Propostas com alunos identificados

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-11-24 07:14:29 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Desenvolvimento de modelos de risco clínicos: aspectos de interpretabilidade e de personalização

Local do Estágio

Laboratório de Computação Adaptativa do CISUC

Enquadramento

Este estágio enquadra-se na área da informática clinica, em particular na aplicação de metodologias de inteligência computacional ao desenvolvimento de modelos de risco Cardiovascular.

O principal objectivo consiste no desenvolvimento de modelos de previsão de Risco Cardiovascular, que permitam realizar a fusão de evidência clínica com conhecimento extraído de bases de dados e sejam, simultaneamente, interpretáveis e personalizados.
Para tal o trabalho recorrerá ao desenvolvimento de algoritmos e metodologias capazes de extrair conhecimento a partir de bases de dados clínicas (abordagem baseada em dados). O resultado destes modelos/algoritmos deve ser interpretável, a fim de ser poder ser aceite de forma efectiva pelos clínicos, bem como facilitar a tarefa de integração com a evidência clínica existente.

Objetivo

Os principais desafios científicos que se colocam são orientados para três problemas fundamentais: i) Uso de bases de dados clínicas para extracção e representação adequada (interpretabilidade) de conhecimento clinico; ii) Integração deste resultado com a evidencia clínica; iii) personalização dos modelos tendo em conta as características distintas dos pacientes.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1. Extracção e representação de conhecimento
Resultados esperados: relatório sobre o estado da arte relativo ao desenvolvimento de modelos interpretáveis a partir de dados. Além da interpretabilidade, especial atenção deverá ser dada a aspectos de personalização.

2. Fusão de informação
Resultados esperados: relatório sobre o estado da arte relativo ao desenvolvimento de técnicas de fusão capazes de combinar fontes de informação distintas

3. Implementação – primeira versão
Resultados esperados: Programa em Matlab/Python que implemente e valide (de forma parcial) os modelos identificados nas fases 1 e 2. Estudo da base de dados fornecidos pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e requisitos/restrições clínicas.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

4. Implementação dos métodos identificados na fase 1 e 2
Resultado esperado: Programa em Matlab/Python que implemente e valide os modelos identificados na fase 1 e 2, usando dados fornecidos pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
O problema concreto a estudar será orientado para doentes admitidos no hospital com enfarto de miocárdio, nomeadamente na detecção precoce/avaliação de risco de novos eventos . Várias técnicas poderão ser implementadas e comparadas.
Os modelos devem permitir integrar evidência clinica. Um problema concreto de estudo será a integração em modelos de risco existentes de novos factores de risco.

Discussão dos resultados, em particular, do ponto de vista clinico.


5. Escrita da tese

Condições

O trabalho decorrerá nos Laboratórios do Grupo de Computação Adaptativa do CISUC, no DEI.
AS bases de dados serão fornecidas pelos CHUC

Observações

Os algoritmos devem preferencialmente ser implementados em Matlab/Python.
Este trabalho tem um conteúdo de investigação significativo, com elevado potencial de impacto na comunidade científica e clínica, nomeadamente expresso em publicações em conferências e revistas internacionais.


Co- Orientadores
Prof. Simão Paredes - Prof Adjunto ISEC
Dr. José Pedro Sousa - Cardiologista CHUC

Orientador

Jorge Henriques
jh@dei.uc.pt 📩