Titulo Estágio
Proposta e estudo de de tecnologias LoRaWAN e sua integração em cenários de estudo do projeto Socialite
Áreas de especialidade
Comunicações, Serviços e Infraestruturas
Local do Estágio
DEI-FCTUC
Enquadramento
O aparecimento de tecnologias de baixo custo, juntamente com a miniaturização da tecnologia, permitiu o aparecimento de soluções que permitem a interligação dos objetos existentes no nosso quotidiano. Atualmente podemos encontrar por toda a Internet, centenas de fóruns, blogs, vídeos e tutoriais de como aplicar esta tecnologia em todo o tipo de aplicações. Este aumento da tecnologia à nossa volta veio também trazer preocupações acrescidas em torno da privacidade das pessoas, pois a recolha de tanta informação sensorial, poder trazer sérios riscos de segurança.
Até hoje, muitas das tecnologias utilizadas para este sensoriamente fazem parte de redes LPWSN (Low Power Wireless Sensor Networks). Redes estas que se encontram mais perto dos humanos, obrigando assim a um nível de privacidade mais cuidado. No entanto nos últimos anos, um conjunto de novas tecnologias apareceu. Conjunto este que se encontra num domínio geográfico mais alargado, as LPWAN (Low-Power Wide Area Network).
Neste domínio de redes encontramos novas solução como LoRaWan, SigFox, NB-IoT normalmente utilizados em cenários de SmartCities, dado o seu grande alcance de transmissão (devido à sua operação em tecnologias Sub-1Ghz e utilizando bandas muito estreitas). Sendo uma tecnologia que requer uma instalação perto dos humanos, a recolha de dados feita através desta tecnologia permite um maior nível de privacidade quando aplicada em cenários como os do projeto Socialite (projeto FCT a decorrer entre 2016 e 2019, com objetivo de estudar arquiteturas IoT para sistemas people-centric). Adicionalmente, também permite outro tipo de aplicações dado as suas características.
Deste modo este trabalho pretende desenvolver aplicações para este tipo de tecnologias, enquadradas dentro do projeto Socialite. O aluno iniciará o seu trabalho através do estudo da tecnologia LoRAWAN. Seguidamente desenvolverá uma aplicação em MicroPython que será integrada na plataforma FiWARE utilizada no âmbito do projeto Socialite.
Objetivo
Este projeto propõe o estudo, o desenvolvimento de uma aplicação para tecnologias LoRAWAN em MicroPython e sua integração na plataforma FiWARE existente no âmbito do projeto Socialite.
O aluno irá iniciar o seu trabalho através do estudo do estado de arte de tecnologias LWPAN. Posteriormente, será dada a liberdade ao aluno para criar um caso de estudo, que possa ser inserido no âmbito do projeto Socialite. Por último, o aluno irá implementar a aplicação no respetivo hardware e fazer o deployment da solução.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
1) Estudo do estado-da-arte das tecnologias LWPAN, especificamente a tecnologia LoRAWAN.
Data de início: setembro 2018
Duração estimada: 2 meses
2) Escolha do caso de estudo, e desenho da arquitetura do sistema, com vista a integração na plataforma FIWARE.
Data de início: outubro 2018
Duração estimada: 2 meses
Plano de Trabalhos - Semestre 2
3) Desenvolvimento da aplicação em MicroPython para o nó sensor.
Data de início: janeiro 2019
Duração estimada: 4 meses
4) Deployment da solução, avaliação e escrita da Tese.
Data de início: maio 2019
Duração estimada: 2 meses
Condições
Orientador
Duarte Raposo, André Rodrigues, Jorge Sá Silva
sasilva@dei.uc.pt 📩