Propostas Atribuidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-11-21 21:15:05 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Identificação e contabilização de presenças em espaços físicos com recurso a sistemas de controlo de acessos

Áreas de especialidade

Comunicações, Serviços e Infraestruturas

Local do Estágio

DEI - Serviços de Informática e Comunicações

Enquadramento

Com o presente estágio pretende-se passar a utilizar o sistema de controlo do DEI no sentido de eliminar a necessidade de utilização de folhas de presença para o controlo de presenças de alunos nas aulas teóricas e práticas. A tecnologia de controlo de acessos disponível atualmente no DEI é utilizada apenas para controlar o acesso ao Edifício e a diversos espaços, sendo que permitirá passar a dispor de processos automáticos também ao nível da contabilização de presenças de alunos, com as grandes vantagens inerentes à eliminação de folhas de presença físicas, consequentemente poupando tempo a docentes e funcionários.

Objetivo

Os objetivos do presente estágio passam, numa primeira fase, pelo estudo do estado da arte das tecnologias de comunicação sem fios utilizadas em sistemas de controlo de acessos, bem como ao estudo detalhado da tecnologia existente no DEI. Nesta fase, será determinante obter informação detalhada sobre os serviços e os procedimentos envolvidos no controlo de acessos, bem como ao nível dos requisitos de integração com o sistema de informação do DEI e FCTUC (Helpdesk e Nónio/Infordocente). Numa fase seguinte, o aluno deverá propor uma nova arquitetura capaz de suportar identificação de docentes e alunos, o controlo de acessos e a contabilização de presenças, sendo que a mesma arquitetura deverá ficar integrada com o sistema de informação do DEI (Helpdesk), mas igualmente com o sistema de informação da FCTUC (Nónio).

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Durante o primeiro semestre o estagiário deverá efetuar um estudo sobre o estado da arte ao nível das tecnologias e sistemas utilizados em controlo de acessos e presenças, bem como um estudo detalhado do sistema atualmente utilizado no DEI. Como resultado final do trabalho a desenvolver durante o primeiro semestre, será proposta uma arquitetura de identificação, controlo de acessos e contabilização de presenças em espaços físicos, com todos os requisitos inerentes à sua integração com os sistemas de informação do DEI e FCTUC. De forma mais detalhada, os objectivos do primeiro semestre são os seguintes:

1. Estudo do estado da arte das tecnologias e sistemas atuais de identificação e controlo de acessos a espaços físicos.

2. Levantamento de requisitos funcionais e não-funcionais para a nova arquitetura, e respetivos mecanismos a implementar.

3. Proposta de uma nova arquitetura e de mecanismos de identificação, controlo de acessos e contabilização de presenças em espaços físicos, devidamente integrada com a infraestrutura informática do DEI.

4. Identificação dos testes a efetuar para validação da arquitetura gestão.

5. Elaboração da documentação (em cada uma das fases) e relatório intermédio de estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Durante o segundo semestre, o estagiário deverá proceder aos desenvolvimentos e testes inerentes à construção e validação da arquitetura e mecanismos propostos. Os testes necessários à validação destes mecanismos serão realizados em primeira instância em ambiente de staging, e posteriormente colocados em produção na infraestrutura informática do DEI. De forma mais detalhada, os objectivos para o segundo semestre são os seguintes:

1. Desenvolvimento das componentes de software necessárias à implementação da arquitetura proposta na primeira parte do trabalho.

2. Testes e validação da integração com o sistema de informação da FCTUC (Inforestudante e Infordocente).

3. Avaliação do funcionamento dos mecanismos implementados, em linha com os requisitos funcionais e não funcionais delineados no primeiro semestre.

4. Elaboração da documentação (em cada uma das fases) e do relatório final de estágio.

Condições

O aluno irá desenvolver o seu trabalho nas instalações dos Serviços de Informática e Comunicações do Departamento de Engenharia Informática do DEI, onde disporá de um local de trabalho fixo bem como de todos os recursos necessários ao trabalho a desenvolver. Espera-se igualmente que o estagiário se integre na equipa dos Serviços de Informática e Comunicações do Departamento, um aspeto considerado essencial para que os objetivos delineados na presente proposta sejam cumpridos com sucesso.

Observações

Orientador principal: Jorge Granjal
Co-orientador: Ricardo Ruivo

Orientador

António Jorge da Costa Granjal
jgranjal@dei.uc.pt 📩