Propostas Submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-07-17 09:38:07 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

Training with VR 2.0

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Engenharia de Software

Local do Estágio

Coimbra

Enquadramento

criação de um mundo em Metaverse que permita simular um ambiente de aprendizagem e formação para os colaboradores, com elementos de gamification e recognition.



Quando falamos de training no contexto empresarial existe sempre uma variedade de plataformas com tipos de cursos diferentes e uma conotação negativa de obrigatoriedade que gera sempre algum tipo de resistência para a execução dos planos de formação. Para tentar ultrapassar estas barreiras de engagement surgiu a ideia de criar uma plataforma apelativa e centralizada de cursos e com algum tipo de desafio que torne a sua utilização mais interessante. Neste contexto, nada melhor que o metaverso para criar este mundo de training com gamification.



Para atingir este objetivo, será criada uma ilha tropical paradisíaca modelada em 3D, que terá uma área comum a todos os utilizadores (avatars) com atividades lúdicas e áreas para explorar. Esta ilha poderá ser incorporada em qualquer outra solução já existente numa empresa, como por exemplo um digital twin do próprio edifício, tendo como entrada um portal virtual para a ilha. Na mesma ilha teremos um passadiço com várias casas de férias, cada uma representando um curso que temos para

fazer, sendo que aqui já será a área pessoal de cada um. Dentro de cada casa poderemos sentarmo-nos e fazer o curso respetivo.



Tecnicamente teremos uma camada de integração (API) genérica para o funcionamento da solução, e terá de ser desenvolvido um plugin para cada solução de training que for desejada para comunicar com a solução. No contexto da ilha terão de ser desenvolvidos diversos scripts para os Avatars e a respetiva interação com o mundo e cursos. Teremos também uma base de dados sincronizada com as diversas plataformas de traininhg para conseguir mostrar aos utilizadores os Leaderboards e Achievements.

Objetivo

Criação e modelagem em 3D do mundo (ilha) de training

• Desenvolvimento de scripts de interação dos users com o mundo

• Criação de API com os requisitos de funcionamento do mundo:

o Busca de cursos

o Execução de cursos

o Geração de Leaderboards

o Geração de Achievements

o Adição de novos jogos recreativos na ilha (ex: bowling)

• Desenvolvimento de plugins referentes a cada plataforma de Learning para comunicação com a API da solução.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Execução do projeto na Framework Scrum

• Desenho da Solução

o Apoio na criação das stories (funcional)

o Participação no desenho técnico

o Criação de atividades técnicas para execução dentro de cada story nos sprints

• Modelagem 3D para a construção do mundo virtual

• Desenvolvimentos de scripts C# dentro do Unity para interação dos users com o mundo

• Desenvolvimento de endpoint para exposição e comunicação externa

• Desenvolvimentos de “plugins” para tradução dos serviços disponibilizados por cada plataforma de learning para comunicarem corretamente com o endpoint acima descrito

• Modelagem e criação de Base de Dados para suportar os requisitos da solução

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Execução do projeto na Framework Scrum

• Desenho da Solução

o Apoio na criação das stories (funcional)

o Participação no desenho técnico

o Criação de atividades técnicas para execução dentro de cada story nos sprints

• Modelagem 3D para a construção do mundo virtual

• Desenvolvimentos de scripts C# dentro do Unity para interação dos users com o mundo

• Desenvolvimento de endpoint para exposição e comunicação externa

• Desenvolvimentos de “plugins” para tradução dos serviços disponibilizados por cada plataforma de learning para comunicarem corretamente com o endpoint acima descrito

• Modelagem e criação de Base de Dados para suportar os requisitos da solução

Condições

TBD

Orientador

Diogo Miguel Viana Maya Monteiro
diogo.m.monteiro@accenture.com 📩