Propostas para selecção dos alunos

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-11-27 05:18:49 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Bridge Cost Forecast

Local do Estágio

Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra

Enquadramento

O processo de estudo prévio e orçamentação preliminar de processos de construção civil como Pontes condiciona e limita de forma relevante, não apenas a competitividade da cadeia de valor da Engenharia de Pontes e em particular os clientes, maioritariamente Governos que financiam as pontes e, por consequência, os utilizadores finais, que para além de verem os prazos e os custos desnecessariamente acrescidos, recebem repetidas vezes a melhor das soluções conhecidas pelos técnicos envolvidos, e não necessariamente a melhor solução possível no estado da arte global em cada momento.

A empresa BERD, em consórcio com a Universidade de Coimbra, tem como objetivo investigar, desenvolver e validar em condições reais de utilização um Sistema de Informação modular que permitirá realizar, em apenas algumas horas e de forma automática, um orçamento preliminar consistente de uma ponte, tendo como referência o Estado da Arte Global sendo que uma simulação poderá ser feita em poucos minutos. O sistema a desenvolver deverá incorporar e conjugar ferramentas económico-financeiras, ferramentas analíticas e numéricas, ferramentas estatísticas e ferramentas heurísticas e de Inteligência Artificial, assentes em modelos matemáticos e suportados por bases de dados robustas, representativas e evolutivas. Robustas no sentido de ser persistente e válida no tempo; representativas pois inclui informação de projetos reais previamente colecionadas e que representam informação de casos de orçamentação do passado e evolutivas no sentido que será uma base de informação em construção em que futuro mais orçamentos podem vir a complementar a informação actual adicionando novas técnicas, custos diversos e processos de construção diferentes.

A solução pretende resolver as principais lacunas que se observam no processo de estudo prévio e orçamentação no âmbito da engenharia de pontes. Entre as principais lacunas destacam-se: (i) o enorme consumo de recursos internos, que se traduz em perdas de eficiência e de produtividade, assim como os prazos dilatados que impactam direta e negativamente o processo de negociação/tomada de decisão, que se refletem em enormes perdas de competitividade; (ii) a falta de transparência do processo de orçamentação e, por último; (iii) a reduzida amplitude de soluções técnicas consideradas, atualmente limitadas ao conhecimento dos técnicos envolvidos.

Assim, a BERD com a colaboração da UC, pretende nesta fase criar uma solução de análise e previsão de custos olhando para um conjunto existente de dados sobre orçamentos anteriores, processos, materiais, quantidades e custos. O conjunto de dados disponibilizado pela BERD é tabular a ser extraído do sistema de base de dados actual, que inclui informação temporal (e.g. execução de orçamentos do passado, variáveis de evolução do custo de materiais) com varíaveis categóricas e numéricas contínuas e discretas (e.g. custos de material, quantidade adquirida e necessária).

Objetivo

Aplicação de modelos de análise e regressão de dados para construção de modelo de previsão de custos para modelos de orçamentação.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

T1 – Estado da Arte em análise de dados, modelos preditivos e de regressão;
T2 - Preparação e análise dos dados;
T3 - Proposta de framework e especificação de requisitos;
T4 – Escrita de relatório intermédio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

T1 – Implementação do sistema;
T2 – Experimentação e validação;
T3 - Refinamento do sistema;
T4 - Disseminação do trabalho desenvolvido através da escrita e publicação de um artigo científico;
T5 – Escrita do relatório final.

Condições

Este trabalho será realizado nos grupos de investigação Cognitive and Media Systems (CMS/CISUC) e Evolutionary and Complex Systems (ECOS/CISUC).

Existe a possibilidade de o/a aluno/a receber uma bolsa de investigação para Licenciado de pelo menos 6 meses, renovável por igual período mediante acordo entre o orientador e o/a aluno/a. A bolsa seguirá as diretrizes das bolsas mensais da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Orientador

João Correia / Tiago Martins
jncor@dei.uc.pt 📩