Propostas atribuídas ano letico 2025/2026

DEI - FCTUC
Gerado a 2025-12-06 01:06:52 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Configuração de Serviços de Operadoras de Comunicações Móveis

Área Tecnológica

Sistemas de Informação; Bases de dados

Local do Estágio

Aveiro

Enquadramento

Devido à necessidade actual de ferramentas de apoio à parametrização/ configuração, controlo e monitorização de lógicas de controlo de negócio, o mercado relativo ao desenvolvimento de soluções de software à medida para aplicações corporativas, está em contínua expansão. A acessibilidade e portabilidade de uma ferramenta são desde sempre premissas muito importantes numa dada ferramenta de software e os servidores aplicacionais que disponibilizam interfaces acessíveis via um browser – cliente que qualquer recurso computacional disponibiliza - têm ganho bastante popularidade e relevância no mercado de software. Nesta família de aplicações surge o J2EE (Java 2 Enterprise Edition) que é uma plataforma de programação orientada a aplicações multi-camada.

O estagiário terá a possibilidade de integrar uma equipa de profissionais com extensa experiência no desenvolvimento de aplicações corporativas. Terá também contacto com problemas complexos relacionados com o desenvolvimento, testes, instalação e distribuição de aplicações cuja utilização já está amplamente difundida.

Objetivo

Pretende-se evoluir uma aplicação corporativa atendendo ás especificações J2EE (JDBC, Servlets, JSP’s, EJB’s, etc.), e frameworks como o Struts, Spring, etc. que permita a configuração e monitorização da lógica de controlo de negócios de uma operadora de telecomunicações móveis.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

T1 – Familiarização com os conceitos envolvidos e sistemas existentes.

i)              Análise da arquitectura de diferentes sistemas de informação que envolvem 1 ou mais Bases de Dados e aplicações de gestão/ interacção desses sistemas de informação.

ii)             Integração/ familiarização com as metodologias de desenvolvimento adoptadas na empresa.

 

T2 – Integração na arquitectura de configuração do serviço genérico de controlo de chamadas (Plataforma NGIN da PT Inovação).

iii)            Análise da documentação existente e produção de alterações à documentação

 

Plano de Trabalhos - Semestre 2

T3 – Desenvolvimento da API de Lógica de controlo de versões de forma a integrar packages de software de entidades externas apenas por configuração (interfaces and delegates)

i)              Integração dos módulos da VIVO Brasil no sistema de controlo de versões

ii)             Integração de um módulo custom da TMN para configuração de bónus e promoções

 

T4 – Desenvolvimento de interfaces web-based baseadas em Spring Framework para alguns packages genéricos do serviço 3G

iii)            Implementação dos interfaces para o package Notifications, Lists, Status, Call Clearence Control, End Call Notification e outros.

iv)            Análise de mecanismos de documentação automática de código e integração de um destes mecanismos no projecto PCA – Package Configuration Application.

 

T5 – Implementação de um mecanismo de descoberta de módulos externos e geração automática de código recorrendo ao paradigma AOP.

Condições

Estágios Normais
Dissertação

Contrato

·          É celebrado um contrato de complemento da formação escolar ministrada ao estagiário pela sua Universidade, mantendo assim a sua condição de estudante.

Benefícios financeiros

·          Bolsa de estágio no montante de 520,00€ por cada mês de estágio.

·          O estagiário beneficia de seguro escolar suportado integralmente pela Universidade.

Deveres do estagiário

·          Elaborar e apresentar à Telbit, no final da dissertação, um relatório geral sob a orientação do responsável designado pela Universidade, no prazo de 15 dias após a conclusão do mesmo. O incumprimento desta obrigação terá como consequência o não pagamento do subsídio mensal correspondente ao último mês do estágio.

·          Compensar, no final do estágio, toda e qualquer ausência por dias completos, implicando as ausências não compensadas, a perda de eventual subsídio de estágio pelos dias correspondentes.


Estágio Integrado
Dissertação + Estágio Profissional

Candidatos Elegíveis

A Telbit disponibiliza a estudantes com uma média igual ou superior a 14 valores, estágios integrados, os quais consistem na realização de uma dissertação e de um estágio profissional.

 

Bolsa de Incentivo

Os estagiários de estágios integrados, além dos benefícios e deveres identificados anteriormente para dissertações, beneficiam ainda de uma Bolsa de Incentivo, a qual consiste num montante pecuniário total e único de 2.000,00 Euros (dois mil euros).

 

·          A bolsa será paga em duas fases:         

1ª fase: 30% com a assinatura do termo de aceitação;

2ª fase: 70% após a conclusão da formação académica final, seja a Licenciatura Pré-Bolonha ou 2º ciclo de estudos de Bolonha, mediante a entrega do certificado de habilitações.

·          Por cada valor acima da média final da formação académica de 14 valores será atribuída uma bonificação de 250,00 Euros (duzentos e cinquenta euros) a pagar na 2ª fase.

·          Por cada valor igual ou acima de 18 na nota de estágio, será atribuída uma bonificação de 250,00 Euros (duzentos e cinquenta euros), (acumulável com a anterior) a pagar na 2ª fase.

·          A atribuição do montante respeitante à 2ª fase está condicionada ao cumprimento das seguintes condições:

 

o    Antes da conclusão do curso:

§   Realização do trabalho de fim de curso.

§   Realização da dissertação na Telbit. Nestes casos a Telbit atribuirá uma correspondente bolsa de dissertação.

 

o   Após a conclusão do curso:

§  Obtenção de uma média final de curso igual ou superior a 14 valores (na Licenciatura pré-Bolonha ou nos 1º e 2º ciclos de estudos de Bolonha);

§  Realização de um estágio profissional com um subsídio de estágio no valor de 920,00€ na Telbit, com a duração de um ano, mediante a celebração de um contrato a formalizar no momento de termo de aceitação e condições de concessão da Bolsa.

 

·          Os candidatos que não cumpram as condições estipuladas nos pontos anteriores, em concreto a realização de Dissertação e/ou estágio profissional, serão obrigados a devolver os montantes que tenham sido abonados.

 

·          Durante o estágio profissional o estagiário beneficiará de um seguro de acidentes de trabalho da responsabilidade da Telbit.

·          O estágio profissional poderá ser interrompido por um período não superior a 20 dias úteis, seguidos ou interpolados, quer por encerramento temporário da Telbit quer por impossibilidade do estagiário.

Observações

·          O estágio decorrerá nas instalações da Telbit, ou em qualquer estabelecimento indicado pela empresa e sob orientação e supervisão de orientador designado pela Telbit, ao qual o estagiário se deverá reportar.

·          As despesas de deslocação para fora do estabelecimento da Telbit, desde que enquadrados no âmbito do estágio e solicitadas pela empresa, ocorrerão por conta desta mediante a apresentação de documentos titulados, até a um valor máximo de acordo com as orientações em vigor.

·          O estagiário deve guardar lealdade à Telbit, designadamente comprometendo-se a, durante a vigência e após a cessação deste contrato, manter total confidencialidade e a não tirar partido, directa ou indirectamente, dos conhecimentos e informações a que tenha acesso no âmbito do estágio.

·          O estagiário deve respeitar as normas vigentes na Telbit, nomeadamente a ser assíduo e pontual.

·          Cabe à Telbit a propriedade dos relatórios bem como de todo o suporte documental e todo o código fonte desenvolvido pelo estagiário, desenvolvido durante o estágio, sem prejuízo da sua normal utilização no âmbito do mesmo.

Orientador

Márcio Neves
mneves@telbit.pt 📩