Propostas Submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-02 01:39:28 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

Arquitetura de Informação de um Laboratório Vivo de Elearning

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Lisboa

Enquadramento

A Universidade Aberta (UAb) pratica exclusivamente o ensino a distância, na modalidade de elearning. A aprendizagem é efetuada totalmente online, através da plataforma Moodle, e decorrente da sua atividade têm sido acumulados dados desde 2007 que têm grande valor do ponto de vista da investigação sobre elearning e processos de aprendizagem online. A UAb pode ser encarada como um verdadeiro Laboratório Vivo do elearning, da aprendizagem online, e das metodologias de ensino/aprendizagem em ambientes digitais.
No entanto, o acesso e a forma de trabalhar estes dados pelos investigadores envolve vários processos que são morosos, exigindo muita intervenção humana para a sua extração, anonimização e transformação. Numa época em que cada vez mais as metodologias de ensino e aprendizagem estão a evoluir para o uso de ambientes virtuais e ferramentas digitais online, importa facilitar o acesso a este Laboratório Vivo, viabilizando a investigação massificada sobre elearning: práticas, tecnologias, abordagens, efeitos, etc., naturalmente com mecanismos de gestão adequada.

Objetivo

Com este projeto pretende-se efetuar a análise e desenho de uma arquitetura de informação para um sistema de gestão do laboratório vivo de e-learning, centrado na plataforma da UAb. O laboratório terá duas vertentes: a recolha de dados e indicadores da formação a distância no dia-a-dia; e a realização de experiências em ambiente controlado com os alunos/formandos da UAb na plataforma de elearning. Pretende-se ainda que seja criado um primeiro protótipo do sistema de gestão do Laboratório Vivo.
A análise de requisitos e a especificação do Laboratório Vivo implica um levantamento de casos de uso que deve viabilizar, que serviços deve disponibilizar, que necessidades de controlo/workflow/dados/anonimização/integração/interoperabilidade, como funcionarão os serviços, etc.. Particularmente, inclui a identificação dos workflows de aprovação (por critérios de ordem científica, pedagógica, ética…), os problemas de anonimização dos dados face às normas nacionais e europeias sobre privacidade de informação pessoal, as necessidades de integração de dados e interoperabilidade tendo em conta as plataformas atuais da UAb, e as APIs para interface com serviços externos.
Exemplos:

• Caso 1 (Laboratório Vivo como fonte de dados de investigação):

1. Investigador consulta catálogo de dados disponíveis;
2. Solicita acesso para consulta de histórico ou acompanhamento de evolução ao vivo;
3. Workflow de avaliação e autorização;
4. Disponibilizada uma interface/API de acesso a dados anonimizados.


• Caso 2 (Laboratório Vivo como bancada para experiências):
1. Investigador propõe uma experiência;
2. Workflow de avaliação e autorização;
3. Call de participação dirigida a professores, alunos, tutores,...
4. Implementação (criação de elementos, dashboards, etc.);
5. Acesso a dados e sua disponibilização a terceiros.

• Caso 3 (Laboratório Vivo acolhe experiências externas):
1., 2, 3… idênticos ao caso 2;
4. Fornecida API para interação e registo de dados no laboratório (LTI, xAPI);
5. Investigador desenvolve a experiência externa (Facebook, Simuladores, Sensores, e-Cities, etc.), criando as interligações via API disponibilizada;
6. Os dados armazenados podem ser contextualizados: histórico de aprendizagem, coortes de alunos/docentes semelhantes mas com participação diferente, características demográficas, etc.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1. Levantamento de sistemas semelhantes, com o mesmo objeto ou similares: Identificar e caracterizar sistemas de gestão de laboratórios e repositórios de dados de investigação.
2. Análise de requisitos: identificação e análise dos requisitos e necessidades de gestão do sistema a implementar.
3. Especificação da solução para um Laboratório Vivo de elearning.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

1. Desenho da arquitetura de informação incluindo interfaces para humanos e máquinas (APIs);
2. Implementação de um protótipo com dados de teste, que ilustre os workflows e interações com os utilizadores (investigadores, professores, alunos, decisores);
3. Testes e avaliação da solução, com especial preocupação por assegurar níveis mínimos de usabilidade e acessibilidade
4. Elaboração de relatório técnico de estágio, e co-autoria de artigo científico baseado no trabalho desenvolvido.

Condições

Disponibilização de local de trabalho e equipamento/ferramentas de desenvolvimento
Colaboração com a equipa de investigadores do Núcleo do INESC TEC na Universidade Aberta

Observações

O trabalho será acompanhado também pelo prof. Leonel Morgado, coordenador do Núcleo do INESC TEC na UAb, na qualidade de investigador no projeto "Laboratório Vivo de Elearning".

CV do prof. Leonel Morgado:
http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=5033201325101998#Producaocientifica

Orientador

Vitor Jorge Ramos Rocio
vitor.rocio@uab.pt 📩