Titulo Estágio
ConfigMAN: Configuration Management OSS for Broadband Access Networks
Área Tecnológica
Redes de Dados
Local do Estágio
Laboratório de Comunicações e Telemática (DEI/FCTUC)
Enquadramento
O modelo actual de gestão de configurações posto em prática pelos operadores de telecomunicações encontra-se demasiado centrado na sua própria infraestrutura, tendo dificuldade em abranger os equipamentos que, de forma crescente, vão sendo colocados pelo operador no “lacete local” (por exemplo equipamentos de EPONs) e na própria rede do cliente (set-top-boxes, gateways, centrais de alarme, contadores inteligentes, etc.). Com o crescimento explosivo do número de clientes e equipamentos conectados (gateways/routers, set-top boxes,etc).
Objetivo
A proposta de Dissertação ConfigMAN parte do trabalho já desenvolvido no âmbito do projecto S3P (Segurança em Ambientes Triple-Play) – conduzido pelo Grupo de Comunicações e Telemática do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra e pela PT Inovação – e tem por objectivo a definição, implementação e avaliação de uma arquitectura de gestão de configuration & asset management mais adaptada à gradual dispersão dos equipamentos a gerir.
Propondo o aproveitamento do posicionamento específico que as gateways domésticas possuem no contexto das infra-estruturas de banda larga – como dispositivos que fazem a mediação entre as fronteiras da rede do operador e dos clientes, o projecto ConfigMAN pretende complementar as características da plataforma S3P no sentido de alargar o contexto dos mecanismos de gestão do operador ao nível da rede de acesso, numa perspectiva distribuída e escalável.
A framework de gestão a desenvolver deverá integrar-se com a arquitectura das aplicações O&G (Operações e Gestão) do operador, em conformidade com as referências eTOM (enhanced Telecom Operations Map), estendendo e uniformizando o seu alcance até ao nível dos equipamentos do cliente. Funcionalidades como o suporte a mecanismos de troubleshooting, configuração dos equipamentos existentes ao nível da rede de acesso e dos clientes (firmware,configurações), asset management ou tracking são apenas um exemplo do leque de possibilidades que esta plataforma poderá implementar.
Este projecto irá ter como ponto de partida a arquitectura de segurança distribuída criada e implementada no contexto do projecto S3P, desenvolvido em conjunto pela PT Inovação e pela Universidade de Coimbra. Para efeitos do desenvolvimento, será proporcionado o acesso aos recursos e protótipos que constituem o testbed do projecto S3P.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
T1 - ESTUDO PRELIMINAR
T1.1 – Levantamento inicial das necessidades e familiarização com a arquitectura S3P
T1.2 – Estudo de casos de uso
T1.3 – Análise e proposta de soluções técnicas
Plano de Trabalhos - Semestre 2
T2 - IMPLEMENTAÇÃO
T2.1 – Desenvolvimento/implementação das Soluções
T2.2 – Integração em protótipo
T3 - VALIDAÇÃO
T3.1 – Testes sintéticos, simulações
T3.2 – Testes em ambiente real
T4 - DOCUMENTAÇÃO
T4.1 – Documentação e escrita de relatório
Condições
O estágio poderá ser eventualmente remunerado por meio de uma bolsa de
investigação, cujo montante será determinado em função da
disponibilidade e do perfil do estagiário.
Depois de terminado o estágio poderá haver a possibilidade de efectuar um estágio profissional na PT Inovação.
Orientador
Paulo Simões
psimoes@dei.uc.pt 📩