorporados cada mais nos mais diversos formatos, desde telemóveis, GPS, terminais de atendimento, frigoríficos e impressoras. O sucesso deste tipo de tecnologia advém do interesse e satisfação natural das pessoas ao tocar e manusear objectos físicos, comportamento que responde a impulsos cognitivos inatos de aprendizagem e compreensão do mundo real. Na vanguarda deste tipo de tecnologia de superfície está o pradigma multi-touch. 

Este novo paradigma de interacção digital, assente na adopção de novos modelos de interacção homem-máquina, baseados na tangibilidade e no gesto, abre um conjunto de oportunidades que poderão num futuro próximo revolucionar a forma como vivemos em sociedade.

Objetivo

O estágio proposto pela NearInteraction visa aprofundar o estudo das potencialidades da tecnologia multi-touch e gestual, perante cenários reais e contextos de aplicação com especificidades próprias, identificados por parte das empresas e instituições que colaboram com a NearInteraction. Na nossa empresa, somos diariamente confrontados com cenários onde os processos de trabalho, a lógica de decisão ou o acesso à informação, para nomear apenas alguns, apresentam um conjunto de necessidades e por vezes dificuldades, que requerem a adopção de novas estratégias de interacção. Ora estes cenários necessitam de um conjunto estruturado de soluções, assente numa nova lógica de utilização, e nesse sentido existe uma grande margem para investigação suportada por equipas com competências em diversas áreas de conhecimento, numa lógica abrangente e multi-disciplinar.

Nesse sentido, a NearInteraction procura criar e potenciar uma plataforma de trabalho, assente no know-how e experiência das pessoas que constituem a sua equipa, podendo oferecer a todos os estudantes que participarem no estágio proposto, uma base que permitirá dar corpo ao seu programa de investigação.

O objectivo final do estágio será o estagiário em conjunto com a NearInteraction desenvolver uma mock-up aplicativa para a tecnologia multi-touch e multi-gestual que visa responder a necessidades de cenários reais e a contextos de aplicação com especificidades próprias. Ou seja, a criação de novas aplicações interactivas, que proporcionam uma experiência intuitiva, diferenciadora e partilhada.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

 O 1º semestre do estágio baseia-se em 2 fases:
- elaboração um enquadramento conceptual perante os cenários propostos pela NearInteraction;
- design da interacção de uma aplicação interactiva para a tecnologia multi-touch e multi-gestual - criação do modelo de interacção. 

Durante o 1º semestre o estagiário deverá deslocar-se regularmente, num intervalo máximo de 15 dias, às instalações da NearInteraction para a realização de uma reunião com o orientador de estágio para apresentar e discutir a evolução do trabalho. 

Plano de Trabalhos - Semestre 2

 O 2º semestre do estágio na área de design de interacção baseia-se em 4 fases: 
- 1º Fase (duração de 1 mês) - Desenhar o interface da aplicação interactiva
- 2º Fase (duração de 2 meses) - Implementar o interface para um modelo front-end numa plataforma a apurar, tal como Flash ou Processing.
- 3º Fase (duração de 20 dias) - Testes de usabilidade e finalização do protótipo
- 4º Fase (duração de 10 dias) - Elaboração de um relatório do processo de execução, documentação dos testes de usabilidade e conclusões finais. 

Condições

O estagiário terá um local de trabalho na empresa
Deve possuir computador portatil 
Os trabalhos do estagiário seleccionados para desenvolvimento serão integrados no planeamento de produção da empresa no 2º semestre.

Renumeração:
1º semestre - o estagiário terá subsidio de transporte e de alimentação nos dias que se deslocar ao escritório da NearInteraction para as reuniões mensais.
2º semestre - o estagiário terá uma renumeração de 300 euros mensais

Observações

Os direitos dos projectos seleccionados para desenvolvimento no âmbito do estágio são propriedade da NearInteraction e poderão eventualmente ser implementados comercialmente.

Orientador

Diogo Terroso
d.terroso@nearinteraction.com 📩