Titulo Estágio
Mecanismos de segurança para aplicações 5G de proteção pública e assistência a desastres
Áreas de especialidade
Comunicações, Serviços e Infraestruturas
Sistemas Inteligentes
Local do Estágio
CISUC
Enquadramento
A tecnologia 5G, ainda em definição, deverá entrar em produção em 2020, representando um grande avanço tecnológico, permitindo comunicações ainda mais rápidas (em velocidade e tempo de resposta), fiáveis e com menor consumo energético. Além dessa evolução do ponto de vista de desempenho, o 5G distingue-se face anterior geração (4G/LTE), pela aplicação de novos conceitos na sua arquitetura, conducentes a uma maior flexibilidade e agilidade. Dessa forma, com uma única tecnologia de comunicações móveis celulares, será possível suportar um grande número de serviços, entre os quais IoT massivo e industrial, bem como as aplicações críticas para a segurança de pessoas e bens. Neste contexto, uma das áreas de aplicação chave para a tecnologia 5G é a das redes criticas de assistência a situações de calamidades e desastres (ou PPDR, Public Protection and Disaster Relief). No contexto da construção de tais aplicações, o desenho de mecanismos de segurança adequados afigura-se como um aspecto crítico, sendo que o presente trabalho se enquadra neste contexto.
Objetivo
O trabalho a desenvolver pelo aluno enquadrar-se-á no Projeto Mobilizador 5G [1], no contexto do qual a Universidade de Coimbra colabora com a empresa OneSource [2] no desenvolvimento e validação de soluções de segurança para aplicações 5G na área da proteção pública e assistência a desastres (ou PPDR, Public Protection and Disaster Relief). Como primeiro objetivo o aluno irá elaborar um estado da arte do funcionamento e das tecnologias deste tipo de aplicações, incluindo a utilização de sensores biológicos e ambientais. Outro aspeto importante a explorar é a utilização de mecanismos de reserva e priorização das comunicações referentes à gestão da segurança utilizando as funcionalidades da arquitetura 5G. Por último é de realçar, para além dos objetivos anteriores, o carácter de investigação do Projeto, pelo que se pretende que os resultados alcançados possam ser publicados em Conferências ou Revistas Internacionais da especialidade.
[1] Ver https://www.tice.pt/pt-pt/noticias-e-eventos/reuniao-kickoff-projeto-mobilizador-5g
[2] Ver https://onesource.pt
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Durante o primeiro semestre pretende-se que o aluno se enquadre na área das aplicações PPDR, bem como nas funcionalidades de comunicação e segurança da arquitetura 5G. Como resultado final do trabalho a desenvolver durante o primeiro semestre, o aluno deverá propor novos mecanismos de segurança adequados aos objetivos e requisitos da aplicação PPDR em desenvolvimento, no contexto do Projeto 5G. De forma mais detalhada, os objectivos do primeiro semestre são os seguintes:
1. Estudo do estado da arte referente a sistemas e aplicações PPDR.
2. Estudo do estado da arte de protocolos de comunicação e segurança na arquitetura 5G, em particular no tocante à reserva e priorização de recursos para suporte à segurança.
3. Proposta de novos mecanismos de segurança adequados aos objetivos e requisitos da aplicação PPDR em desenvolvimento no contexto do Projeto 5G.
4. Identificação dos testes a efetuar para validação dos mecanismos de segurança propostos.
5. Elaboração da documentação (em cada uma das fases) e relatório intermédio de estágio.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Durante o segundo semestre, o aluno terá a oportunidade implementar e avaliar os mecanismos de segurança propostos na primeira fase do trabalho. Os testes necessários à validação dos mecanismos serão realizados em primeira instância em ambiente Laboratorial e, numa fase posterior, no contexto da aplicação em desenvolvimento. De forma mais detalhada, os objectivos para o segundo semestre são os seguintes:
1. Implementação dos mecanismos de segurança em ambiente Laboratorial.
2. Avaliação dos mecanismos de segurança em ambiente Laboratorial, de acordo com os requisitos e objetivos definidos anteriormente.
3. Avaliação experimental dos mecanismos de segurança no contexto da aplicação PPDR desenvolvida no Projeto 5G.
4. Produção de propostas científicas a submeter a conferenciais ou revistas internacionais nas áreas de IoT e segurança.
5. Elaboração da documentação (em cada uma das fases) e relatório final de estágio
Condições
O aluno irá desenvolver o seu trabalho nas instalações do Laboratório de Comunicações e Telemática do CISUC, onde disporá de um local de trabalho fixo bem como de todos os recursos necessários. O trabalho a desenvolver enquadra-se no Projeto Mobilizar 5G. O trabalho poderá ser apoiado por Bolsa de Investigação, os alunos interessados deverão contactar o orientador para mais informações.
Observações
Para qualquer dúvida ou esclarecimento por favor contacte o docente Jorge Granjal (jgranjal@dei.uc.pt, gab. D 3.22).
Orientador
Jorge Granjal
jgranjal@sentilant.com 📩