Titulo Estágio
Brain Hacking with AI
Áreas de especialidade
Sistemas Inteligentes
Sistemas Inteligentes
Local do Estágio
Remoto e IPN
Enquadramento
A CortexXus é uma empresa baseada em Silicon Valley e em Coimbra com a missão de por as últimas tecnologias de big data, artificial intelligence e wearables ao serviço de pacientes com epilepsia. A CortexXus foi fundada por três sócios, a Ana Alves, CEO, background em gestão na área de e-health, Babak Razavi, Head - Medical Science, MD, PhD and Clinical Assistant Professor at Stanford University, David Alves, CTO, PhD Candidate at UT Austin, co-author Apache Kudu, Ex-Cloudera Inc.
O nosso primeiro produto é o Eegle, um wearable que recolhe vários tipos de sinais do cérebro humano, nomeadamente eletroencefalograma, e que funciona em conjunto com algoritmos de inteligência artificial para detetar padrões anormais no funcionamento do cérebro em tempo real. Quando estes padrões são detetados são emitidos alertas para os pacientes e para os cuidadores. Ao mesmo tempo estes eventos são armazenados para auxiliar o diagnóstico.
A visão da CortexXus é ser “The Brain Data Company”, o líder mundial de recolha e análise avançada de bio-sinais relativos ao sistema nervoso.
Objetivo
O objetivo do estágio é fazer o levantamento de requisitos e implementação de um módulo da aplicação que suporta o produto Eegle. Esta aplicação tem de processar e armazenar terabytes de bio-sinais e apresentar sumários e estatísticas aos utilizadores, através de um interface web.
O interface com o utilizador da aplicação é uma single page web app, cujos dados são armazenados e processados utilizando várias tecnologias de big data. Especificamente o frontend usa um stack web com as últimas tecnologias: react, redux, semantic ui e selenium para testes. O backend é uma RESTful API implementada em python cujos dados são armazenados em Apache Kudu e processados em Apache Spark e Tensorflow.
Espera-se que o aluno, sob a supervisão de um elemento mais sénior da equipa da CortexXus, faça um levantamento de requisitos funcionais, um estudo de usabilidade, elabore um documento de arquitectura se o módulo a implementar assim justificar e implemente as funcionalidades e os testes associados. O trabalho a desenvolver incluirá componentes de backend e frontend.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Semanas 1-9 - Bootcamp: Durante este tempo o aluno irá implementar uma funcionalidade pequena com o objetivo de se familiarizar com a aplicação e com as tecnologias e métodos de desenvolvimento. Resultados: A funcionalidade implementada.
Semanas 10-15 - Levantamentos de requisitos funcionais e de usabilidade: Durante esta fase o aluno irá entrevistar utilizadores para fazer o levantamento de requisitos funcionais. Após esta fase o aluno irá fazer um estudo de usabilidade no sentido de simplificar e melhorar as interacções com o utilizador. Resultados: Documento de requisitos, estudo de usabilidade.
Semanas 15-20 - Estudo da arquitetura da funcionalidade a implementar. Sketch dos interfaces a implementar. Resultados: Documento de arquitectura. Proposta de interface com o utilizador.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Semanas 1-7 - Implementação da funcionalidade de backend. Resultados: código backend da funcionalidade, testes unitários e de integração.
Semanas 8-15 - Implementação da funcionalidade de frontend. Resultados: código frontend da funcionalidade, testes unitários e end-to-end, incluindo testes automatizados com interação com o browser (selenium).
Semanas 16-17 - Validação, novas entrevistas com os utilizadores, implementação das alterações necessárias. Resultados: Mapeamento do que foi desenvolvido versus previsto. Código correspondente ás alterações necessárias.
Semanas 18-20 - Conclusão e relatório. Resultados: relatório de estágio.
Condições
Será providenciado um computador para que o aluno possa trabalhar. O aluno terá acesso aos clusters da CortexXus para fazer experiências de backend, se necessário.
Bolsa de licenciado.
Orientador
David Ribeiro Alves
david@cortexxus.com 📩