Propostas atribuídas ano letico 2025/2026

DEI - FCTUC
Gerado a 2025-12-06 01:59:09 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Optimização de Processo de Carregamento Fontes de Informação em SGF

Área Tecnológica

Sistemas de Apoio à Decisão

Local do Estágio

Aveiro

Enquadramento

A fraude em telecomunicações é um fenómeno em constante mutação que assume distintas vertentes (subscrição, técnica, interna, agentes, etc.) que são transversais à estrutura do operador e que, segundo diversos estudos poderá originar perdas entre 3% a 6% das receitas dos operadores. A evolução tecnológica, conjugada com a dinâmica de lançamento de novos produtos e serviços, constitui um factor adicional de preocupação, pela possibilidade de originar novas técnicas de fraude e exigir o tratamento de novas fontes de informação.


Os sistemas de gestão da fraude (SGF) são uma ferramenta essencial para os operadores de telecomunicações porque permitem a análise de uma forma inteligente de grandes volumes de informação e identificação de padrões de fraude em tempo útil.


O Centaur é um SGF desenvolvido pela Telbit, em parceria com a PT Inovação, que se encontra actualmente em produção no maior operador nacional de telecomunicações, a TMN – Telecomunicações Móveis Nacionais S.A. e que permite um controlo eficaz de todas as vertentes de fraude.


Pretende-se com este mestrado, o desenvolvimento de funcionalidades ao nível da fase de ETL, que permitam um ganho significativo na integração de novas fontes de tráfego.


Actualmente, o Centaur faz a colecta, mediação e carregamento de cerca de 45 milhões de registos de tráfego (CDRs) diariamente, pelo que uma das principais preocupações será ao nível da performance, ou seja, é necessário não só agilizar a construção de todo o processo de ETL, mas também fazer com que este seja executado com o máximo de performance possível.

Objetivo

 
O objectivo é dotar o Centaur com um conjunto de ferramentas de alto nível na fase de ETL que permita, por um lado, diminuir significativamente o custo da integração de novas fontes, e por outro, que esta integração garanta um nível de performance satisfatório e sem grandes oscilações em relação ao esperado.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

T1 – Contextualização na área da detecção de Fraude e SGF Centaur  (M1 - M2)

T2 – Análise e Especificação de Requisitos (M1 - M3)

T3 – Implementação dos Requisitos (M3 - M5)

==

Nota: Mx = mês x do 1º semestre

Plano de Trabalhos - Semestre 2

T3 – Implementação dos Requisitos (M1)

T4 – Integração e testes funcionais à(s) ferramenta(s) (M2 - M5)

T5 – Elaboração da Dissertação (M5)

==

Nota: Mx = mês x do 2º semestre

Condições

Estágios Normais

  • Dissertação

Contrato

  • É celebrado um contrato de complemento da formação escolar ministrada ao estagiário pela sua Universidade, mantendo assim a sua condição de estudante.

Benefícios financeiros

  • Bolsa de estágio no montante de 520,00€ por cada mês de estágio.

  • O estagiário beneficia de seguro escolar suportado integralmente pela Universidade.

Deveres do estagiário

  • Elaborar e apresentar à Telbit, no final da dissertação, um relatório geral sob a orientação do responsável designado pela Universidade, no prazo de 15 dias após a conclusão do mesmo. O incumprimento desta obrigação terá como consequência o não pagamento do subsídio mensal correspondente ao último mês do estágio.

  • Compensar, no final do estágio, toda e qualquer ausência por dias completos, implicando as ausências não compensadas, a perda de eventual subsídio de estágio pelos dias correspondentes.

Estágio Integrado

  • Dissertação + Estágio Profissional

Candidatos Elegíveis

A Telbit disponibiliza a estudantes com uma média igual ou superior a 14 valores, estágios integrados, os quais consistem na realização de uma dissertação e de um estágio profissional.


Bolsa de Incentivo

Os estagiários de estágios integrados, além dos benefícios e deveres identificados anteriormente para dissertações, beneficiam ainda de uma Bolsa de Incentivo, a qual consiste num montante pecuniário total e único de 2.000,00 Euros (dois mil euros).


  • A bolsa será paga em duas fases:

1ª fase: 30% com a assinatura do termo de aceitação;

2ª fase: 70% após a conclusão da formação académica final, seja a Licenciatura Pré-Bolonha ou 2º ciclo de estudos de Bolonha, mediante a entrega do certificado de habilitações.

  • Por cada valor acima da média final da formação académica de 14 valores será atribuída uma bonificação de 250,00 Euros (duzentos e cinquenta euros) a pagar na 2ª fase.

  • Por cada valor igual ou acima de 18 na nota de estágio, será atribuída uma bonificação de 250,00 Euros (duzentos e cinquenta euros), (acumulável com a anterior) a pagar na 2ª fase.

  • A atribuição do montante respeitante à 2ª fase está condicionada ao cumprimento das seguintes condições:


    • Antes da conclusão do curso:

      • Realização do trabalho de fim de curso.

      • Realização da dissertação na Telbit. Nestes casos a Telbit atribuirá uma correspondente bolsa de dissertação.


  • Após a conclusão do curso:

  • Obtenção de uma média final de curso igual ou superior a 14 valores (na Licenciatura pré-Bolonha ou nos 1º e 2º ciclos de estudos de Bolonha);

  • Realização de um estágio profissional com um subsídio de estágio no valor de 920,00€ na Telbit, com a duração de um ano, mediante a celebração de um contrato a formalizar no momento de termo de aceitação e condições de concessão da Bolsa.


  • Os candidatos que não cumpram as condições estipuladas nos pontos anteriores, em concreto a realização de Dissertação e/ou estágio profissional, serão obrigados a devolver os montantes que tenham sido abonados.


  • Durante o estágio profissional o estagiário beneficiará de um seguro de acidentes de trabalho da responsabilidade da Telbit.

  • O estágio profissional poderá ser interrompido por um período não superior a 20 dias úteis, seguidos ou interpolados, quer por encerramento temporário da Telbit quer por impossibilidade do estagiário.

Observações

  • O estágio decorrerá nas instalações da Telbit, ou em qualquer estabelecimento indicado pela empresa e sob orientação e supervisão de orientador designado pela Telbit, ao qual o estagiário se deverá reportar.

  • As despesas de deslocação para fora do estabelecimento da Telbit, desde que enquadrados no âmbito do estágio e solicitadas pela empresa, ocorrerão por conta desta mediante a apresentação de documentos titulados, até a um valor máximo de acordo com as orientações em vigor.

  • O estagiário deve guardar lealdade à Telbit, designadamente comprometendo-se a, durante a vigência e após a cessação deste contrato, manter total confidencialidade e a não tirar partido, directa ou indirectamente, dos conhecimentos e informações a que tenha acesso no âmbito do estágio.

  • O estagiário deve respeitar as normas vigentes na Telbit, nomeadamente a ser assíduo e pontual.

  • Cabe à Telbit a propriedade dos relatórios bem como de todo o suporte documental e todo o código fonte desenvolvido pelo estagiário, desenvolvido durante o estágio, sem prejuízo da sua normal utilização no âmbito do mesmo.

Orientador

Carlos Vieira
cvieira@telbit.pt 📩