Propostas Submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-02 01:04:49 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

Aplicação de estudo de redes a um modelo de um sistema sociotécnico complexo

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Local do Estágio

Lisboa - Aeroporto

Enquadramento

O sistema que assegura os serviços de gestão de tráfego aéreo é considerado um sistema sociotécnico complexo. No âmbito da gestão da segurança (Safety) foi desenvolvido um modelo de referência do sistema de gestão de tráfego aéreo que identificou as funções existentes e as trocas de informação entre elas e com o exterior. Este modelo serve de base à avaliação de segurança do(s) sistema(s) e das alterações a que é sujeito e foi desenvolvido recorrendo a vários níveis de abstração o que permite quer uma visão simples dos serviços quer uma visão detalhada de cada função. Foi codificado como um grafo orientado e pode ser visto como uma rede. Atualmente tem cerca de 500 funções e mais de 1500 fluxos de informação. A implementação recorre a uma base de dados não relacional (NoSQL) e a serviços REST para acesso. Está a ser desenvolvido um HMI para facilitar a sua atualização via WEB.

Objetivo

O principal objetivo desta tese é explorar a aplicação de técnicas de análise de redes à análise da estrutura do modelo dos serviços de tráfego aéreo desenvolvido pela NAV Portugal.
Pretende-se com este trabalho obter informação acerca deste modelo recorrendo a métricas usadas atualmente no estudo de redes, como o grau dos nós (e a sua relação com a criticidade para a prestação dos serviços), conectividade (e a sua relação com a propagação de problemas no sistema), resistência (e a sua relação com a capacidade de funcionamento com perda de funções mas sem impacto no serviço), … Estas métricas estão associadas a propriedades do sistema e do seu funcionamento que permitirão um melhor conhecimento do mesmo e poderão ser usadas para analisar a sua evolução.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Plano de trabalhos 1º Trimestre:
O aluno deverá analisar o atual modelo e propor métricas que avaliem a sua estrutura e métodos para as obter. Deverá ainda identificar informação em falta e propor métodos para a sua recolha. A medição destes indicadores deverá ser expedita para poder ser aplicada sempre que existam alterações ao modelo.
Fase 1 – Estudo do modelo
Fase 2 – Estudo e proposta de métricas aplicáveis
Fase 3 – Escrita de proposta de implementação das métricas
Saídas:
• Proposta com a descrição e fundamentação das métricas propostas
• Plano de implementação dos indicadores propostos

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Plano de trabalhos 2º Trimestre:
Fase 4 - Implementar indicadores propostos
Saídas:
• Documentação dos indicadores e dos métodos de medida implementados
• Código documentado e revisto por especialista

Fase 5 - Validar a solução. Medir os indicadores para 2 ou mais instâncias do modelo
Saídas:
• Documentação da análise dos resultados das medições em várias instâncias do modelo
• Documento de Registo de Testes

Fase 6 – Revisão e consolidação da documentação
Saídas:
• Toda a documentação atrás mencionada consistente e de acordo com a solução final.

Fase 7 – Concluir dissertação

Condições

O primeiro semestre do estágio será realizado em Coimbra e pontualmente na NAV Portugal. As reuniões serão preferencialmente realizadas via WEBEX ou Teleconferência.

No segundo semestre o estágio será realizado nas instalações da NAV Portugal em Lisboa.
Ao aluno será disponibilizado um local de trabalho nas instalações da NAV Portugal, próximo do orientador, com todo o equipamento necessário.

Será disponibilizada toda a documentação que for necessária para a realização deste estudo.

Observações

Durante o estágio no semestre 2 o estagiário receberá mensalmente um subsídio de alimentação no valor de 203,86€.

Orientador

Paula Luísa Costa Teixeira Santos
paula.santos@nav.pt 📩