Propostas inseridas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-07-17 10:15:54 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

Previsão de hábitos de consumo em sistemas de streaming de conteúdos

Local do Estágio

Maia

Enquadramento

O impacto ambiental do setor de Media é significativo. Ao contrário de muitas outras indústrias na Europa, as emissões de CO2 desta indústria na Europa estão em constante aumento, também devido ao constante aumento no consumo de Media, especialmente através de plataformas de streaming.
Nesse sentido, reduzir o impacto das tecnologias de produção e distribuição de Media sobre a sustentabilidade do planeta é essencial para mitigar as mudanças climáticas e isso requer a adoção de práticas mais sustentáveis em todas as etapas da cadeia de valor dos Media, desde a produção até ao consumo final.

Na atualidade, para cada conteúdo, o respetivo produtor do mesmo envia-o com todas as resoluções (desde a qualidade muito elevada, até à resolução mais baixa) para uma infraestrutura de CDN. A CDN replica todo esse conteúdo para diferentes nós locais, seja ele este utilizado ou não. Nesta nova metodologia, há uma adaptação do sistema de ingest, de forma a que o mesmo, com base em padrões de utilização, (sejam eles sazonais, diários ou regionais) seja envia apenas enviado o conteúdo e resoluções mais adequados para uma determinada região (nó da CDN), assim como as resoluções. Assim, conteúdos que sejam enviados para zonas onde a infraestrutura de rede é de baixa qualidade apenas receberão conteúdos com resoluções mais baixas, enquanto, em casos em que a infraestrutura de rede é mais poderosa (Ex: países nórdicos) apenas será necessário enviar os conteúdos nas resoluções mais elevadas.

Numa primeira fase, a MOG fez a recolha das métricas de consumo de conteúdos angariando dados sobre os seguintes parâmetros: conteúdo visualizado, tempo de duração da visualização, local de visualização e resoluções usadas entre outros.

Com base nestes dados é necessário criar um modelo de inteligência artificial que permita prever comportamentos futuros de consumo de conteúdos e com base nessas mesmas previsões adaptar o processo de ingestão de conteúdos e o armazenamento dos mesmos num ambiente cloud. Esta proposta visa definir essa ferramenta de inteligência artificial que permitirá reduzir o volume de dados transmitidos para a cloud e armazenados na mesma, contribuindo, desta forma, para reduzir os custos e aumentar a eficiência energética na produção de media.

Objetivo

Os objectivos a atingir com o projecto deverão ser os seguintes:
- Investigar o estado da arte no que diz respeito a projectos, iniciativas, ferramentas e aplicações de algoritmos de inteligência artificial
- Analisar os dados existentes e escolher as ferramentas de AI mais indicadas para criar um sistema de predição de hábitos de consumo de media.
- Concepção e criação de um conjunto de ferramentas e mecanismos que permitam a criação de uma framework que permita o streaming sustentável de conteúdos multimédia.
- Teste e validação do protótipo

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Fase I – Análise do estado da arte
Fase II – Definição dos requisitos, especificações e arquitectura do sistema

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Fase III - Estruturação e angariação do dataset
Fase IV - Implementação das ferramentas e algoritmos de AI
Fase V - Teste e validação do protótipo
Fase VI – Escrita do relatório

Condições

O estudante terá direito a um posto de trabalho próprio com os recursos necessários ao desenvolvimento do trabalho com qualidade

Sempre que possível irá verificar-se a possibilidade de enquadrar o projecto num estágio profissional

A tipologia de trabalho (remoto, presencial, híbrido) será decidida em comum acordo com o aluno

Orientador

Alexandre Ulisses Silva
alexandre.ulisses@mog-technologies.com 📩