Titulo Estágio
AIRES - Desenvolvimento de um Modelo Robusto para Avaliação de Risco de Crédito: Módulos Rating Model e Web Services
Área Tecnológica
Engenharia de Software, Programação e Aprendizagem Avançada
Local do Estágio
Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (LARN)
Enquadramento
Nos últimos tempos temos assistido a uma das mais complexas crises financeiras jamais observada. No cerne desta recessão global está uma avaliação deficiente do risco associado ao crédito, o que levou muito dos governos, incluindo o português, a implementar planos de apoio ao sistema banqueiro. Perdas associadas à concessão de crédito são normais na actividade bancária, mas um excesso pode, em último caso, colocar em risco a própria actividade dos bancos. Os bancos têm os seus modelos internos de avaliação para quantificar o risco de empréstimo, mas são modelos que se encontram em fase embrionária de desenvolvimento e que se baseiam em métodos matemáticos simples e pressupostos que se têm revelado inadequados.
Este estágio insere-se num projecto financiado pela FCT, PTDC/GES/70168/2006 onde estudamos algoritmos para a classificação de detecção de falências com recurso a técnicas recentes de data mining tais como \\\\\\\"Support Vector Machines\\\\\\\", \\\\\\\"Manifold Learning\\\\\\\" e redes neuronais. A presente proposta visa dar continuidade ao desenvolvimento do projecto AIRES - Automatic Intelligent Risk Evaluating System - (http://aires.dei.uc.pt), uma ferramenta web dedicada à análise de risco na facultação de crédito, efectuando uma predição da viabilidade de empresas baseada em dados financeiros.
Pretende-se melhorar a plataforma já desenvolvida de forma a torná-la de fácil uso por parte dos utilizadores e mais apetecível para bancos e instituições financeiras que possam vir a usá-la. É um passo na aproximação ao mundo real, onde se procuram utilizar técnicas numéricas para aumentar a precisão dos modelos de avaliação e determinar o risco de crédito de pequenas e médias empresas, recorrendo a esquemas de classificação semelhantes aos usados pelas agências de avaliação.
O resultado deste estágio será a implementação de dois módulos (Web Services(WS) e Rating Model (RM)) que permitam melhorar a integração de dados e análise visual dos mesmo, criar relatórios integrados e personalizados, e análise temporal do risco associado a cada empresa. É um passo no sentido de tornar esta aplicação competitiva e atractiva no plano financeiro.
Objetivo
- Explorar a predição de falência de empresas a partir do estudo da evolução temporal de dados financeiros de empresas (técnicas de Data-Mining)
- Estimar a evolução futura da empresa a partir dos resultados obtidos
- Desenvolver Web-services para comunicação de dados entre a aplicação AIRES e bases de dados pertencentes aos utilizadores, de carácter externo à aplicação, configurável por cada utilizador a nível individual, com comunicação de dados confidencial (carácter Web/Bases de Dados: Html, Sql, Jsp, Java, Web Services)
- Definição das funcionalidades da aplicação a disponibilizar como serviços (p.ex: selecção dos campos da BD a incluir na avaliação, configuração dos parâmetros e métodos de avaliação, protocolo de comunicação de pedido-resposta, apresentação de relatório estatístico e visual do estado da empresa)
- Definição da arquitectura de comunicação (API) entre o web-service e aplicações externas.
- Implementação do módulo da comunicação de dados que preserve a confidencialidade dos dados pertencentes ao utilizador.
- Aprofundar o módulo de administração Back-office do
Aires – gestão de contas de utilizador, dados armazenados por utilizador,
definição de quotas (Web/Bases de Dados: Html, Jsp, Java, Sql)
Plano de Trabalhos - Semestre 1
1 - Estudo das ferramentas de desenvolvimento:
a)Estudo e selecção das tecnologias a utilizar na implementação do web-service (p.ex.: SOAP, ODBC, WSDL, UDDI, Axis) – (Módulo WEB-Service)
b)Estudo e tecnologias de data mining (Weka ) para análise da evolução temporal (Módulo Rating Model)
2- Análise e especificação. Definição das funcionalidades da aplicação a disponibilizar como serviços. Definição da arquitectura de comunicação (API) entre o web-service e aplicações externas. Definição das funcionalidades do Módulo Rating Model.
3 - Relatório intermédio de estágio
Plano de Trabalhos - Semestre 2
5 - Implementação dos módulos Web Service e Rating
Model e integração no sistema AIRES.
6 - Testes e experimentação.
7 - Relatório de estágio.
Condições
Requisitos:
• Domínio
de HTML, SQL, Java.
• Domínio na configuração de servidores em ambiente Unix (ou Linux).
Tecnologias:
C/C++, Java, XML, AJAX, PHP, MySQL, e linguagens de desenvolvimento web
Local do estágio:
Centro de Informática da Universidade de Coimbra;
Observações
Exige-se: Dinamismo, iniciativa e gosto por actividades de I&D na área de análise automática de dados e desenvolvimento aplicações web.
Este Estágio poderá vir a ser
remunerado.
Orientador
Bernardete Ribeiro & Armando Vieira ( ISEP);
bribeiro@dei.uc.pt 📩