Titulo Estágio
beThere - uma plataforma colaborativa
Área Tecnológica
Engª Informática - Web Application
Local do Estágio
DEI/FCTUC - Pólo II
Enquadramento
A cidade de Coimbra tem mostrado um grande potencial social, cultural e tecnológico nos últimos anos, mostrando capacidade para coordenar e apadrinhar vários eventos nestas áreas. No entanto, a divulgação e massificação cultural correm o risco de vir a estagnar caso não sejam apresentadas alternativas que tirem partido das inovações tecnológicas em particular da web.
Este projecto tem por objectivo democratizar a publicação e o acesso à informação sobre os vários eventos que decorrem no meio urbano, dinamizando assim a cidade e os seus acontecimentos – tanto públicos como particulares. Para isso pretende-se aproveitar um tipo de socialização virtual actualmente em voga através da implementação de uma rede social em que são os próprios utilizadores a gerar a informação sobre eventos que decorram no meio em que estão inseridos.
A existência da rede social sobre a aplicação decorre naturalmente da sua existência porque esta galvaniza a cooperação entre os utilizadores, fomentando assim não só o fornecimento e consumo de informação, como também a criação de discussões de carácter público entre os cidadãos. Isto não só dá uma maior visibilidade aos eventos que acontecem no meio urbano, mas permite que as entidades criadoras de eventos tenham uma melhor percepção da opinião pública em relação aos mesmos. Desta forma, os próprios cidadãos acabam por influenciar a relevância dos vários eventos na cidade, sendo que ao exprimirem o seu nível de agrado pelos vários eventos do seu interesse, a visibilidade destes eventos é aumentada ou diminuída para outros utilizadores com interesses similares.
Objetivo
O objectivo do projecto beThere será a construção um sistema de divulgação de eventos baseado na utilização de um mapa geográfico do meio urbano para representação da informação, assim como da existência de uma rede social para suportar a criação e o consumo dessa informação por parte dos cidadãos.
O serviço será apresentado sob a forma de uma aplicação web construída tendo como base os webservices GoogleMaps / Google Earth. Será baseado numa tecnologia já existente, de fácil acesso e que acima de tudo garante a flexibilidade necessária para estender o projecto a outras cidades ou até ao mundo inteiro tendo como única limitação a capacidade do serviço de hosting onde a aplicação esteja alojada.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
A nível de planeamento do projecto, tendo por início o mês de Setembro foram delineadas várias fases de desenvolvimento:
Levantamento das tecnologias utilizadas para implementação do projecto nomeadamnete as google APIs, frameworks, formas de visualização, etc. [2 meses]
Levantamento das especificações
funcionais / Arquitectura preliminar [2 meses].
Elaboração e apresentação do relatório de estágio intermédio.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
No segundo sementre será realizado o maior esforço de implementação:
Implementação do primeiro protótipo com as funcionalidades core [1,5 meses].
Criação e administração de testes de usabilidade com vista a averiguar o sucesso do sistema a nível de utilização [0,5 meses]
Revisão das funcionalidades core e implementação das funcionalidades totais [3 meses]
Beta-testing, bug-fixing [1 mês].
Elaboração e apresentação do relatório final.
Perfaz-se assim um total de 10 meses,
tendo o projecto final em Julho de 2010 com a defesa final de estágio.
Condições
O estágio não é remunerado.
Observações
Sem observações.
Orientador
Mário Zenha Rela
mzrela@dei.uc.pt 📩