Propostas Submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-02 09:45:20 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

Call Continuity Application Server

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Comunicações, Serviços e Infraestruturas

Local do Estágio

Coimbra (Taveiro)

Enquadramento

Nos últimos anos, temos vindo a assistir a um crescente interesse dos operadores de telecomunicações em estender o número de dispositivos e tipos de conectividade nos quais os utilizadores podem iniciar/receber chamadas de voz e vídeo e enviar/receber mensagens de texto. Esta diversificação coloca grandes desafios à contabilização do custo das chamadas e ao assegurar da continuidade das chamadas em cenários de perda momentânea da conectividade ou transição entre tipos conectividade por parte das aplicações clientes.

Este estágio insere-se num contexto em que se pretende, através da prototipagem de um servidor aplicacional, a continuidade das chamadas de voz e vídeo mesmo quando existam interrupções de conectividade das aplicações clientes ou até alterações do tipo de conexão (Wi-Fi -> Dados moveis ou Dados moveis -> Wi-Fi).

Dada a relevância do tema, este estágio será estratégico para que se reforcem as competências nesta área.

Sobre a Empresa:
A WIT desenvolve software para Operadores de Telecomunicações de vários continentes, tais como o Grupo Vodafone (Europa), Deutsche Telekom (Alemanha), Reliance Jio (Índia), KDDI, Softbank, NTT Docomo (Japão), Singtel (Singapura), Telstra (Australia), Unitel (Angola), Eir (Irlanda), Telecom Italia (Itália), Orange (França), Telefónica (Espanha), TeliaSonera (Suécia), Belgacom (Bélgica), Post Luxembourg (Luxemburgo), Bell (Canadá), Century Link (EUA) e Everything Everywhere (RU). O software desenvolvido pela WIT está presente em 42 países. A WIT tem escritórios em Portugal e Reino Unido e os seus centros de desenvolvimentos estão localizados em Coimbra, Porto, Leiria e Aveiro.

Objetivo

O objectivo do estágio consiste no desenvolvimento de um protótipo de um servidor aplicacional que garanta a continuidade de uma chamada de voz e vídeo em cenários de perda momentânea da conectividade ou transição de tipos de conectividade das aplicações clientes.

Espera-se que o aluno tenha a autonomia e capacidade crítica necessárias para recolher, analisar e estruturar toda a informação acerca de soluções existentes no mercado. Esta informação deverá ser depois aplicada no desenvolvimento do protótipo.

Segue-se a análise de requisitos do projeto, a criação de um plano de desenvolvimento e a definição de um “project backlog” com as funcionalidades desejadas. O desenvolvimento do software deverá ser feito de forma iterativa usando um processo ágil, baseado em SCRUM.

No final do estágio, deverá existir um protótipo funcional, que seja facilmente demonstrável e que mostre bem os conceitos explorados durante o estágio.

O aluno irá adquirir conhecimento detalhado sobre rede de operadores de telecomunicações, dos protocolos de comunicação SIP e RTP e desenvolvimento de servidores aplicacionais com redundância e tolerância a falhas.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Para o 1º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
• Levantamento do estado da arte;
• Análise de requisitos;
• Elaboração do plano de desenvolvimento;
• Aquisição de conhecimentos sobre redes IMS e protocolos de comunicação SIP e RTP;
• Configuração do ambiente necessário ao desenvolvimento do protótipo;
• Início de desenvolvimento do protótipo com a funcionalidade base de atuar como um proxy de comunicação.
• Preparação do protótipo para demonstrações internas;
• Documentação intermédia do estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Para o 2º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
• Continuação do desenvolvimento do protótipo com a capacidade de reestabelecer ligações e assegurar a continuidade das chamadas de voz e vídeo;
• Desenvolvimento de mecanismos no protótipo que assegurarem a redundância e tolerância a falhas por parte do servidor aplicacional.
• Preparação do protótipo final para demonstração interna e na defesa de estágio;
• Documentação final de estágio.

Condições

Durante o estágio o aluno terá ao seu dispor todos os equipamentos necessários para desempenhar as suas tarefas.

O seu acompanhamento será levado a cabo não só pelo orientador como por um tutor técnico que lhe dará todo o apoio necessário.

O estágio é remunerado. Se o desempenho do aluno ao longo do mês for positivo, terá direito a receber uma bolsa mensal.

Terá ainda acesso às formações da WIT Academy (que inclui tópicos como: iOS Programming, Android Programming, Arquitecturas de Software, Software Quality, Metodologias de Desenvolvimento de Software).

No final do estágio, será feita uma avaliação do desempenho e dos conhecimentos adquiridos. Se o resultado for positivo o estagiário será convidado para fazer parte da equipa de desenvolvimento.

O local de trabalho será no escritório da WIT Software em Taveiro.

Observações

O acompanhamento do estágio será feito não só pelo orientador mas também por um tutor técnico que dará ao aluno todo o apoio necessário. O Orientador define os requisitos do estágio, define as prioridades do Backlog e acompanha os resultados parciais do projecto. O Tutor dá todo o suporte técnico necessário, garante o cumprimento das tarefas e promove as meetings de acompanhamento do cumprimento dos objectivos.

Toda a documentação de projecto será em Inglês.

Será usado SCRUM, como metodologia de desenvolvimento.

Orientador

Frederico Lopes
frederico.lopes@wit-software.com 📩