Titulo Estágio
Knowledge Representation – User Experience Improvement
Área Tecnológica
Desenvolvimento de software e usabilidade
Local do Estágio
Aveiro
Enquadramento
A operacionalização de um sistema de geração automática de conhecimento, com recurso a mecanismos de Information Extraction, Information Indexing e Information Classification lançou as bases para actividades complementares no sentido de ligar estas capacidades a sistemas de Enterprise Content Management (ECM) e Enterprise Resource Planning (ERP).
As capacidades de geração de novo conhecimento organizacional são tanto maiores quanto maiores for a quantidade e diversidade de informação recolhida de sistemas de informação em operação nas organizações.
Deste modo, pretende-se que num futuro próximo seja concebido um mecanismo genérico capaz de se ligar a repositórios de documentos e Bases de dados diversas, capaz de distribuir esta informação ao servidor de conhecimento.
De forma genérica, os objectivos que se pretende alcançar são:
- Conceber, especificar e desenvolver um Framework comum de suporte ao mapeamento entre modelos de dados e modelos de conhecimento;
- Conceber, especificar e desenvolver interfaces de comunicação compatíveis entre repositório de um ECM e o Servidor de Conhecimento.
Objetivo
O estágio proposto pretende que o estagiário seja capaz de identificar melhorias na interação com o utilizador, tendo em conta a necessidade de representar grandes volumes de informação. O estágio terá uma forte componente de User Experience no qual se abordará todos os aspectos da experiência de utilização em ambientes web associada à representação de conhecimento. Pretende-se que o estagiário tenha especial sensibilidade para os seguintes factores: O estagiário irá ter contacto com tecnologias, ferramentas e conceitos inovadores, tendo a oportunidade de aprender com uma equipa organizada e dinâmica, seguindo as melhores práticas de desenvolvimento de software, seja pela aplicação do conjunto de práticas/metodologias de desenvolvimento adoptados pela equipa, seja pela infra-estrutura e ferramentas disponibilizadas.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
T1. Estudo da plataforma de gestão de conhecimento
Esta tarefa tem como objectivo a ambientação do estagiário com o sistema de conhecimento existente com enfoque especial na componente web em fase final de desenvolvimento. A carga desta tarefa será distribuída ao longo do tempo, sendo que na fase inicial terá um maior esforço com vista à assimilação dos conceitos mais importantes do sistema de gestão de conhecimento e sobre as suas tecnologias de suporte. O estagiário deverá apreender no mínimo os seguintes sistemas/tecnologias:
§ RDF
§ Ontologias (OWL)
§ API de dados (KServer)
§ Web-services
T2. Estudo de mecanismos que melhorem a experiência do utilizador
Nesta tarefa o estagiário deverá estudar a interface em utilização e prever soluções que permitam representar grandes volumes de informação, identificando mecanismos que tornem a utilização do sistema uma tarefa intuitiva e agradável.
Existem identificados alguns conceitos e/ou técnicas a utilizar para facilitar a interacção com o utilizador, existindo contudo a necessidade de avaliar novos cenários e seleccionar os mais enquadráveis com o volume de informação a representar. As capacidades cognitivas do humano deverão ter um papel central no estudo a realizar.
Algumas conceitos já identificados e que deverão ser aprofundados:
o Mind Mapping
o Clustering
o Associação de imagens
o Mockups gráficos
Convém referir que, sendo o objectivo deste estágio o desenvolvimento de uma perspectiva Web de navegação de uma determinada estrutura de conhecimento (ontologias), é critico dotar o sistema de uma interface intuito, de alta usabilidade e escalável, que permita visualizar “conhecimento” de uma forma rica (ex. grafos, mind-maps). Esta fase irá ter um papel importante na experiência do utilização da aplicação a criar, logo esta fase é de extrema relevância para o resultado final do estágio.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
T4. Prototipagem
Pretende-se avaliar as diferentes técnicas estudadas, sendo que para tal deverão ser construídos protótipos que permitam avaliar o caminho a seguir.
T5. Implementação
Decidido a caminho a seguir para a alteração das interfaces actuais, será necessário repercutir no cliente web as técnicas seleccionadas.
T6. Elaboração do relatório de estágio
Nesta fase o estagiário terá que redigir o seu relatório e criar documentação de apoio, caso esta seja necessária.
Condições
Computador pessoal e software necessário ao desenvolvimento do projecto de estágio.
Integração numa equipa de projecto com 10 elementos, permitindo obter um apoio constante e uma rápida adaptação ao ambiente empresarial.
Pagamento mensal indexado ao Salário Mínimo Nacional (no 1º semestre proporcional ao n.º de horas).
Orientador
Miguel Figueiredo
mfigueiredo@maisis.pt 📩