Propostas Atribuidas com Aluno

DEI - FCTUC
Gerado a 2025-02-04 02:42:34 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Deteção de lixo marinho em zonas costeiras utilizando a integração de sistemas aéreos não tripulados (UAS) e IA (Inteligência Artificial)

Áreas de especialidade

Sistemas Inteligentes

Sistemas Inteligentes

Local do Estágio

Coimbra

Enquadramento

A quantidade de lixo marinho (LM) no ambiente marinho está a aumentar exponencialmente, sendo mais de 80% composto por detritos de plástico. Para atenuar este problema, as agências europeias precisam de compreender os níveis e a composição do lixo marinho, a fim de atenuar este problema ambiental.
As abordagens tradicionais para a monitorização do lixo marinho nas linhas costeiras baseiam-se em contagens visuais numa área limitada (transectos de 100 m), o que consome muito tempo e não é eficiente em áreas de maior cobertura e zonas remotas. Neste contexto, os UAS (Unmanned Aerial Systems - Sistemas Aéreos Não Tripulados) proporcionam novas oportunidades para a monitorização e investigação ambiental, oferecendo uma plataforma aérea rentável para a deteção autónoma, inspeção e rastreio do lixo marinho nas zonas costeiras.

Objetivo

O principal objetivo deste trabalho é desenvolver um sistema integrado (software e hardware) baseado em UAS e IA (Inteligência Artificial), numa abordagem integrada para a criação de novas ferramentas e métodos para avaliar os níveis de lixo marinho nas costas, a fim de reduzir o tempo de pesquisa para monitorização e recolha. Para tal, durante 2 semestres, os testes serão empregues à escala regional, de forma a criar um serviço pioneiro em Portugal, que poderá estar disponível para uma série de utilizadores finais (autoridades, governos, investigadores, ONGs, entre outros).

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Durante o 1º semestre, o trabalho será composto pelas seguintes fases de desenvolvimento:
F1 – Análise do estado da arte (25% do semestre): Análise das tecnologias e algoritmos atuais
F2 – Levantamento de requisitos (25% do semestre): Identificação das melhores práticas e tecnologias a serem utilizadas no trabalho. Definição dos critérios de avaliação das soluções implementadas.
F3 – Protótipo (50% do semestre): Desenvolvimento de protótipos. Início da implementação para integração dos modelos desenvolvidos.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Durante o 2º semestre, o trabalho será composto pelas seguintes fases de desenvolvimento:
F4 – Implementação (70% do semestre): Desenvolvimento e implementação das soluções. Integração dos algoritmos no sistema e finalização.
F5 – Testes (20% do semestre): Testes rigorosos para avaliar a robustez, performance e precisão das soluções implementadas, incluindo a avaliação. Correção de erros e otimização dos algoritmo.
F6 – Deploy e relatório de projeto (10% do semestre): Revisão final da aplicação desenvolvida, disponibilização para produção, elaboração do relatório final do projeto.

Condições

estágio não remunerado

Orientador

João António Marques Duarte
jaduarte@ipn.pt 📩