Propostas atribuídas ano letico 2025/2026

DEI - FCTUC
Gerado a 2025-08-31 19:23:40 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Plataforma de Mobile Clipping - 1

Área Tecnológica

Aplicações móveis

Local do Estágio

WIT Software, Coimbra

Enquadramento

Este estágio tem como objectivo a implementação de um novo paradigma para “clipping” de notícias, ao qual chamamos de “Clipping 2.0”, que vai tirar partido dos novos serviços de Internet, das novas tendências de blogs e redes sociais na Internet e da funcionalidade dos telemóveis. É um estágio exigente mas como uma abordagem muito desafiante.

Eis alguma história sobre o início da área de “clipping”:

A primeira agência que fornecia o serviço de recolha de artigos de imprensa sobre empresas foi criada em Londres em 1852 por um polaco chamado Romeike. Actores, escritores, músicos e artistas visitavam a sua loja para procurar artigos sobre si, no seu arquivo continental e ele percebeu que ele poderia usar essa vaidade para vender um serviço. A agência mais tarde se tornou Romeike & Curtis e agora faz parte da maior multinacional do meio, a Cision.

Uma agência foi criada em Paris em 1879 por Alfred Cherie, que ofereceu um serviço de clipping parisiense a actores, permitindo-lhes comprar opiniões do seu trabalho ao invés da compra de todo o jornal. 

Mais tarde, com o aparecimento da rádio e televisão nas décadas de 1950 e 1960, as agências de recolha de recortes de imprensa começaram a expandir os seus serviços no acompanhamento destes os meios de informação, tarefa muito facilitada pelo desenvolvimento de sistemas de gravação de áudio e vídeo. Com o crescimento da Internet na década de 1990, as agências de recolha de recortes de imprensa alargaram o serviço de monitorização para o acompanhamento das fontes de informação on-line utilizando novas tecnologias digitais.

Com o fenómeno dos blogs, das redes sociais, do crescimento do comércio electrónico, existe cada vez mais informação sobre empresas e indivíduos na internet, e cada vez mais formas dos clientes expressarem as suas opiniões sobre produtos, empresas, marcas ou por outros indivíduos. Isto leva a que não só as empresas tenham interesse nestes serviços, mas também indivíduos, que querem saber o que os seus amigos, conhecidos ou até desconhecidos dizem sobre si.

Grande parte das empresas com uma dimensão miníma utilizam serviços de acompanhamento de notícias de empresas para monitorar a presença ou os concorrentes presença na imprensa. Também existem serviços que recolhem notícias sobre um determinado tópico, tendência, tecnologia, legislação ou acontecimento.

O site WebClipping.com foi pioneiro no conceito na utilização de formas automáticas de monitorar sites de imprensa na internet em 1998. Desde então, tem havido um crescente mercado de empresas concentradas em acompanhamento on-line de notícias, blogs e outros conteúdos.

Neste momento não existe ainda um serviço que consiga recolher o que os clientes dizem de um produto ou empresa em tempo real, nem em integrar essa informação com o telemóvel de forma eficaz. Todos os serviços assumem um conceito de base de envio de informação à posteriori, normalmente com um dia de atraso. Ora, nos dias de hoje isto não é aceitável.

Um determinado produto que tenha revisões negativas vai perder vendas imediatamente. Quanto mais tempo passar mais se irá acentuar a imagem negativa desse produto. Torna-se necessário identificar esse facto em tempo real, permitir o alerta ao cliente onde quer que ele esteja, e permitir reagir de imediato, para se poder minimizar ou virar a tendência negativa que se esteja a avolumar com o passar do tempo.

Objetivo

Os objectivos principais deste estágio são: a) fazer um levantamento do estado da arte de soluções de clipping na internet; b) elaborar um motor de pesquisa capaz de cruzar dados de redes sociais como o Twitter, Facebook, MySpace e Hi5, com sites de informação fidedigna como a CNN, BBC ou GoogleNews; c) implementar um interface web onde o cliente pode definir os parâmetros de clipping que pretende, para receber resumos com as notícias relevantes por e-mail, MMS e SMS; d) criar aplicações para search de notícias utilizando o motor descrito no primeiro objectivo.

 

Durante a fase de levantamento do estado da arte, espera-se que os estagiários tenham a capacidade de identificar com clareza quais as soluções existentes que poderão competir com o conceito a explorar e deverão ter a capacidade de propor um conjunto de funcionalidades que permitam tornar o Clipping 2.0 numa oferta diferenciadora.

