Titulo Estágio
Suporte IoT a mecanísmos de análise de sentimentos
Áreas de especialidade
Comunicações, Serviços e Infraestruturas
Local do Estágio
DEI-FCTUC
Enquadramento
Com chegada da Internet das Coisas (Internet of Things - IoT), os sistemas de informação vão adquirindo dados tanto do mundo físico como do mundo virtual, para avaliarem o contexto dos seus utilizadores. O que começou como sensoriamento unicamente baseado em dispositivos físicos, cresceu rapidamente em uma Internet das Coisas que também integra os seres humanos (sensores humanos) para produção de dados contextualizados e igualmente atuadores no mundo físico (atuadores humanos).
Assim sendo, e tal como acontece com as entidades IoT baseadas em meios electrónicos, também existem mecanismos que permitem transformar os dados recolhidos pelos humanos em valores que podem ser interpretados, conduzindo à inferência do contexto e do estado emocional em que os utilizadores se encontram. As técnicas de Análise de Sentimentos, incluindo a análise de emoções e a análise de contexto (Topic Modeling), fazem parte deste conjunto de mecanismos.
No entanto, a integração de todas as abordagens de sensoriamento existentes através da IoT continua a ser um dos desafios ainda em aberto na literatura. Esta confluência permitirá produzir uma informação contextualizada mais rica e fiável, para o desencadeamento de atuações mais ajustadas.
Objetivo
Inscrito no projeto de investigação FCT SOCIALITE, as ações deste estágio têm como objectivo final o desenvolvimento de uma aplicação móvel centrada nas pessoas tendo como domínio de utilização o Ambient-Assisted Living. Com esta aplicação móvel em Android, o projeto SOCIALITE poderá contar com uma plataforma dedicada à validação da confluência dos vários tipos de sensoriamento existentes na IoT, nas redes sociais e nos contextos humanos.
Numa primeira fase do estágio propomos o estudo, a avaliação e a integração de técnicas que forneçam os dados aos módulos de Análise de Sentimentos, tanto para objetos em Português como em Inglês. A segunda fase será dedicada ao desenvolvimento da aplicação móvel e à seleção de métricas de validação, antes da realização dos testes em ambientes reais.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
1) Estudo do estado-da-arte e das tecnologias de suporte ao desenvolvimento do projeto.
Data de início: Setembro 2018
Duração estimada: 2 mês
2) Proposta, estudo e integração de mecanismos IoT para a Análise de Sentimentos
Data de início: Outubro 2018
Duração estimada: 2 meses
Plano de Trabalhos - Semestre 2
3) Desenvolvimento da aplicação móvel com sensoriamento baseado em dispositivos eletrónicos e em actividades humanas.
Data de início: Janeiro 2019
Duração estimada: 4 meses
4) Testes, melhorias, avaliação e escrita da Tese.
Data de início: Maio 2019
Duração estimada: 2 meses
Condições
Integração em projecto FCT.
Orientador
N. Armando, J. Sá Silva, F. Boavida
sasilva@dei.uc.pt 📩