Titulo Estágio
CIRRUS: Cloud-aware Intelligent Residential Relay for Ubiquous Services
Área Tecnológica
Redes de Dados, Cloud Computing
Local do Estágio
Laboratório de Comunicações e Telemática (DEI/FCTUC)
Enquadramento
Com o advento do \"Cloud Computing\" surge uma nova geração de serviços e paradigmas de uso dos meios computacionais baseados no acesso transparente, uniforme e consistente a dados e aplicações, independentemente da localização dos utilizadores. Nesta perspectiva as \"Service Oriented Architectures\" (SOA) e, consequentemente, a ideia do \"Software as a Service\" (SaaS) surgem como o complemento natural do \"Cloud Computing\". Juntos, constituem as bases de uma arquitectura flexível e escalável de serviços e aplicações capaz de se ajustar dinamicamente às necessidades dos utilizadores e organizações.
Actualmente, ao nível das infraestruturas dos operadores de telecomunicações, a forma como as redes de acesso se encontram pensadas reflecte uma lógica convencional estática centrada em torno da necessidade de proporcionar conectividade e/ou acesso a serviços cuja localização se encontra bem definida, carecendo de mecanismos de aprovisionamento de recursos que acomodem as necessidades específicas da nova geração de aplicações e serviços \"cloud centered\". Idealmente, deveria existir alguma inteligência ao nível das infraestruturas de acesso que proporcionasse um melhor aproveitamento das potencialidades da capacidade massivamente distribuída que se encontra ao dispor dos utilizadores.
Objetivo
Nesta proposta de Dissertação pretende-se criar mecanismos distribuídos ao nível da rede de acesso, implementados no contexto do equipamento de fronteira do cliente doméstico (normalmente a gateway/router de acesso) que permitam alargar até ao perímetro da sua rede a envolvência e alcance das arquitecturas de \"Cloud Computing\". Tais mecanismos cloud-aware deverão contribuir activamente para proporcionar ao utilizador um conjunto de benefícios, tais como possibilitar uma maior transparência no acesso a recursos, funcionalidades de backup suportadas por fornecedores de armazenamento dinâmico online, o suporte à operação em modo \"disconnected\", \"software renting\", gestão total de PCs ou o brokering no acesso a conteúdos, serviços, recursos e aplicações.
O CIRRUS irá ter como ponto de partida a arquitectura de gestão distribuída criada e implementada no contexto do projecto S3P (Segurança em Serviços Triple Play), desenvolvido numa parceria entre o Laboratório de Comunicações e Telemática (Universidade de Coimbra) e a PT Inovação. Para efeitos do desenvolvimento do projecto CIRRUS, será proporcionado o acesso aos recursos e protótipos que constituem o testbed do projecto S3P.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
T1 - ESTUDO PRELIMINAR:
T1.1: Levantamento inicial das necessidades e familiarização com a arquitectura S3P
T1.2: Estudo de casos de uso
T1.3: Análise e proposta de soluções técnicas
Plano de Trabalhos - Semestre 2
T.2 - IMPLEMENTAÇÃO:
T2.1: Desenvolvimento/implementação das Soluções
T2.2: Integração em protótipo
T.3 - VALIDAÇÃO:
T3.1: Testes sintéticos, simulações
T3.2: Testes em ambiente real
T.4 - DOCUMENTAÇÃO FINAL
T4.1: Documentação Final e escrita de Dissertação
Condições
O estágio poderá ser eventualmente remunerado por meio de uma bolsa de
investigação, cujo montante será determinado em função da
disponibilidade e do perfil do estagiário.
Depois de terminado o estágio poderá haver a possibilidade de efectuar um estágio profissional na PT Inovação.
Orientador
Paulo Simões
psimoes@dei.uc.pt 📩