Titulo Estágio
Gestão do ciclo de vida de Defects identificados no SDLC
Área Tecnológica
Sistemas de Informação; Engenharia de Software; Modelos de Desenvolvimento;
Local do Estágio
Aveiro
Enquadramento
Hoje em dia as organizações que se dedicam à produção de software – seja ele software à medida, produtos próprios ou serviços, estão interessadas em controlar com eficácia a qualidade do software por elas produzido.
Uma das fases mais importantes do SDLC (Software Development Life Cycle) é a fase de testes. Partindo dos requisitos propostos num workpackage, todos os entregáveis (deliverables) devem ser verificados e validados.
Durante a fase de testes desenhados e executados no TeStudio, os testers identificam artefactos denominados de defects (defeitos). Estes defeitos são registados num sistema de informação – TeStudio Defect Management – para que sejam atribuídos e mitigados pelas equipas de desenvolvimento responsáveis.
A integração coesa entre estes sistemas permite garantir a rastreabilidade de um defeito desde o “sítio” onde foi identificado até onde foi corrigido.
A aplicação de gestão de defeitos serve por um lado os testers que identificam defeitos no software e por outro, os programadores a quem foi atribuída a responsabilidade de correcção desse defeito.
As organizações que se dedicam à produção de software têm muitas vezes sistemas de informação já implementados que dão apoio à gestão de artefactos num determinado software (sejam eles bugs, defects, incidentes, problemas, etc.). É cada vez mais premente a necessidade de integração entre aplicações e sistemas de informação; elas/ eles deverão conseguir comunicar entre si autonomamente.
Objetivo
O TeStudio propõe-se integrar com diversos sistemas de informação 3rd party potenciando assim a utilização do motor de testes que este disponibiliza. A adopção do TeStudio como motor de testes não implica a adopção de um sistema de informação específico para gestão e rastreabilidade de defeitos. Ele propõe-se integrar com os sistemas existentes no mercado desenhados para esse efeito.
Referências: http://www.telbit.pt/product/testudio;
Plano de Trabalhos - Semestre 1
T1 – Familiarização com os conceitos envolvidos e sistemas existentes.
i) Análise de uma arquitectura que permite a interoperabilidade entre serviços expostos por sistemas de informação heterogéneos.
ii) Integração/ familiarização com as metodologias de desenvolvimento adoptadas na empresa.
T2 – Integração na arquitectura do sistema
iii) Análise da documentação existente sobre o motor de testes Telbit: testudio, e SI de gestão de defects: tsdm.
iv) Familiarização com a API que permite orquestrar o TeStudio e TSDM.
v) Análise da arquitectura que suporta interoperabilidade entre sistemas Microsoft .NET e Java.
vi) Estudo da problemática de transacções distribuídas e propagação de contextos transaccionais em Web-Services expostos.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
T3 – Dotar o sistema de informação de gestão de defects com funcionalidades que permitam configurar em “runtime” o workflow de um defect.
i) Desenvolvimento de um serviço em .NET que implemente workflows previamente definidos
ii) Integração do serviço num backend J2EE – suportado em GlassfishV2
T4 – Dotar o sistema de informação de gestão de defects com funcionalidades que permitam a customização da entidade “defect”.
T5 – Integração com BugZilla
T6 – Integração com Quality Center.
Condições
Estágios Normais
Dissertação
Contrato
· É celebrado um contrato de complemento da formação escolar ministrada ao estagiário pela sua Universidade, mantendo assim a sua condição de estudante.
Benefícios financeiros
· Bolsa de estágio no montante de 520,00€ por cada mês de estágio.
· O estagiário beneficia de seguro escolar suportado integralmente pela Universidade.
Deveres do estagiário
· Elaborar e apresentar à Telbit, no final da dissertação, um relatório geral sob a orientação do responsável designado pela Universidade, no prazo de 15 dias após a conclusão do mesmo. O incumprimento desta obrigação terá como consequência o não pagamento do subsídio mensal correspondente ao último mês do estágio.