 

O desenvolvimento da componente de pesquisa e catalogação deverá ser feita em conjunto pelos 2 estagiários. O sucesso deste projecto irá depender na sua maioria da boa implementação deste componente. Esta fase irá exigir muito trabalho de equipa, boa capacidade de coordenação entre os dois estagiários e muita comunicação.

 

Uma vez concluida esta etapa do estágio, haverá lugar à implementação das componentes cliente e da componente web de gestão. Nesta fase, espera-se que um dos estagiários fique responsável pelo desenvolvimento dos clientes ao passo que o segundo ficará responsável pelo desenvolvimento da plataforma de gestão do clipping.

 

O desenvolvimento dos clientes, tem por objectivo criar uma widget web, 2 clientes móveis e um site web. A widget deverá ser “W3C compliant” e deverá funcionar quer no browser Opera com suporte para Widgets, quer na Windows Vista SideBar. Os clientes móveis incluem o desenvolvimento de um cliente para terminais J2ME e outro para o iPhone. O site web, será o terceiro canal disponível para a pesquisa.

 

Os objectivos com o desenvolvimento do interface de gestão, passam pela criação de um back-end onde os utilizadores se poderão registar e definir o conjunto de temas a pesquisar e as respectivas formas de distribuição e envio. Um outro objectivo consiste na definição de suporte para o envio dos resumos de notícias por SMS para o utilizador, e também o envio de informação mais detalhada por e-mail ou MMS.

 

No final do estágio, espera-se que os alunos tenham melhorado as capacidades de trabalho em equipa, os conhecimentos de programação estruturada e modular em Java (na componente de servidor). Espera-se também que o estagiário que fique responsável pelos clientes, melhore os seus conhecimentos de programação web e adquira bons conhecimentos de programação para o móvel.

 

Do estagiário que ficar responsável pela parte de gestão, espera-se também que melhore os seus conhecimentos de desenvolvimento orientado à boa usabilidade em ambiente web, bem como boas práticas de desenvolvimento e integração de sistemas com a implementação dos acessos a e-mail, envio de MMS e SMS.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

·         Levantamento do Estado da Arte

o   Início: Set 09

o   Fim: Set 09

o   Duração: 3 semanas

o   No final desta tarefa, espera-se que o aluno tenha produzido um “Documento de Estado da Arte” com o estudo detalhado das soluções existentes para clipping na Internet.

·         Especificação de requisitos + testes:

o   Início: Set 09

o   Fim: Out 09

o   Duração: 3 semanas

o   Espera-se que, no final desta tarefa, o aluno entregue um documento detalhado com a arquitectura da solução, a especificação dos requisitos a implementar e a matriz e especificação de testes a efectuar.

·         Implementação do motor de pesquisa e catalogação:

o   Início: Out 09

o   Fim: Fev 10

o   Duração: 12 semanas

o   Durante esta fase, o aluno deverá implementar toda a componente de servidor que gere a pesquisa e catalogação de informação proveniente de sites de social networking e noticiosos.

·         Preparação do WorkShop intermédio:

o   Início: Fev 10

o   Fim: Fev 10

o   Duração: 1 semana

o   Nesta fase, o aluno deverá preparar a sua apresentação intermédia de estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

·         Desenvolvimento do cliente web+widgets:

o   Início: Fev 10

o   Fim: Jun 10

o   Duração: 16 semanas

o   Nesta fase, o aluno deverá fazer todo o desenvolvimento dos clientes, web e widgets de acordo com o estabelecido nos objectivos do estágio. É também nesta fase que toda a plataforma web de gestão das contas do utilizador deverá sre implementada.

·         Documentação final de estágio:

o   Início: Junho 10

o   Fim: Julho 10

o   Duração: 3 semanas

o    Esta será a última tarefa do estágio. Nesta tarefa, o aluno deverá redigir o relatório final de estágio e fazer a preparação para a defesa.

Condições

Este estágio irá funcionar com 2 alunos, pelo que ambos deverão ter boa capacidade de efectuar trabalho em equipa.

 

Cada aluno terá um posto de trabalho na WIT Software (Coimbra), onde poderá desenvolver todos os trabalhos do seu estágio.

 

O estágio será remunerado de acordo com a remuneração de um estágio profissional.

Observações

- Toda a documentação de projecto será em Inglês.

- O estágio vai ser orientado pelo Professor Paulo Gomes do DEI e pelo Eng. Rui Oliveira da WIT

Orientador

Eng. Rui Oliveira
rui.oliveira@wit-software.com 📩