Titulo Estágio
Neurohab 2.0 - Evolução da plataforma de treino cognitivo neurohab
Áreas de especialidade
Engenharia de Software
Sistemas de Informação
Local do Estágio
CISUC-DEI e CIBIT-ICNAS
Enquadramento
A plataforma Neurohab (www.neurohab.pt) agrega um conjunto de “serious games” usados para treino cognitivo e de competências sociais para indivíduos com perturbação do espectro do autismo ou outras perturbações neuropsicológicas como défices cognitivos.
A plataforma disponibiliza os jogos através do browser, tablet ou, em alguns casos, soluções desktop com recurso a sistemas de realidade virtual. Toda a informação de utilização, desempenho e progresso é enviada e centralizada no servidor, desenvolvido em Django.
O sistema está preparado para fornecer alguns jogos em formato de planos de treino, em que uma sessão de treino implica jogar vários jogos. No entanto, a maioria dos jogos existe de forma desligada e isolada, sendo agora necessário definir como integrar todos os jogos de forma dinâmica e em pacote (em que apenas alguns jogos sejam disponíveis, consoante o pacote e o dispositivo em que os jogos vão correr), o que implica adaptar os jogos existentes para funcionarem de forma integrada com o sistema.
É necessária também a criação de todo um backoffice administrativo para os terapeutas definirem planos de treino com funcionalidades comuns como disponibilização de conteúdos e recolha de informações, sistema de comunicação integrado (mensagens e emails) e visualização de resultados e progresso.
Objetivo
- Redesenho completo da arquitetura do servidor de forma a integrar os jogos existentes e novos planos de treino, com funcionalidades multijogador.
- Implementação do backoffice para gestão das intervenções e planos de treino
- Implementação e avaliação de mecanismos de visualização de informação para monitorização de progresso
- Implementação de um sistema de comunicação entre utilizadores e terapeutas
Plano de Trabalhos - Semestre 1
- Aprendizagem das tecnologias usadas
- Ambientação com a plataforma existente
- Levantamento de requisitos
- Redesenho da arquitetura
Plano de Trabalhos - Semestre 2
- Implementação do backoffice para gestão dos planos de treino
- Implementação do sistema de messaging
- Implementação dos mecanismos de visualização de resultados
- Testagem funcional, de integração e de usabilidade.
Condições
O aluno será integrado numa equipa multidisciplinar entre o CISUC-DEI e o CIBIT-ICNAS, composta por engenheiros informáticos, engenheiros biomédicos e psicólogos, bem como acesso às instituições parceiras de utentes como APPDA-Coimbra, APPACDM ou ANAI.
Observações
Conhecimentos de python e plataforma Django preferível, mas não essencial.
Orientador
Marco Simões
msimoes@dei.uc.pt 📩