· Compensar, no final do estágio, toda e qualquer ausência por dias completos, implicando as ausências não compensadas, a perda de eventual subsídio de estágio pelos dias correspondentes.
Estágio Integrado
Dissertação + Estágio Profissional
Candidatos Elegíveis
A Telbit disponibiliza a estudantes com uma média igual ou superior a 14 valores, estágios integrados, os quais consistem na realização de uma dissertação e de um estágio profissional.
Bolsa de Incentivo
Os estagiários de estágios integrados, além dos benefícios e deveres identificados anteriormente para dissertações, beneficiam ainda de uma Bolsa de Incentivo, a qual consiste num montante pecuniário total e único de 2.000,00 Euros (dois mil euros).
· A bolsa será paga em duas fases:
1ª fase: 30% com a assinatura do termo de aceitação;
2ª fase: 70% após a conclusão da formação académica final, seja a Licenciatura Pré-Bolonha ou 2º ciclo de estudos de Bolonha, mediante a entrega do certificado de habilitações.
· Por cada valor acima da média final da formação académica de 14 valores será atribuída uma bonificação de 250,00 Euros (duzentos e cinquenta euros) a pagar na 2ª fase.
· Por cada valor igual ou acima de 18 na nota de estágio, será atribuída uma bonificação de 250,00 Euros (duzentos e cinquenta euros), (acumulável com a anterior) a pagar na 2ª fase.
· A atribuição do montante respeitante à 2ª fase está condicionada ao cumprimento das seguintes condições:
o Antes da conclusão do curso:
§ Realização do trabalho de fim de curso.
§ Realização da dissertação na Telbit. Nestes casos a Telbit atribuirá uma correspondente bolsa de dissertação.
o Após a conclusão do curso:
§ Obtenção de uma média final de curso igual ou superior a 14 valores (na Licenciatura pré-Bolonha ou nos 1º e 2º ciclos de estudos de Bolonha);
§ Realização de um estágio profissional com um subsídio de estágio no valor de 920,00€ na Telbit, com a duração de um ano, mediante a celebração de um contrato a formalizar no momento de termo de aceitação e condições de concessão da Bolsa.
· Os candidatos que não cumpram as condições estipuladas nos pontos anteriores, em concreto a realização de Dissertação e/ou estágio profissional, serão obrigados a devolver os montantes que tenham sido abonados.
· Durante o estágio profissional o estagiário beneficiará de um seguro de acidentes de trabalho da responsabilidade da Telbit.
· O estágio profissional poderá ser interrompido por um período não superior a 20 dias úteis, seguidos ou interpolados, quer por encerramento temporário da Telbit quer por impossibilidade do estagiário.
Observações
· O estágio decorrerá nas instalações da Telbit, ou em qualquer estabelecimento indicado pela empresa e sob orientação e supervisão de orientador designado pela Telbit, ao qual o estagiário se deverá reportar.
· As despesas de deslocação para fora do estabelecimento da Telbit, desde que enquadrados no âmbito do estágio e solicitadas pela empresa, ocorrerão por conta desta mediante a apresentação de documentos titulados, até a um valor máximo de acordo com as orientações em vigor.
· O estagiário deve guardar lealdade à Telbit, designadamente comprometendo-se a, durante a vigência e após a cessação deste contrato, manter total confidencialidade e a não tirar partido, directa ou indirectamente, dos conhecimentos e informações a que tenha acesso no âmbito do estágio.
· O estagiário deve respeitar as normas vigentes na Telbit, nomeadamente a ser assíduo e pontual.
· Cabe à Telbit a propriedade dos relatórios bem como de todo o suporte documental e todo o código fonte desenvolvido pelo estagiário, desenvolvido durante o estágio, sem prejuízo da sua normal utilização no âmbito do mesmo.
Orientador
Márcio Neves
mneves@telbit.pt 📩