Titulo Estágio
Desenvolvimento e treino de sistema para geração de insights e visualizações baseadas num conjunto de dados de retalho
Áreas de especialidade
Sistemas Inteligentes
Local do Estágio
Nest Collective Downtown, Rua da Sota nº 2
Enquadramento
O estágio que está a ser proposto tem lugar numa empresa denominada Brands and Ninjas, que opera na área de Retail Tech. A Brands and Ninjas (B&N) começou por oferecer ao mercado uma plataforma B2B que possibilita às marcas realizar auditorias a campanhas de marketing físicas implementadas em espaços comerciais. Estas auditorias, efetuadas no ponto de venda por uma comunidade de auditores, recrutados através de crowdsourcing e apelidados de ninjas, proporcionam às marcas acesso imediato à informação no local, facilitando uma rápida correção de inconformidades. No entanto, apesar de marcas reconhecidas como Delta e Lactogal estarem satisfeitas com o impacto das auditorias nas suas operações, incentivaram a B&N a integrar os dados recolhidos pelos ninjas no terreno com os dados recebidos diariamente dos retalhistas. Este desenvolvimento levou à criação de um novo produto chamado Brands & Data, que oferece às equipas das marcas acesso diário ao estado dos produtos por loja, incluindo dados sobre vendas, stocks, roturas, entre outras métricas. Além da monitorização do desempenho atual, a Brands & Data inclui também uma secção de previsão de vendas e roturas futuras, permitindo às marcas intervir junto dos retalhistas para mitigar problemas antecipados. A entrega desta solução às marcas é realizada através de várias vias, incluindo dashboards personalizados conforme a tipologia da equipa (como vendedores e equipas de gestão) e o envio de alertas sobre o estado dos pontos de venda por email ou WhatsApp.
No entanto, as equipas comerciais dos nossos clientes são bastante heterogéneas, com um elevado número de comerciais a apresentarem baixa competência digital e literacia gráfica, o que dificulta a exploração, leitura e interpretação dos dashboards. Esta limitação não permite identificar os pontos mais importantes dos dados e pode levar a uma menor utilização da solução. Como consequência, há um obstáculo à melhoria das situações de rutura de stock e ao aumento das vendas, que são os objetivos principais do uso da nossa plataforma.
Assim, torna-se essencial desenvolver um módulo de destaques em formato de texto que traduza os dados tabulares existentes de forma diária. Este módulo permitirá aos utilizadores com menor habilidade na interpretação de gráficos entenderem quais os produtos e/lojas que necessitam de maior atenção nas suas visitas. Este formato textual simplificado deverá destacar as informações mais críticas, como as variações mais significativas de stock, alertas de rotura iminente, e outros indicadores chave que necessitem de ação rápida. A ideia é tornar a informação acessível e imediatamente aplicável, facilitando assim a tomada de decisão rápida no terreno e a consequente melhoria no desempenho das vendas e gestão de stocks. Para além disso, acreditamos que este módulo possa incluir a criação de visualizações gráficas dos dados mais salientes, uma ferramenta crucial para a elaboração de relatórios por parte das equipas de gestão ou direção comercial. Estas visualizações gráficas permitirão uma análise rápida e eficaz dos dados, facilitando a identificação de tendências, pontos críticos e oportunidades de melhoria. A combinação de resumos textuais para facilitar a compreensão dos utilizadores com menor proficiência digital e gráficos detalhados para análises mais profundas tornará a plataforma ainda mais versátil e adaptada às necessidades variadas de todos os utilizadores.
Objetivo
Para o estágio proposto, pretende-se desenvolver um módulo que será integrado no sistema já existente. Este módulo terá como objetivo aprimorar a acessibilidade e a usabilidade dos dados, oferecendo resumos em texto dos dados mais relevantes para os utilizadores com menor competência digital e criando visualizações gráficas detalhadas para análises mais profundas. Para ajudar na resolução, existe um conjunto de dados de série temporal de 3 anos da marca Delta onde cada ponto temporal diário possui mais de 300 produtos por 300 lojas com a seguintes variáveis: DATA, FORN/AGENTE/ENT, DESC_FORN/AGENTE/ENT, FORN, DESC_FORN, CAT, ARTIGO, DESC_ARTIGO, STATUS_ARTIGO, PACK, DESC_PACK, STATUS_PACK, STORE, STORE_NAME, FLUXO, SPK, SOH, INTRANSIT, EXPECTED, Enc PBL + DIRECTO, PRES_STOCK, VND (D-1), EAN.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
1) Revisão do estado da arte e das características relativas ao funcionamento actual da aplicação;
2) Definição de requisitos funcionais e arquitetura;
3) Definição de roadmap para o desenvolvimento do sistema;
4) Início do desenvolvimento;
5) Escrita do relatório intermédio;
Plano de Trabalhos - Semestre 2
1) Finalização do desenvolvimento do sistema/modulo;
2) Teste e validação do sistema em conjuntos de teste;
3) Refinamento do sistema em função dos resultados;
4) Escrita da dissertação;
Condições
O estágio decorrerá no Nest Collective Downtown (Rua da Sota 2A), entre as salas da RedLight e as salas destinadas ao projecto Brands and Ninjas, de Segunda-feira a Sexta-feira, entre as 9h e as 18h00m (flexível).
Observações
Para o treino e validação do sistema, existe um conjunto de dados de série temporal de 3 anos da marca Delta onde cada ponto temporal diário possui mais de 300 produtos por 300 lojas com a seguintes variáveis: DATA, FORN/AGENTE/ENT, DESC_FORN/AGENTE/ENT, FORN, DESC_FORN, CAT, ARTIGO, DESC_ARTIGO, STATUS_ARTIGO, PACK, DESC_PACK, STATUS_PACK, STORE, STORE_NAME, FLUXO, SPK, SOH, INTRANSIT, EXPECTED, Enc PBL + DIRECTO, PRES_STOCK, VND (D-1), EAN.
Adicionalmente existem dados recebidos diariamente da operação da marca em estudo que permitirão validações cruzadas com dados novos.
Mais indicamos que o orientador de estágio do lado do DEI será o Professor Doutor João Correia.
Orientador
Pedro Bem Haja
pedro.bemhaja@brandsandninjas.com 📩